Navegação Licenciatura em Música por autor "http://lattes.cnpq.br/8304188182210970"
Itens para a visualização no momento 1-6 of 6
-
A arte de cuidar: significados sobre o uso da música na atuação profissional da APAE
Ferreira, Luís Henrique Sabino; http://lattes.cnpq.br/3613524680501514 (Belo JardimBrasil, 2025-02-24)Esta pesquisa teve como objetivo compreender os significados atribuídos ao uso da música por profissionais de uma unidade da APAE. Para isso, foram selecionados quatro profissionais que incorporam a música em suas práticas, ... -
Imaginação no processo de composição musical
Lima, Davidson Wilker Matias; http://lattes.cnpq.br/3102979933679165 (Belo JardimBrasil, 2021-04-06)Este artigo é o resultado da pesquisa sobre a construção da significação musical nas composições de Ivan do Espírito Santo a partir do pensamento de Vygotsky com base no conceito da Psicologia Histórico-Cultural. Fazendo ... -
A improvisação como processo de construção de significados à luz da Psicologia Cultural Semiótica
Silva, Jonas Tiago; http://lattes.cnpq.br/9905349321083668 (Belo JardimBrasil, 2025-02-11)Este trabalho investiga a improvisação musical como um processo de construção de significados, analisando suas dimensões no senso comum, na literatura acadêmica e nas práticas performáticas de músicos. Utilizando como ... -
A licenciatura em música como signo regulador na construção da trajetória de músico-docentes profissionais
Mendes, Dayane Camila Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3657976874730653 (Belo JardimBrasil, 2025-02-07)Em um contexto no qual a música ultrapassa sua dimensão artística e se configura como um veículo essencial de educação, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo explorar a trajetória de licenciandos(as) ... -
Rupturas e transições na trajetória acadêmica de licenciado(a)s em música em contexto pandêmico
Bezerra, Alexandre Félix; http://lattes.cnpq.br/7339509157991295 (Belo JardimBrasil, 2023-07-06)A situação imposta pela pandemia da COVID-19, com a suspensão das aulas presenciais por tempo indefinido, trouxe a implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) em todas as instituições de ensino do país. Este estudo ... -
Transformações e permanências nas práticas docentes e performáticas de músicos-professores após a licenciatura em música
Barbosa, César Rodrigo Correia; http://lattes.cnpq.br/6332403918943342 (Belo JardimBrasil, 2025-02-24)Esta pesquisa teve como objetivo identificar as continuidades, descontinuidades e ressignificações nas práticas docentes e performáticas de egressos da Licenciatura em Música do IFPE – Campus Belo Jardim que seguiram a ...