Integração curricular no curso técnico Subsequente em Manutenção e Suporte em Informática do IFPE Campus Paulista

Visualizar/ Abrir
Data
2021-12-21Autor
Rodrigues, Heloisa de Melo
http://lattes.cnpq.br/4856660040980107
Santos, Jéssica Priscila Rivas dos
http://lattes.cnpq.br/2143636426317910
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Dentre os princípios que fundamentam a concepção do currículo integrado estão a relação teoria e
prática e a interdisciplinaridade. O ideal para cada curso é que seu Projeto Pedagógico de Curso
(PPC) contemple os princípios do currículo integrado visando a formação dos estudantes para o
mundo do trabalho. Diante deste contexto, o objetivo deste estudo é compreender a integração
curricular promovida pelo PPC do curso técnico subsequente em Manutenção e Suporte em
Informática do IFPE Campus Paulista, tendo como fundamento os princípios da interdisciplinaridade
e da relação entre teoria e prática. Para isto, foi realizada análise documental e aplicação de
questionário via Google Forms e posterior análise descritiva dos dados coletados. Foi possível
perceber que o projeto pedagógico do curso em estudo abrange os princípios da relação teoria e
prática e da interdisciplinaridade e que os egressos respondentes conseguiram perceber relação
entre a teoria e a prática, bem como entre as disciplinas cursadas. Com base na resposta de 42
egressos foi possível concluir que as aulas práticas precisam de maior atenção e desta maneira
este estudo contribui para identificar onde o curso precisa melhorar.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: