dc.creator | Leite, Riana Clécia de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2021-03-08T21:37:30Z | |
dc.date.available | 2021-03-08T21:37:30Z | |
dc.date.issued | 2019-09-10 | |
dc.identifier.citation | LEITE, Riana Clécia de Oliveira. Influências africanas na música de Chiquinha Gonzaga: considerações a partir de cinco canções. 2019. 51 f. TCC (Graduação de Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Belo Jardim, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/241 | |
dc.description.abstract | This report presents the results of research done to rump up the repertoire chosen to my graduation recital, which proposed to verify the African influence on Chiquinha Gonzaga's work; and show the contribution of this composer and conductor to the formation of Brazilian Music, especially of Popular Music. For this, I tell a little about Chiquinha Gonzaga's life, from childhood to her affirmation as a musician, “pianeira” and composer, as well as her engagement as a music professional facing the challenges of her time in the search for a
national musical identity, emphasizing the presence of possible African influences in his music. It is a qualitative work, with bibliographical theoretical foundation, focusing on research conducted on Chiquinha Gonzaga in dissertations, papers and books. For the recital were chosen the songs “O Corta Jaca”, “Água do Vintém”, “Sou Morena”, “Fogo Foguinho”, “Zeferina” and “Atraente”, pieces that, without lyrics Chiquinha Gonzaga, that reflect through the song too, the influences addressed here. These pieces, recurrent and common at the time of the composer, show her approach to African culture in her musical manifestations introduced to Brazil by the enslaved African peoples. | pt_BR |
dc.format.extent | 51 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BARROS, Heriberto da Mota de Arruda. A música popular brasileira enquanto construção histórica do século XVIII-XIX ao surgimento do samba. História Total, 11, set. 2011. Disponível em: http://historiabruno.blogspot.com/2011/11/v-behaviorurldefaultvmlo.html. Acesso em: 5 jun. 2019.
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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música popular - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Música - Brasil - Séc. XIX | pt_BR |
dc.subject | Música popular - Rio de Janeiro (RJ) - Séc. XIX | pt_BR |
dc.subject | Choro (Música) | pt_BR |
dc.subject | Música popular - Brasil - Influências africanas | pt_BR |
dc.subject | Pianistas - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Compositores - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Regentes - Música - Brasil - Séc. XIX | pt_BR |
dc.subject | Mulheres musicistas - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Gonzaga, Francisca, 1847-1935 | pt_BR |
dc.subject | Chiquinha Gonzaga | pt_BR |
dc.title | Influências africanas na música de Chiquinha Gonzaga: considerações a partir de cinco canções | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3575046677650667 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Maria Rejane Campelo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1140695852007310 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Maria Rejane Campelo | |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Robson Rodrigues | |
dc.contributor.referee3 | Cezar Neto, Maurício Correia | |
dc.contributor.referee4 | Oliveira Júnior, Juarez de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1140695852007310 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5797130447200641 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9613109623037194 | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0704450648274773 | pt_BR |
dc.publisher.department | Belo Jardim | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO | pt_BR |
dc.description.resumo | Este relatório apresenta os resultados da pesquisa realizada para construir o repertório escolhido para o meu recital de conclusão de curso, o qual propôs verificar a influência africana na obra de Chiquinha Gonzaga; e apontar a contribuição desta compositora e maestrina para a formação da Música Brasileira, em especial a chamada Música Popular. Para isto, relato um pouco sobre a vida de Chiquinha Gonzaga, desde a infância até sua afirmação como musicista, “pianeira” e compositora, bem como seu engajamento enquanto profissional da música diante dos desafios do seu tempo na busca de uma identidade musical nacional, assinalando a presença das possíveis influências africanas na sua música. É um trabalho qualitativo, com fundamentação teórica bibliográfica, com foco em pesquisas realizadas sobre Chiquinha Gonzaga em dissertações, artigos e livros. Para o recital foram escolhidas as músicas “O Corta Jaca”, “Água do Vintém”, “Sou Morena”, “Fogo Foguinho”, “Zeferina” e “Atraente”, peças que, embora não tenham sido letradas por Chiquinha Gonzaga, refletem através do canto também, as influências aqui abordadas. Estas que, recorrentes e comuns à época da compositora, evidenciam a aproximação dela com a cultura africana em suas manifestações musicais trazidas ao Brasil pelos povos africanos escravizados. | pt_BR |