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    Hibridismo musical na música popular brasileira instrumental: um estudo documental de um solo improvisado do saxofonista Cacá Malaquias

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    Trabalho de Conclusão de Curso (2.011Mb)
    Data
    2020-08-31
    Autor
    Santos, Ayrton Ferreira Costa dos
    http://lattes.cnpq.br/1090106994386073
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O presente trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva com delineamento documental. A investigação aqui feita aborda questões sobre o hibridismo musical em um solo improvisado de uma música popular brasileira instrumental, sendo relevante pela explicação da origem cultural de elementos musicais presentes nesse solo. Assim, o objetivo geral teve como intuito investigar o hibridismo musical no solo improvisado do saxofonista Cacá Malaquias, na música Canções Nordestinas, do álbum Terra Amantiqueira (2005), da Banda Mantiqueira. Os objetivos específicos foram: catalogar os solos improvisados de Cacá Malaquias nos álbuns de estúdio da Banda Mantiqueira; identificar os elementos musicais utilizados por Cacá Malaquias que fazem parte do idiomatismo do baião e do jazz; e analisar o uso de técnicas de improvisação no solo de Cacá Malaquias. O referencial teórico presente destaca o hibridismo cultural, musical, o idiomatismo do baião e os elementos da linguagem do jazz, além das técnicas de improvisação desse estilo. Ademais, foi utilizado um questionário para serem sanadas algumas dúvidas. Com base nos resultados, conclui-se que há hibridismo musical no solo de Cacá Malaquias, e tal fenômeno tem como principais estilos o baião e o jazz, que dialogam em um hibridismo contrastivo. Há ainda a presença das fricções: formal tonal/modal, rítmica, de estilo e textural.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/288
    Collections
    • Licenciatura em Música

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