Influências africanas na música de Chiquinha Gonzaga: considerações a partir de cinco canções
Visualizar/ Abrir
Data
2019-09-10Autor
Leite, Riana Clécia de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/3575046677650667
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este relatório apresenta os resultados da pesquisa realizada para construir o repertório escolhido para o meu recital de conclusão de curso, o qual propôs verificar a influência africana na obra de Chiquinha Gonzaga; e apontar a contribuição desta compositora e maestrina para a formação da Música Brasileira, em especial a chamada Música Popular. Para isto, relato um pouco sobre a vida de Chiquinha Gonzaga, desde a infância até sua afirmação como musicista, “pianeira” e compositora, bem como seu engajamento enquanto profissional da música diante dos desafios do seu tempo na busca de uma identidade musical nacional, assinalando a presença das possíveis influências africanas na sua música. É um trabalho qualitativo, com fundamentação teórica bibliográfica, com foco em pesquisas realizadas sobre Chiquinha Gonzaga em dissertações, artigos e livros. Para o recital foram escolhidas as músicas “O Corta Jaca”, “Água do Vintém”, “Sou Morena”, “Fogo Foguinho”, “Zeferina” e “Atraente”, peças que, embora não tenham sido letradas por Chiquinha Gonzaga, refletem através do canto também, as influências aqui abordadas. Estas que, recorrentes e comuns à época da compositora, evidenciam a aproximação dela com a cultura africana em suas manifestações musicais trazidas ao Brasil pelos povos africanos escravizados.
Collections
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Hibridismo musical na música popular brasileira instrumental: um estudo documental de um solo improvisado do saxofonista Cacá Malaquias
Santos, Ayrton Ferreira Costa dos; http://lattes.cnpq.br/1090106994386073 (Belo JardimBrasil, 2020-08-31)O presente trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva com delineamento documental. A investigação aqui feita aborda questões sobre o hibridismo musical em um solo improvisado de uma música popular brasileira instrumental, ... -
Eu chego lá: memória e identificação na música de Marinês
Cardozo, Renilda Hemetério; http://lattes.cnpq.br/1105624029897598 (Belo JardimBrasil, 2019-09-10)Esta pesquisa teve como objetivo analisar algumas obras da cantora e compositora nordestina Marinês, a partir de estudos que abordam o conceito de memória afetiva e memória coletiva, bem como o conceito de identidade e ... -
Um estudo sobre a consciência melódico-harmônica no ensino do violão: experimentos envolvendo as metodologias CAGED e Unitar
Santos, Keila Luziane da Silva; http://lattes.cnpq.br/4350762033808168 (Belo JardimBrasil, 2020-10-13)O presente trabalho buscou analisar as contribuições trazidas pelas metodologias de ensino CAGED e Unitar, referente ao mapeamento do braço do violão e à construção da consciência melódico-harmônica, aplicadas ao ensino ...