Eu chego lá: memória e identificação na música de Marinês
Visualizar/ Abrir
Data
2019-09-10Autor
Cardozo, Renilda Hemetério
http://lattes.cnpq.br/1105624029897598
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar algumas obras da cantora e compositora nordestina Marinês, a partir de estudos que abordam o conceito de memória afetiva e memória coletiva, bem como o conceito de identidade e identificação. Para isso, a teoria Halbwachsiana foi resenhada com a finalidade de compreender a relação existente entre o conceito de memória e a influência de Marinês em minha formação como artista, como também analisar, através do conceito de memória, a influência de Marinês em minha formação como cantora forrozeira, tendo como aporte as teorias de Maurice Halbwachs e Stuart Hall trazendo o conceito de identificação. Para discutir o conceito de identificação, foi utilizada a teoria Halliana. A metodologia utilizada, no que diz respeito à abordagem, seguiu os preceitos da pesquisa qualitativa, enquanto aos procedimentos adotados, esta pesquisa foi guiada seguindo os moldes dos princípios bibliográficos. O corpus selecionado para este artigo, compõe o repertório apresentado também em formato de recital. Na análise e discussão foi realizada a confrontação entre as músicas revisitadas e a teoria definida. Por fim, espera-se que este trabalho venha agregar aos estudos referentes às pesquisas que abordem memória afetiva, memória coletiva, identidade, identificação e música popular brasileira.
Collections
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Hibridismo musical na música popular brasileira instrumental: um estudo documental de um solo improvisado do saxofonista Cacá Malaquias
Santos, Ayrton Ferreira Costa dos; http://lattes.cnpq.br/1090106994386073 (Belo JardimBrasil, 2020-08-31)O presente trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva com delineamento documental. A investigação aqui feita aborda questões sobre o hibridismo musical em um solo improvisado de uma música popular brasileira instrumental, ... -
Influências africanas na música de Chiquinha Gonzaga: considerações a partir de cinco canções
Leite, Riana Clécia de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3575046677650667 (Belo JardimBrasil, 2019-09-10)Este relatório apresenta os resultados da pesquisa realizada para construir o repertório escolhido para o meu recital de conclusão de curso, o qual propôs verificar a influência africana na obra de Chiquinha Gonzaga; e ... -
Um estudo sobre a consciência melódico-harmônica no ensino do violão: experimentos envolvendo as metodologias CAGED e Unitar
Santos, Keila Luziane da Silva; http://lattes.cnpq.br/4350762033808168 (Belo JardimBrasil, 2020-10-13)O presente trabalho buscou analisar as contribuições trazidas pelas metodologias de ensino CAGED e Unitar, referente ao mapeamento do braço do violão e à construção da consciência melódico-harmônica, aplicadas ao ensino ...