Satisfação discente: um estudo de caso no curso de processos gerenciais do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Paulista.

Visualizar/ Abrir
Data
2025-07-31Autor
Reis, Sussimarry Silva Farias dos
https://lattes.cnpq.br/3415169255476080
Nascimento, Myllena Karollayne da Silva
https://lattes.cnpq.br/0118815808087997
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo teve como objetivo central analisar o nível de satisfação dos discentes do curso de Processos Gerenciais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Campus Paulista, considerando os principais fatores que influenciam essa percepção. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, de caráter descritivo e abordagem quantitativa, cuja amostra por acessibilidade compreendeu 118 estudantes do curso, que responderam ao questionário aplicado presencialmente ou de forma online. Foi evidenciado que os acadêmicos eram em sua maioria, do gênero feminino e com idade entre 18 e 24 anos. Os resultados indicam que os alunos demonstram maior grau de satisfação com o Corpo Docente, responsável pela maior representatividade na percepção discente, com 27,6% do total. Em segundo lugar, aparece a Organização Curricular, com 25,3%, seguida da Infraestrutura, com 25,0%. Por fim, o Atendimento Administrativo obteve a menor representatividade, com 22,1%, sinalizando uma possível área de melhoria dentro da instituição. Conclui-se que, apesar da satisfação geral ser positiva, há necessidade de melhorias, principalmente no fator atendimento administrativo com intuito de melhorar ainda mais a experiência acadêmica dos discentes. Palavras-chave: curso; discente; processos gerenciais; satisfação.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: