Repositório Institucional do IFPE: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 361-380 of 1612
-
Alfabetização científica: guia de orientação para o desenvolvimento da formação do estudante pesquisador no ensino da biologia
(Os autoresBrasil, 2022-08-29) -
A gestão da qualidade em serviços nas barbearias: estudo de casos múltiplos no município de Paulista/PE
(IgarassuBrasil, 2024-09-19)No atual cenário econômico nacional, é perceptível que o setor de cosméticos e serviços de beleza têm mantido uma notável tendência de crescimento. Diante de pesquisas realizadas foi apresentado que nos últimos cincos ... -
O empoderamento feminino em discussão
(Os autores, 2024-11-04) -
Mulheres integrantes de Núcleos de Gênero e Diversidade na Educação Profissional e Tecnológica: narrativas sobre empoderamento feminino
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-11-04)Esta dissertação advem de uma pesquisa oriunda do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFPE, campus Olinda. Tomou como eixo estruturante a dimensão humana integral, resultante da visão omnilateral ... -
Ebook: Trabalho como princípio educativo
(O autorBrasil, 2024-10-31) -
Trabalho como princípio educativo no Ensino Médio Integrado: a Educação Profissional na visão dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-10-31)Este projeto de pesquisa teve como objetivo geral investigar a compreensão dos docentes dos Cursos Técnicos Integrados do IFPE sobre o trabalho como princípio educativo na formação profissional dos estudantes. O estudo ... -
Introdução ao Ensino Médio Integrado: curso autoinstrucional para servidores Técnico - Administrativos em Educação(TAEs) dos Institutos Federais
(Os autores, 2024-11-11)O curso "Introdução ao Ensino Médio Integrado (EMI)" tem como objetivo geral favorecer a construção de conhecimentos sobre o EMI, visando contribuir para a atuação desses servidores no Instituto Federal de Educação, ... -
Ensino Médio Integrado: representações sociais de servidores(as) Técnico-administrativos em Educação (TAES) do IFPE
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-11-01)O Ensino Médio Integrado (EMI) dos Institutos Federais (IFs) é uma proposição pedagógica que se compromete com a formação dos(as) estudantes em suas amplas faculdades físicas e intelectuais. Desse modo, os(as) servidores(as) ... -
Ferramenta de Avaliação de Curso: como instrumento de gestão curricular no contexto do processo de verticalização do ensino
(O autor, 2024-10-30)De acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Produto Educacional (PE), na área de Ensino, é o resultado de um processo criativo originado por meio da atividade pesquisa, tencionando ... -
Educação Profissional e Tecnológica: avaliação de curso como instrumento de gestão curricular no contexto do processo de verticalização do ensino
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-10-10)O presente estudo objetiva analisar os limites e possibilidades da modalidade de avaliação de curso no contexto do processo de verticalização do ensino, com a finalidade de permitir o aprimoramento da efetividade acadêmica ... -
A Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise sobre o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE do IFPE
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-12-20)O objetivo deste estudo é analisar o papel dos NAPNE do IFPE para a inclusão educacional de discentes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas, visando a produção de subsídios para a implementação e/ou ... -
Visita Jardim: implementação de atividades recreativas para a comunidade do entorno do Jardim Botânico do Recife – PE
(RecifeBrasil, 2024-09-26)Este projeto de intervenção foi proposto como um meio de ampliação da visitação turística, principalmente doméstica, da comunidade do entorno do Jardim Botânico do Recife - JBR, cidade do Recife - PE, que possui grande ... -
Projeto de acessibilidade comunicacional em libras para pessoas surdas brasileiras no site do aeroporto internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre
(RecifeBrasil, 2024-09-23)COSTA, Hiago Richard da Silva. SANTOS, Sarah Eunisia dos. Projeto de acessibilidade comunicacional em libras para pessoas surdas brasileiras no site do aeroporto internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre. 2024.103f. ... -
Guia Orientador para estruturação do NAPNE
(Os autores, 2024-12-20)Este guia orientador resulta da pesquisa intitulada "INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ETECNOLÓGICA: uma análise sobre o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE do IFPE” desenvolvida ... -
Análise comparativa de desempenho de APIs RESTful em Node.js, .NET e Go com K6
(Belo JardimBrasil, 2024-12-06)Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise comparativa de desempenho de APIs RESTful desenvolvidas com Node.js, .NET e Go, utilizando a ferramenta k6 para medir o tempo de resposta em diferentes cenários de ... -
Uso da matriz GUT na análise de Perturbações antrópicas em uma unidade de conservação urbana de Pernambuco
(RecifeBrasil, 2024-04-02)A Reserva de Floresta Urbana (FURB) Mata do Passarinho é uma pequena UC urbana com enorme valor para a sociedade, pois protege parte da biodiversidade do bioma Mata Atlântica onde está inserida. Todavia, sofre intensa ... -
Desenvolvimento de api rest com spring boot para integração de dados de produção do hospital das clínicas da Universidade Federal de Pernambuco
(RecifeBrasil, 2024-01-19)Este trabalho de conclusão de curso é baseado num relato de experiência sobre o desenvolvimento de uma API REST com Spring Boot para integrar dados de produção e faturamento ambulatorial e hospitalar do Hospital das ... -
Avaliação diagnóstica como possibilidade metodológica no ensino da Geometria na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo exploratório no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) - Campus Caruaru
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-09-18)Esta dissertação teve como objetivo verificar como a implementação da avaliação diagnóstica pode promover significados para o ensino de geometria com o suporte de práticas metodológicas no âmbito da Educação Profissional ... -
Avaliação diagnóstica: um guia de recomendações práticas direcionadas ao ensino de Geometria na Educação Profissional e Tecnológica
(Os autoresBrasil, 2024-09-18) -
Programa Conex EPT: Videocast Informativo sobre a perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade e a pesquisa como Princípio Educativo no Ensino Médio Integrado.
(O autor., 2024-10-29)O mestrado profissional possibilita a inserção da pesquisa aplicada no cenário real da profissão do mestrando, pois se trata de um ambiente vasto para exploração, criação e intervenção. Fundamentado no desenvolvimento ...