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dc.creatorMedeiros Filho, Edivaldo Marques de
dc.date.accessioned2022-09-05T11:55:18Z
dc.date.available2022-09-05T11:55:18Z
dc.date.issued2022-02-15
dc.identifier.citationMEDEIROS FILHO, Edivaldo Marques ; ALMEIDA, Fernando Emílio Leite. Desafios e possibilidades para o ensino de frações na pandemia: uma visão dos/as professores/as de matemática do 6º ano do ensino fundamental. 12 f. (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/701
dc.description.abstractThe present course conclusion work aimed to analyze the challenges faced by teachers from the state, municipal and private network of the municipality of Pesqueira-PE in relation to the teaching of fractions in the 6th grade classes of elementary school during the Covid-19 pandemic. , it is the analysis of the result of a questionnaire carried out via Google Forms. To analyze the data, we consider it prudent to organize the information by grouping by similarity. Thus, the intention was to gather similar elements, evidenced from the lived experience, and group them in specific topics to be analyzed in the light of the theorists that make up this research. By analyzing the results obtained through our questionnaire, we can observe that there were many challenges and limitations posed by the pandemic. However, it is noticeable that schools and teachers did their best within what was accessible so that students could be impacted in the least possible way. The research brings us several reflections: the social and technological inequality that is a reality in our country, teacher training, the structure of our schools, among many other observations that we can list. However, we recognize that every effort has been made by education professionals and by those who defend education as the main tool to transform society.pt_BR
dc.format.extent12 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectFrações - ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - pandemiapt_BR
dc.titleDesafio e possibilidade para o ensino de frações na pandemia: uma visão dos/as professores de matemática 6 ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0786840661332699pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Fernando Emílio Leite de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6861562346345184pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Franciane Alves de
dc.contributor.referee2Moura, Maria Marcela Lima de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8816078323400462pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0859280678765793pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo analisar os desafios enfrentados por professores da rede estadual, municipal e privada do município de Pesqueira-PE em relação ao ensino de frações nas turmas dos 6º anos do ensino fundamental durante a pandemia da Covid-19, trata-se da análise do resultado de um questionário realizado via Google Forms. Para analisarmos os dados, consideramos prudente organizar as informações por meio de agrupamento por semelhança. Dessa forma, a intenção foi reunir elementos similares, evidenciados a partir da experiência vivenciada, e agrupá-los em tópicos específicos para ser analisados a luz dos teóricos que compõem essa pesquisa. Mediante a análise dos resultados obtidos através do nosso questionário podemos observar que foram muitos os desafios e as limitações colocados pela pandemia. No entanto é perceptível que escolas e professores fizeram o possível dentro do que era acessível para que os estudantes pudessem ser impactados da menor forma possível. A pesquisa nos traz diversas reflexões: a desigualdade social e tecnológica que é uma realidade do nosso país, a formação de professores, a estrutura de nossas escolas, dentre tantas outras observações que podemos listar. No entanto reconhecemos que todos os esforços foram feitos pelos profissionais da educação e por aqueles que defendem a educação como a principal ferramenta para transformar a sociedade.pt_BR


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