Browsing Licenciatura em Matemática by Author "0000-0002-0465-0882"
Now showing items 1-7 of 7
-
Jogos Matematicos do Projeto Novo Mais Educação : Análise a partir das unidades temáticas para os anos iniciais do ensino fundamental segundo a BNCC
Oliveira, Auretides Profiro de; http://lattes.cnpq.br/8870361713569565 (PesqueiraBrasil, 2022-02-18)O presente trabalho foi desenvolvido através da experiência em participar do Projeto Novo Mais Educação (PNME) dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Alagoinha/PE. O objetivo deste é catalogar os jogos ... -
O Lúdico em sala de aula: aprimoração do raciocínio lógico através do sudoku
Mendes, Maria Rosana Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0435948259352346 (PesqueiraBrasil, 2022-02-02)Neste trabalho, foi desenvolvido um estudo sobre dificuldades enfrentadas no ensino/aprendizagem da educação matemática e métodos que podem ajudar em seu desenvolvimento, tendo como foco o lúdico que é uma forma prazerosa ... -
Mankala colhe três: propostas de construção deste jogo etnomatemático com materiais de baixo custo
Silva, José Lucian Feitoza da; https://lattes.cnpq.br/6832553421157172 (PESQUEIRABrasil, 2024-02-23)O objetivo deste trabalho é apresentar algumas propostas de construção do jogo etnomatemático Mankala Colhe Três utilizando materiais de baixo custo. Como este trabalho é uma proposta de construção, nossas sugestões foram ... -
A Metáfora da balança na introdução do tema equação do 1° grau: um estudo em livros didáticos do 7° ano
Almeida, Simone Maria Ribeiro; https://lattes.cnpq.br/9983210585267553 (PESQUEIRABrasil, 2024-02-02)O presente trabalho tem como objetivo investigar se a metáfora da balança é um tópico introdutório ao estudo da equação do 1° grau e como é sua abordagem em livros didáticos do 7º ano. Considerando que este estudo possui ... -
Mínimo múltiplo comum: aplicação de uma sequência didática a partir do jogo de bingo
Silva, Leidijane Maria da; https://lettes.cnpq.br/32647421640344459 (PesqueiraBrasil, 2022-02-18)O objetivo deste trabalho é aplicar uma sequência didática para o tema MMC (Mínimo Múltiplo Comum) através do jogo de bingo. Esta SD foi aplicada em uma turma de 6° ano da Escola Municipal Jose Elói localizada na zona ... -
Mínimo múltiplo comum: aplicação de uma sequência didática a partir do jogo de bingo
Silva, Leidijane Maria da; https://lettes.cnpq.br/32647421640344459 (PesqueiraBrasil, 2022-05-04)O objetivo deste trabalho é aplicar uma sequência didática para o tema MMC (Mínimo Múltiplo Comum) através do jogo de bingo. Esta SD foi aplicada em uma turma de 6° ano da Escola Municipal Jose Elói localizada na zona ... -
Os modelos de crescimento populacional de Malthus e Verhulst: estimando a população do município de Sanharó- PE até o ano 2032
Silva, Luís Carlos Alves da; https://lattes.cnpq.br/2121062087606830 (PesqueiraBrasil, 2023-07-28)Neste trabalho, apresentamos uma discussão acerca de dois modelos matemáticos que têm como objetivo estimar o crescimento populacional no Município de Sanharó- PE: o modelo de Thomas Malthus (modelo exponencial) e o ...