Navegação Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica por título
Itens para a visualização no momento 1-18 of 18
-
O ensino do desenho técnico no Campus Garanhuns: análise e proposta de revisão das ementas dos componentes curriculares
(EaDBrasil, 2021-12-20)O debate sobre a relação entre educação e trabalho sempre subsidiou a formatação da política educacional no país. Do período escravocrata, onde a educação era restrita às elites, ao período atual, no qual as iniciativas ... -
Estratégias de ensinagem na EPCT: Limites e possibilidades face ao processo de ensino e aprendizagem
(EaDBrasil, 2021-12-18)Este artigo teve como tema o estudo das estratégias de ensinagem aplicadas a EPCT, objetivando analisar os limites e as possibilidades face ao processo de ensino e aprendizagem, pesquisando as estratégias de ensinagem aplicadas ... -
Ferramenta de apoio didático-pedagógico para inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Metodologias Ativas no ensino profissional, técnico e tecnológico
(Campus IgarassuBrasil, 2021-12-15)A imposição do ensino remoto ocasionado pela pandemia da Covid-19, mostrou que o processo de ensino necessita da utilização de novas técnicas digitais que possibilitem ao estudante ser um sujeito ativo de sua aprendizagem. ... -
Formação técnica e tecnológica: aproximações e distanciamentos no eixo turismo, entretenimento e lazer
(EaDBrasil, 2021-12-15)Objetiva-se neste estudo compreender as aproximações e distanciamentos na formação técnica e tecnológica na área de turismo no IFPE. Assim, foi realizada uma pesquisa documental de abordagem qualitativa baseado no estudo ... -
Impacto das atividades de Ensino Remoto em estudantes: Um estudo de caso em cursos do Ensino Médio Integrado do IFPE – Campus Barreiros
(EaDBrasil, 2020-12-20)O ano de 2020 foi marcado pelo início da Pandemia da COVID-19 no Brasil, a qual obrigou as pessoas a manterem o distanciamento social como medida sanitária de combate ao vírus, nesse tocante às aulas presenciais foram ... -
Proposição de metodologia para reformulação curricular de cursos técnicos integrados ao médio no âmbito da EPCT: inovações, possibilidades e desafios
(EaDBrasil, 2021-12-17)A organização curricular orienta todo e qualquer sistema de formação e seu processo de construção deve fundamentar-se em referenciais éticos, políticos, epistemológicos e pedagógicos. Na educação profissional, os currículos ... -
Proposição de metodologia para reformulação curricular de cursos técnicos integrados ao médio no âmbito da EPCT: inovações, possibilidades e desafios
(RecifeBrasil, 2021-12-17)A organização curricular orienta todo e qualquer sistema de formação e seu processo de construção deve fundamentar-se em referenciais éticos, políticos, epistemológicos e pedagógicos. Na educação profissional, os currículos ... -
Proposição de uma metodologia de ensino voltada para o processo de aprendizagem em circuitos elétricos para alunos do curso técnico em eletrotécnica
(EaDBrasil, 2021-12-21)Neste trabalho de conclusão de curso, uma metodologia de ensino é apresentada para uma das disciplinas de base do curso técnico em eletrotécnica do IFPE – campus Recife: Fundamentos da Eletrotécnica III. Ao verificar as ... -
Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação por Docentes do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Barreiros: Da formação à atuação docente
(EaDBrasil, 2021-12-15)O objetivo deste estudo foi verificar se a formação docente, inicial ou continuada, prepara os professores para utilização adequada das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) em sala de aula. O estudo ...