dc.creator | Medeiros Filho, Edivaldo Marques de | |
dc.date.accessioned | 2022-09-05T11:55:18Z | |
dc.date.available | 2022-09-05T11:55:18Z | |
dc.date.issued | 2022-02-15 | |
dc.identifier.citation | MEDEIROS FILHO, Edivaldo Marques ; ALMEIDA, Fernando Emílio Leite. Desafios e possibilidades para o ensino de frações na pandemia: uma visão dos/as professores/as de matemática do 6º ano do ensino fundamental. 12 f. (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/701 | |
dc.description.abstract | The present course conclusion work aimed to analyze the challenges faced by
teachers from the state, municipal and private network of the municipality of
Pesqueira-PE in relation to the teaching of fractions in the 6th grade classes of
elementary school during the Covid-19 pandemic. , it is the analysis of the result of a
questionnaire carried out via Google Forms. To analyze the data, we consider it
prudent to organize the information by grouping by similarity. Thus, the intention was
to gather similar elements, evidenced from the lived experience, and group them in
specific topics to be analyzed in the light of the theorists that make up this research.
By analyzing the results obtained through our questionnaire, we can observe that
there were many challenges and limitations posed by the pandemic. However, it is
noticeable that schools and teachers did their best within what was accessible so
that students could be impacted in the least possible way. The research brings us
several reflections: the social and technological inequality that is a reality in our
country, teacher training, the structure of our schools, among many other
observations that we can list. However, we recognize that every effort has been
made by education professionals and by those who defend education as the main
tool to transform society. | pt_BR |
dc.format.extent | 12 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática - ensino | pt_BR |
dc.subject | Matemática - ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Frações - ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - pandemia | pt_BR |
dc.title | Desafio e possibilidade para o ensino de frações na pandemia: uma visão dos/as professores de matemática 6 ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0786840661332699 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Fernando Emílio Leite de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6861562346345184 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Franciane Alves de | |
dc.contributor.referee2 | Moura, Maria Marcela Lima de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8816078323400462 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0859280678765793 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo analisar os desafios
enfrentados por professores da rede estadual, municipal e privada do município de
Pesqueira-PE em relação ao ensino de frações nas turmas dos 6º anos do ensino
fundamental durante a pandemia da Covid-19, trata-se da análise do resultado de
um questionário realizado via Google Forms. Para analisarmos os dados,
consideramos prudente organizar as informações por meio de agrupamento por
semelhança. Dessa forma, a intenção foi reunir elementos similares, evidenciados a
partir da experiência vivenciada, e agrupá-los em tópicos específicos para ser
analisados a luz dos teóricos que compõem essa pesquisa. Mediante a análise dos
resultados obtidos através do nosso questionário podemos observar que foram
muitos os desafios e as limitações colocados pela pandemia. No entanto é
perceptível que escolas e professores fizeram o possível dentro do que era
acessível para que os estudantes pudessem ser impactados da menor forma
possível. A pesquisa nos traz diversas reflexões: a desigualdade social e
tecnológica que é uma realidade do nosso país, a formação de professores, a
estrutura de nossas escolas, dentre tantas outras observações que podemos listar.
No entanto reconhecemos que todos os esforços foram feitos pelos profissionais da
educação e por aqueles que defendem a educação como a principal ferramenta
para transformar a sociedade. | pt_BR |