Guia para viabilização da política de acompanhamento de egressos e egressas do IFPE
Resumo
Este guia é composto por quatro capítulos: Capítulo um trata sobre o que é uma política
de acompanhamento de egressos, incluindo definição de conceitos, identificação dos agentes
sociais e institucionais envolvidos e de seus respectivos espaços de atuação, além da
identificação (ou sugestão) de um conjunto normativo mínimo necessário à viabilização de uma
política de acompanhamento de egressos, colocando o IFPE como recorte exemplificativo. No
capítulo dois, aborda-se sobre a metodologia utilizada para diagnosticar a realidade atual da
política de acompanhamento de egressos e quais são os instrumentos para o acompanhamento
de egressos existentes em uma instituição de ensino (sugestão de metodologia, com passo a
passo, incluindo o que, quem e onde pesquisar, além de modelos de formulários e entrevistas).
No Capítulo três, fala-se sobre os instrumentos para acompanhamento de egressos, indicando o
grau de complexidade de sua implementação e as expectativas de resultados. Por fim, o capítulo
quatro faz referência sobre os potenciais da política de acompanhamento de egressos,
considerando a melhoria contínua da atuação social da instituição e a gestão democrática, entre
outros potenciais. A proposta de Guia Institucional para Participação de Egressos na Vida Institucional
na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) emergiu de uma problemática discutida e
investigada no âmbito do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e
Tecnologica (ProfEPT), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
(IFPE).
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Gestão democrática na EPT: reflexões sobre a participação de egressos e egressas na vida institucional
Silva, Márcia Girlene e; http://lattes.cnpq.br/6209607361271127 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-26)Embora a existência de um regulamento de acompanhamento de egressos como parte de uma política institucional no IFPE seja realidade, sua implementação ainda não é efetiva, seja por desconhecimento dos agentes institucionais ... -
Esportes de raquete: bora povo!
Cynthia Roberta dos Santos Monteiro Jorge Corrêa; Andreza Maria de Lima (Os autores, 2024-06-17) -
Gênero e diversidade sexual: as experiências de estudantes LGBTI+ na Educação Profissional e os desafios no mundo do trabalho
Morais, Johana de Angelis Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/4363532061662650 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2020-11-09)Este estudo teve como objetivo compreender as experiências de estudantes LGBTI+ na educação profissional e os desafios enfrentados no mundo do trabalho e tem como campo de estudo o Instituto Federal de Pernambuco – Campus ...