Um estudo sobre a consciência melódico-harmônica no ensino do violão: experimentos envolvendo as metodologias CAGED e Unitar
Visualizar/ Abrir
Data
2020-10-13Autor
Santos, Keila Luziane da Silva
http://lattes.cnpq.br/4350762033808168
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho buscou analisar as contribuições trazidas pelas metodologias de ensino CAGED e Unitar, referente ao mapeamento do braço do violão e à construção da consciência melódico-harmônica, aplicadas ao ensino do violão. O percurso metodológico teve por base a abordagem qualitativa, escolhendo a pesquisa-ação como metodologia de pesquisa, construída por meio da observação participante. O experimento foi aplicado a duas participantes já introduzidas no aprendizado do instrumento, de nível iniciante, que se dispuseram a participar da pesquisa. Ao fim de um período de aulas-experimentos observamos que: tais metodologias de ensino geram no aluno consciência da formação de acordes, escalas e arpejos, bem como trazendo consciência do que está sendo executado.