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dc.creatorMorais, Johana de Angelis Cavalcanti de
dc.date.accessioned2021-03-26T01:42:34Z
dc.date.available2021-03-26T01:42:34Z
dc.date.issued2020-11-09
dc.identifier.citationMORAIS, Johana de Angelis Cavalcanti de. Gênero e Diversidade Sexual: as experiências de estudantes LGBTI+ na Educação Profissional e os desafios no mundo do trabalho. 2020. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/261
dc.description.abstractThis study aimed to understand the experiences of LGBTI+ students in professional education and the challenges faced in the world of work and its field of study is the Federal Institute of Pernambuco – Olinda campus. Issues such as gender, sexuality, identity, Queer Theory, education, multiculturalism and the world of work are problematized. The proposed methodological approach was of a qualitative nature, supported by Bardin's (1977) content analysis technique. Data were obtained through bibliographic and documentary surveys, simple observation, and semi-structured interviews with 5 LGBTI+ students from subsequent courses on the aforementioned campus. As a result, we identified positive interpersonal and institutional relationships at IFPE/Olinda, with specific episodes of LGBTIphobia; the need to resume the activities of the Center for Gender and Diversity Studies - NEGED, especially with incoming students, in order to further strengthen the inclusive character of the campus; situations of comfort or oppression in the world of work, depending on the occupational space and power relationships in the specific environment; the gender violence commonly experienced by the participants is mostly characterized as veiled acts and capable of causing pain and trauma that are difficult to overcome. As an educational product, a Suggestive Booklet for LGBTI+ Activities was developed to be used by NEGED and/or in spaces where there is a need to promote reflection on the rights of the LGBTI+ population and respect for differencespt_BR
dc.format.extent136 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Olindapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação – Identidade de gêneropt_BR
dc.subjectEducação – Sexualidadept_BR
dc.subjectLGBT+pt_BR
dc.subjectLGBTfobiapt_BR
dc.subjectMercado de trabalho – LGBT+pt_BR
dc.subjectEducação Multiculturalpt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.titleGênero e diversidade sexual: as experiências de estudantes LGBTI+ na Educação Profissional e os desafios no mundo do trabalhopt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4363532061662650pt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Kleber Fernando
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5404409205728691pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Everaldo Fernandes da
dc.contributor.referee2Souza, Tatiele Pereira de
dc.contributor.referee3Sousa, Bernardina Santos Araújo de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0104022108712505pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5814896980224471pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4929110097621126pt_BR
dc.publisher.initialsIFPEpt_BR
dc.publisher.departmentOlindapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambucopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo compreender as experiências de estudantes LGBTI+ na educação profissional e os desafios enfrentados no mundo do trabalho e tem como campo de estudo o Instituto Federal de Pernambuco – Campus Olinda. São problematizadas questões como gênero, sexualidade, identidade, Teoria Queer, educação, multiculturalismo e mundo do trabalho. A abordagem metodológica proposta foi de natureza qualitativa, apoiada na técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). Os dados foram obtidos por meio de levantamento bibliográfico e documental, observação simples, e de entrevistas semiestruturadas com 5 estudantes LGBTI+ dos cursos subsequentes do mencionado campus. Como resultados, identificamos relações interpessoais e institucional positivas no IFPE/Olinda, com episódios pontuais de LGBTIfobia; necessidade de retomada das atividades do Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade – NEGED, especialmente com os estudantes ingressantes, a fim de fortalecer ainda mais o caráter inclusivo do campus; situações de conforto ou de opressão no mundo do trabalho, a depender do espaço ocupacional e das relações de poder no ambiente específico; as violências de gênero comumente vivenciadas pelos/as participantes se caracterizam majoritariamente como atos velados e capazes de causar dores e traumas difíceis de serem superados. Como produto educacional, foi desenvolvido uma Cartilha de Atividades LGBTI+ para ser utilizada pelo NEGED e/ou em espaços onde haja a necessidade de promover a reflexão sobre os direitos da população LGBTI+ e o respeito às diferençaspt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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