Mostrar registro simples

dc.creatorLeite, Riana Clécia de Oliveira
dc.date.accessioned2021-03-08T21:37:30Z
dc.date.available2021-03-08T21:37:30Z
dc.date.issued2019-09-10
dc.identifier.citationLEITE, Riana Clécia de Oliveira. Influências africanas na música de Chiquinha Gonzaga: considerações a partir de cinco canções. 2019. 51 f. TCC (Graduação de Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Belo Jardim, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/241
dc.description.abstractThis report presents the results of research done to rump up the repertoire chosen to my graduation recital, which proposed to verify the African influence on Chiquinha Gonzaga's work; and show the contribution of this composer and conductor to the formation of Brazilian Music, especially of Popular Music. For this, I tell a little about Chiquinha Gonzaga's life, from childhood to her affirmation as a musician, “pianeira” and composer, as well as her engagement as a music professional facing the challenges of her time in the search for a national musical identity, emphasizing the presence of possible African influences in his music. It is a qualitative work, with bibliographical theoretical foundation, focusing on research conducted on Chiquinha Gonzaga in dissertations, papers and books. For the recital were chosen the songs “O Corta Jaca”, “Água do Vintém”, “Sou Morena”, “Fogo Foguinho”, “Zeferina” and “Atraente”, pieces that, without lyrics Chiquinha Gonzaga, that reflect through the song too, the influences addressed here. These pieces, recurrent and common at the time of the composer, show her approach to African culture in her musical manifestations introduced to Brazil by the enslaved African peoples.pt_BR
dc.format.extent51 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBARROS, Heriberto da Mota de Arruda. A música popular brasileira enquanto construção histórica do século XVIII-XIX ao surgimento do samba. História Total, 11, set. 2011. Disponível em: http://historiabruno.blogspot.com/2011/11/v-behaviorurldefaultvmlo.html. Acesso em: 5 jun. 2019. CESAR, Rafael do Nascimento. Alas e Luas Brancas: gênero, performance e música em Chiquinha Gonzaga. Primeiros Estudos. São Paulo, n. 4, p. 24-33, 2013. DINIZ, Edinha. Chiquinha Gonzaga: uma História de vida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2009. MARCÍLIO, Carla Crevelanti. Chiquinha Gonzaga e o Maxixe. 144. f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Música). Instituto de Artes - UNESP - Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2009. NAPOLITANO, Marcos. História e música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. PERES, Talitha Maria Cardoso. Os Tangos para Piano de Chiquinha Gonzaga: uma análise descritiva. 148. f. Dissertação (Centro de Pós- Graduação, Pesquisa e Extensão do Conservatório Brasileiro de Música). Conservatório Brasileiro de Música, Rio de Janeiro, 1995. ROCHA, Maristela. Chiquinha Gonzaga: Transgressão, Sucesso e Memória. A Relação entre a compositora e a teoria social do escândalo. ChiquinhaGonzaga.com, 2012. Disponível em: http://chiquinhagonzaga.com/wp/chiquinha-gonzaga-transgressao-sucesso-e-memoria-a- relacao-entre-a-compositora-e-a-teoria-social-do-escandalo/. Acesso em: 6 ago. 2018. ROCHA, Maristela. O maxixe como gênero periférico: um olhar sobre Chiquinha Gonzaga, Júlio Reis e Ernesto Nazareth. Anais... Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Rio de Janeiro, p. 1-15, 2015. SANDRONI. Carlos. Feitiço Decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (1917- 1933). Rio de Janeiro: Zahar, 2012. STIVAL, Silvana Beeck. Chiquinha Gonzaga em forrobodó. 153 f. Dissertação (Pós- Graduação em Literatura). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2004. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1998.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica popular - Brasilpt_BR
dc.subjectMúsica - Brasil - Séc. XIXpt_BR
dc.subjectMúsica popular - Rio de Janeiro (RJ) - Séc. XIXpt_BR
dc.subjectChoro (Música)pt_BR
dc.subjectMúsica popular - Brasil - Influências africanaspt_BR
dc.subjectPianistas - Brasilpt_BR
dc.subjectCompositores - Brasilpt_BR
dc.subjectRegentes - Música - Brasil - Séc. XIXpt_BR
dc.subjectMulheres musicistas - Brasilpt_BR
dc.subjectGonzaga, Francisca, 1847-1935pt_BR
dc.subjectChiquinha Gonzagapt_BR
dc.titleInfluências africanas na música de Chiquinha Gonzaga: considerações a partir de cinco cançõespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3575046677650667pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Rejane Campelo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1140695852007310pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Maria Rejane Campelo
dc.contributor.referee2Ribeiro, Robson Rodrigues
dc.contributor.referee3Cezar Neto, Maurício Correia
dc.contributor.referee4Oliveira Júnior, Juarez de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1140695852007310pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5797130447200641pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9613109623037194pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0704450648274773pt_BR
dc.publisher.departmentBelo Jardimpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTOpt_BR
dc.description.resumoEste relatório apresenta os resultados da pesquisa realizada para construir o repertório escolhido para o meu recital de conclusão de curso, o qual propôs verificar a influência africana na obra de Chiquinha Gonzaga; e apontar a contribuição desta compositora e maestrina para a formação da Música Brasileira, em especial a chamada Música Popular. Para isto, relato um pouco sobre a vida de Chiquinha Gonzaga, desde a infância até sua afirmação como musicista, “pianeira” e compositora, bem como seu engajamento enquanto profissional da música diante dos desafios do seu tempo na busca de uma identidade musical nacional, assinalando a presença das possíveis influências africanas na sua música. É um trabalho qualitativo, com fundamentação teórica bibliográfica, com foco em pesquisas realizadas sobre Chiquinha Gonzaga em dissertações, artigos e livros. Para o recital foram escolhidas as músicas “O Corta Jaca”, “Água do Vintém”, “Sou Morena”, “Fogo Foguinho”, “Zeferina” e “Atraente”, peças que, embora não tenham sido letradas por Chiquinha Gonzaga, refletem através do canto também, as influências aqui abordadas. Estas que, recorrentes e comuns à época da compositora, evidenciam a aproximação dela com a cultura africana em suas manifestações musicais trazidas ao Brasil pelos povos africanos escravizados.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples