Hibridismo musical na música popular brasileira instrumental: um estudo documental de um solo improvisado do saxofonista Cacá Malaquias
Visualizar/ Abrir
Data
2020-08-31Autor
Santos, Ayrton Ferreira Costa dos
http://lattes.cnpq.br/1090106994386073
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva com delineamento documental. A investigação aqui feita aborda questões sobre o hibridismo musical em um solo improvisado de uma música popular brasileira instrumental, sendo relevante pela explicação da origem cultural de elementos musicais presentes nesse solo. Assim, o objetivo geral teve como intuito investigar o hibridismo musical no solo improvisado do saxofonista Cacá Malaquias, na música Canções Nordestinas, do álbum Terra Amantiqueira (2005), da Banda Mantiqueira. Os objetivos específicos foram: catalogar os solos improvisados de Cacá Malaquias nos álbuns de estúdio da Banda Mantiqueira; identificar os elementos musicais utilizados por Cacá Malaquias que fazem parte do idiomatismo do baião e do jazz; e analisar o uso de técnicas de improvisação no solo de Cacá Malaquias. O referencial teórico presente destaca o hibridismo cultural, musical, o idiomatismo do baião e os elementos da linguagem do jazz, além das técnicas de improvisação desse estilo. Ademais, foi utilizado um questionário para serem sanadas algumas dúvidas. Com base nos resultados, conclui-se que há hibridismo musical no solo de Cacá Malaquias, e tal fenômeno tem como principais estilos o baião e o jazz, que dialogam em um hibridismo contrastivo. Há ainda a presença das fricções: formal tonal/modal, rítmica, de estilo e textural.
Collections
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Influências africanas na música de Chiquinha Gonzaga: considerações a partir de cinco canções
Leite, Riana Clécia de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3575046677650667 (Belo JardimBrasil, 2019-09-10)Este relatório apresenta os resultados da pesquisa realizada para construir o repertório escolhido para o meu recital de conclusão de curso, o qual propôs verificar a influência africana na obra de Chiquinha Gonzaga; e ... -
Eu chego lá: memória e identificação na música de Marinês
Cardozo, Renilda Hemetério; http://lattes.cnpq.br/1105624029897598 (Belo JardimBrasil, 2019-09-10)Esta pesquisa teve como objetivo analisar algumas obras da cantora e compositora nordestina Marinês, a partir de estudos que abordam o conceito de memória afetiva e memória coletiva, bem como o conceito de identidade e ... -
Um estudo sobre a consciência melódico-harmônica no ensino do violão: experimentos envolvendo as metodologias CAGED e Unitar
Santos, Keila Luziane da Silva; http://lattes.cnpq.br/4350762033808168 (Belo JardimBrasil, 2020-10-13)O presente trabalho buscou analisar as contribuições trazidas pelas metodologias de ensino CAGED e Unitar, referente ao mapeamento do braço do violão e à construção da consciência melódico-harmônica, aplicadas ao ensino ...