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dc.creatorSantos, Ayrton Ferreira Costa dos
dc.date.accessioned2021-05-18T20:27:32Z
dc.date.available2021-05-18T20:27:32Z
dc.date.issued2020-08-31
dc.identifier.citationSANTOS, Ayrton Ferreira Costa dos. Hibridismo musical na música popular brasileira instrumental: um estudo documental de um solo improvisado do saxofonista Cacá Malaquias. 2020. 39 f. TCC (Graduação de Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Belo Jardim, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/288
dc.description.abstractThe present work is a descriptive research with documentary design. The investigation done here, addresses questions about musical hybridism in an improvised solo of an instrumental Brazilian popular music, being relevant for the explanation of the cultural origin of musical elements present in this solo. Thus, the general objective was to investigate musical hybridism in the improvised solo of saxophonist Cacá Malaquias, in the song Canções Nordestinas, from the album Terra Amantiqueira (2005) by Banda Mantiqueira. The specific objectives were: To catalog the improvised solos of Cacá Malaquias in the studio albums of Banda Mantiqueira; Identify the musical elements used by Cacá Malaquias that are part of the language of baião and jazz; Analyze the use of improvisation techniques in the solo of Cacá Malaquias. The present theoretical framework highlights cultural and musical hybridism, the language of the baião and the elements of the jazz, in addition to the improvisation techniques of this style. Furthermore, a questionnaire was used to resolve some doubts. Based on the results, it can be concluded that there is musical hybridism in the solo of Cacá Malaquias, such phenomenon has as main styles baião and jazz, which dialogue in a contrasting hybridism. There is also the presence of frictions: formal tonal / modal, rhythmic, style and textural.pt_BR
dc.format.extent39 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBURKE, Peter. Hibridismo cultural. 3. ed. São Leopoldo, RS: UNISINOS, 2009. CAMPOS, Claudio Henrique Altieri de. Subindo a serra: Banda Mantiqueira. Dissertação (Mestrado em Musicologia) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003. CASTAGNA, Paulo. A musicologia enquanto método científico. Revista do Conservatório de Música da UFPel. Pelotas, n. 1, p. 7-31, 2008. CARDOSO, João Batista. Hibridismo na América Latina. Itinerários, Araraquara, n. 27, p. 79-90, jul./dez. 2008. CEVASCO, Maria Elisa. Hibridismo e globalização. ArtCultura, Uberlândia, v. 8, n. 12, p. 131-138, jan./jun. 2006. COKER, Jerry. Elements of the jazz language for the developing improvisor. Van Nuys: Alfred publishing, 1991. COSTA, Rogério Luiz Moraes. A idéia de jogo em obras de John Cage e no ambiente da livre improvisação. Per Musi, Belo Horizonte, n.19, p. 83-90, 2009. DIAS, Lêda. O acordeão e seus sotaques. In: Sotaques do fole. Rio de Janeiro: SESC, Departamento Nacional, 2011. GANC, David. Fricção e Hibridismo na música de Nivaldo Ornelas. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA. Anais do III Simpom 2014. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2014. p. 1017-1028. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GAGLIETTI, Mauro; BARBOSA, Márcia Helena Saldanha. A questão da hibridação cultural em Néstor García Canclini. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Trabalho apresentado ao Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sul, 8., Passo Fundo, RS, 2007. HERRLEIN, Julio Cesar da Silva. Como transcrever temas e improvisações. Disponível em: http://julioherrlein.com/site/?page_id=1573. Acesso em: 19 jun. 2019. KHALFA, Jean. A natureza da inteligência: uma visão interdisciplinar. Tradução de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1996. PARNCUTT, Richard. Musicologia sistemática: a história e o futuro do ensino acadêmico musical no ocidente. Em Pauta, Porto Alegre, v. 20 n. 34/35, 145-185, jan./dez. 2012. PEREIRA, Ivanar Nunes da Silva. O Músico Cacá Malaquias e aspectos históricos do saxofone brasileiro. 2015. 46 f. Relatório de Recital (Graduação - Licenciatura em Música) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Belo Jardim, 2015. PIEDADE, Acácio Tadeu de Camargo. Perseguindo fios da meada: pensamentos sobre hibridismo, musicalidade e tópicas. Per Musi, Belo Horizonte, n. 23, p. 103- 112, 2011. PIEDADE, Acácio Tadeu de Camargo. Jazz, música brasileira e fricção de musicalidades. Opus, [S.l.], v. 11, p. 197-207, 2005. PIEDADE, Acácio T. C. 2013. A teoria das tópicas e a musicalidade brasileira: reflexões sobre a retoricidade na música. El oído pensante 1 (1). Disponível em: http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/oidopensante. Acesso em: 19 jun. 2019.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica popular - Brasilpt_BR
dc.subjectFusão cultural - Músicapt_BR
dc.subjectMúsica instrumentalpt_BR
dc.subjectImprovisação (Música)pt_BR
dc.subjectBaião (Música)pt_BR
dc.subjectJazzpt_BR
dc.subjectMalaquias, Cacá - Saxofonistaspt_BR
dc.subjectHibridismo musicalpt_BR
dc.subjectImprovisação musicalpt_BR
dc.subjectMúsica popular brasileira instrumentalpt_BR
dc.titleHibridismo musical na música popular brasileira instrumental: um estudo documental de um solo improvisado do saxofonista Cacá Malaquiaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1090106994386073pt_BR
dc.contributor.advisor1Nóbrega, Evandro Sampaio da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6954618438550710pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Niraldo Riann de
dc.contributor.referee2Bezerra, Wesley Simão
dc.contributor.referee3Sanchez, Leonardo Pellegrim
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8807068531104735pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5786176288383178pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/745244477633887pt_BR
dc.publisher.departmentBelo Jardimpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICALpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva com delineamento documental. A investigação aqui feita aborda questões sobre o hibridismo musical em um solo improvisado de uma música popular brasileira instrumental, sendo relevante pela explicação da origem cultural de elementos musicais presentes nesse solo. Assim, o objetivo geral teve como intuito investigar o hibridismo musical no solo improvisado do saxofonista Cacá Malaquias, na música Canções Nordestinas, do álbum Terra Amantiqueira (2005), da Banda Mantiqueira. Os objetivos específicos foram: catalogar os solos improvisados de Cacá Malaquias nos álbuns de estúdio da Banda Mantiqueira; identificar os elementos musicais utilizados por Cacá Malaquias que fazem parte do idiomatismo do baião e do jazz; e analisar o uso de técnicas de improvisação no solo de Cacá Malaquias. O referencial teórico presente destaca o hibridismo cultural, musical, o idiomatismo do baião e os elementos da linguagem do jazz, além das técnicas de improvisação desse estilo. Ademais, foi utilizado um questionário para serem sanadas algumas dúvidas. Com base nos resultados, conclui-se que há hibridismo musical no solo de Cacá Malaquias, e tal fenômeno tem como principais estilos o baião e o jazz, que dialogam em um hibridismo contrastivo. Há ainda a presença das fricções: formal tonal/modal, rítmica, de estilo e textural.pt_BR


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