Navegação Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação por assunto "CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM"
Itens para a visualização no momento 41-48 of 48
-
A relação entre compreensão leitora, matemática básica e desempenho em química na percepção de professores do ensino médio
(IpojucaBrasil, 2022-03-29)Durante a aula o professor busca fazer com que os seus estudantes aprendam. Contudo, é comum se deparar com barreiras que interferem nesse processo. No Ensino Médio, por exemplo, nota-se dificuldades relacionadas a conteúdos ... -
A relação gestão-professor no contexto pandêmico da Covid-19
(IpojucaBrasil, 2023-03-29)O presente estudo teve por objetivo discutir os impactos da relação gestão-professor no processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia de COVID-19. Considerando que a gestão tem papel de coordenar e liderar as ações ... -
Resíduos sólidos e a conscientização ambiental nas escolas: uma breve revisão da literatura
(BarreirosBrasil, 2022-12-20)O Brasil, quinto maior país do mundo em território e população, é um dos países que mais geram resíduos sólidos e a maior parte desses resíduos não são corretamente descartados, gerando assim, um enorme problema ambiental ... -
Sequências didáticas: uma proposta para o ensino de química
(IpojucaBrasil, 2023-04-17)O processo de ensino-aprendizagem das Ciências da Natureza por estudantes do Ensino Médio, em especial a Química mostra-se desafiadora da maneira que é desenvolvida e do modo que é apresentada: maçante, com excesso de ... -
As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) no ensino de Química para estudantes surdos no ensino médio
(IpojucaBrasil, 2023-12-29)O presente trabalho teve como objetivo proporcionar a um docente de Química do Ensino Médio um aprimoramento teórico e prático sobre o uso de TDICs como recursos inclusivos e facilitadores da aprendizagem para estudantes ... -
A utilização de materiais alternativos no processo de ensino-aprendizagem de Química
(IpojucaBrasil, 2023-07-17)O presente estudo versa sobre a utilização de materiais e reagentes alternativos no ensino de Química em uma escola pública estadual, localizada no município de Ipojuca-PE. Tendo como foco investigar se a utilização desses ... -
A utilização de temas geradores na educação química aplicados no ensino básico
(IpojucaBrasil, 2023-07-11)Os fundamentos metodológicos da concepção educacional proposta por Freire se apoiam na dialogicidade e problematização em torno da realidade e das contradições sociais vivenciadas pelos estudantes, as quais se encontram ... -
A utilização dos mapas conceituais como técnica potencializadora da aprendizagem de química orgânica
(IpojucaBrasil, 2021-11-04)Este Trabalho de Conclusão de Curso foi produzido para retratar uma pesquisa sobre o uso dos Mapas Conceituais como uma técnica para o estudo de Química orgânica. Este projeto foi realizado com estudantes do 3° ano do ...