dc.creator | Morais, Johana de Angelis Cavalcanti de | |
dc.date.accessioned | 2021-03-26T01:42:34Z | |
dc.date.available | 2021-03-26T01:42:34Z | |
dc.date.issued | 2020-11-09 | |
dc.identifier.citation | MORAIS, Johana de Angelis Cavalcanti de. Gênero e Diversidade Sexual: as experiências de estudantes LGBTI+ na Educação Profissional e os desafios no mundo do trabalho. 2020. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/261 | |
dc.description.abstract | This study aimed to understand the experiences of LGBTI+ students in professional education
and the challenges faced in the world of work and its field of study is the Federal Institute of
Pernambuco – Olinda campus. Issues such as gender, sexuality, identity, Queer Theory,
education, multiculturalism and the world of work are problematized. The proposed
methodological approach was of a qualitative nature, supported by Bardin's (1977) content
analysis technique. Data were obtained through bibliographic and documentary surveys,
simple observation, and semi-structured interviews with 5 LGBTI+ students from subsequent
courses on the aforementioned campus. As a result, we identified positive interpersonal and
institutional relationships at IFPE/Olinda, with specific episodes of LGBTIphobia; the need to
resume the activities of the Center for Gender and Diversity Studies - NEGED, especially
with incoming students, in order to further strengthen the inclusive character of the campus;
situations of comfort or oppression in the world of work, depending on the occupational space
and power relationships in the specific environment; the gender violence commonly
experienced by the participants is mostly characterized as veiled acts and capable of causing
pain and trauma that are difficult to overcome. As an educational product, a Suggestive
Booklet for LGBTI+ Activities was developed to be used by NEGED and/or in spaces where
there is a need to promote reflection on the rights of the LGBTI+ population and respect for
differences | pt_BR |
dc.format.extent | 136 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Olinda | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação – Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Educação – Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | LGBT+ | pt_BR |
dc.subject | LGBTfobia | pt_BR |
dc.subject | Mercado de trabalho – LGBT+ | pt_BR |
dc.subject | Educação Multicultural | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.title | Gênero e diversidade sexual: as experiências de estudantes LGBTI+ na Educação Profissional e os desafios no mundo do trabalho | pt_BR |
dc.type | dissertacao | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4363532061662650 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Kleber Fernando | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5404409205728691 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Everaldo Fernandes da | |
dc.contributor.referee2 | Souza, Tatiele Pereira de | |
dc.contributor.referee3 | Sousa, Bernardina Santos Araújo de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0104022108712505 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5814896980224471 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4929110097621126 | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFPE | pt_BR |
dc.publisher.department | Olinda | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo compreender as experiências de estudantes LGBTI+ na
educação profissional e os desafios enfrentados no mundo do trabalho e tem como campo de
estudo o Instituto Federal de Pernambuco – Campus Olinda. São problematizadas questões
como gênero, sexualidade, identidade, Teoria Queer, educação, multiculturalismo e mundo do
trabalho. A abordagem metodológica proposta foi de natureza qualitativa, apoiada na técnica
de análise de conteúdo de Bardin (1977). Os dados foram obtidos por meio de levantamento
bibliográfico e documental, observação simples, e de entrevistas semiestruturadas com 5
estudantes LGBTI+ dos cursos subsequentes do mencionado campus. Como resultados,
identificamos relações interpessoais e institucional positivas no IFPE/Olinda, com episódios
pontuais de LGBTIfobia; necessidade de retomada das atividades do Núcleo de Estudos de
Gênero e Diversidade – NEGED, especialmente com os estudantes ingressantes, a fim de
fortalecer ainda mais o caráter inclusivo do campus; situações de conforto ou de opressão no
mundo do trabalho, a depender do espaço ocupacional e das relações de poder no ambiente
específico; as violências de gênero comumente vivenciadas pelos/as participantes se
caracterizam majoritariamente como atos velados e capazes de causar dores e traumas difíceis
de serem superados. Como produto educacional, foi desenvolvido uma Cartilha de Atividades
LGBTI+ para ser utilizada pelo NEGED e/ou em espaços onde haja a necessidade de
promover a reflexão sobre os direitos da população LGBTI+ e o respeito às diferenças | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |