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dc.creatorCardozo, Renilda Hemetério
dc.date.accessioned2021-03-09T19:20:40Z
dc.date.available2021-03-09T19:20:40Z
dc.date.issued2019-09-10
dc.identifier.citationCARDOZO, Renilda Hemetério. Eu chego lá: memória e identificação na música de Marinês. 2019. 19 f. TCC (Graduação de Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Belo Jardim, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/242
dc.description.abstractThis research aimed to analyze some works of the northeastern singer and composer Marinês, from studies that approach the concept of affective memory and collective memory, as well as the concept of identity and identification. For this, the Halbwachsian theory was reviewed in order to understand the relationship between the concept of memory and the influence of Marinês in my formation as an artist, as well as to analyze, through the concept of memory, the influence of Marinês in my formation as forrozeira singer, based on the theories of Maurice Halbwachs and Stuart Hall bringing the concept of identification. To discuss the concept of identification, Hallian theory was used. The methodology used, with regard to the approach, followed the precepts of qualitative research, while the procedures adopted, this research was guided along the lines of bibliographic principles. The corpus selected for this article, composes the repertoire presented also in recital format. In the analysis and discussion, there was a confrontation between the revisited songs and the defined theory. Finally, it is expected that this work will add to studies related to research that address affective memory, collective memory, identity, identification and Brazilian popular music.pt_BR
dc.format.extent19 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationASSIM nasceu o xaxado. Intérprete: Marinês. Compositor: Onildo Almeida e Agripino Aroeira. In: MARINÊS. Intérprete: Marinês. Rio de Janeiro: CBS, 1967. 1 disco vinil, faixa 5 (2:57 min). BORGES, C. D. A memória coletiva e individual. 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/1/1440. Acesso em: 10 jun. 2019. EU Chego lá. Intérprete: Marinês. Compositor: Abel Silva e João do Vale In: MARINÊS. Intérprete: Marinês. Rio de Janeiro: CBS, 1967. 1 disco vinil, faixa 1 (2:14 min). HALBWACHS, M. A Memória coletiva. Trad. de Laurent Léon Schaffter. São Paulo: Vértice/Revista dos Tribunais, 1990. HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2016. LAKATOS, E. M., MARCONI, M. de A. Metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2011. LARA, C. de B. Q. A importância da memória para a construção da identidade: o caso da Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição de Dourados/MS. In: ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA, 3., 2016, Coxim, MS. [Anais]. Tema: História e democracia: possibilidades do saber histórico. Disponível em: https://www.encontro2016.ms.anpuh.org/resources/anais/47/1477593926_ARQUIVO_AIMP ORTANCIADAMEMORIAPARAACONSTRUCAODAIDENTIDADE.pdf. Acesso em: 15 jul. 2018. MARCELO, C; RODRIGUES, R. O fole roncou!: uma história do forró. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. MARINHEIRO. Intérprete: Marinês. Compositor: Onildo Almeida. In: O Nordeste e seu ritmo. Intérprete: Marinês. Rio de Janeiro: RCA Vitor, 1961. 1 disco vinil, faixa 7 (3:19 min). MEU Cariri. Intérprete: Marinês. Compositor: Dilú Mello e Rosil Cavalcante. In: SÓ pra machucar. Intérprete: Marinês. Rio de Janeiro: RCA Vitor, 1961. 1 disco vinil, faixa 8 (2:54 min). PEBA na pimenta. Intérprete: Marinês. Compositor: João do Vale, Adelino Rivera e José Batista. In: VAMOS xaxar. Intérprete: Marinês. Rio de Janeiro: Sinter, 1957. 1 disco CD, faixa 7 (3:08 min). PEDAÇO de chão. Intérprete: Renilda Cardoso. Compositor: Renilda Cardoso. In: MACHUCADO do fole. Intérprete: Renilda Cardoso. Caruaru: independente, 2001. 1 CD (4:29 min). RIBEIRO, N. Marinês canta a Paraíba. João Pessoa: FIC Augusto dos Anjos, 2005. SILVA, C. R. da. Representações do feminino no forró do nordeste. 2009. 168f. Dissertação. (Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade). Faculdade de Letras e Artes, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2009. SOU o estopim. Intérprete: Marinês. Compositor: Antônio Barros. In: NORDESTE valente. Intérprete: Marinês. Rio de Janeiro: CBS, 1976. 1 disco vinil, faixa 5 (3:13 min).pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica popular - Brasil, Nordestept_BR
dc.subjectMúsica popular - Brasilpt_BR
dc.subjectMemória coletiva - Músicapt_BR
dc.subjectCultura popular - Músicapt_BR
dc.subjectCantoras - Brasil, Nordestept_BR
dc.subjectMarinês, 1935-2007pt_BR
dc.subjectMarinêspt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectIdentificaçãopt_BR
dc.subjectMúsica nordestina brasileirapt_BR
dc.titleEu chego lá: memória e identificação na música de Marinêspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1105624029897598pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Rejane Campelo
dc.contributor.advisor2Oliveira Júnior, Juarez Nunes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1140695852007310pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0704450648274773pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Maria Rejane Campelo
dc.contributor.referee2Oliveira Júnior, Juarez Nunes de
dc.contributor.referee3Lirbório, Lúcia Ferreira
dc.contributor.referee4Ribeiro, Robson Rodrigues
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1140695852007310pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0704450648274773pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1253612427705191pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5797130447200641pt_BR
dc.publisher.departmentBelo Jardimpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTOpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar algumas obras da cantora e compositora nordestina Marinês, a partir de estudos que abordam o conceito de memória afetiva e memória coletiva, bem como o conceito de identidade e identificação. Para isso, a teoria Halbwachsiana foi resenhada com a finalidade de compreender a relação existente entre o conceito de memória e a influência de Marinês em minha formação como artista, como também analisar, através do conceito de memória, a influência de Marinês em minha formação como cantora forrozeira, tendo como aporte as teorias de Maurice Halbwachs e Stuart Hall trazendo o conceito de identificação. Para discutir o conceito de identificação, foi utilizada a teoria Halliana. A metodologia utilizada, no que diz respeito à abordagem, seguiu os preceitos da pesquisa qualitativa, enquanto aos procedimentos adotados, esta pesquisa foi guiada seguindo os moldes dos princípios bibliográficos. O corpus selecionado para este artigo, compõe o repertório apresentado também em formato de recital. Na análise e discussão foi realizada a confrontação entre as músicas revisitadas e a teoria definida. Por fim, espera-se que este trabalho venha agregar aos estudos referentes às pesquisas que abordem memória afetiva, memória coletiva, identidade, identificação e música popular brasileira.pt_BR


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