Paisagem, Infância e cidadania paisagística: contribuições para o ensino de Geografia
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Data
2022-06-06Autor
Menezes, Ana Júlia Lacerda Meira
http://lattes.cnpq.br/2659873768937253
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O presente artigo busca contribuir para o debate sobre Ensino de Geografia e
cidadania através do conceito de Paisagem. Para tal, articulamos as noções de
Paisagem (BESSE, 2014a; 2014b; SANTOS, 2014), Cidadania Paisagística
(BARBOSA, 2018; 2020) e Estudos da Infância (SARMENTO, 2006; 2018),
procurando investigar práticas pedagógicas do ensino do conceito de paisagem e de
que forma podem contribuir para a cidadania paisagística de crianças. Realizamos
entrevistas com 4 docentes de Geografia do Ensino Fundamental, nas quais
indicaram uma perspectiva crítica decolonial e dinâmica da paisagem, para além de
uma noção pictórica. No entanto, para viabilizar o exercício da prática cidadã
baseada no tempo presente, é importante que o(a) docente proponha ações de
intervenção nas quais crianças e adolescentes têm a possibilidade de enunciar seus
pontos de vista em diversos aspectos da vida pública relacionados à paisagem.