Mostrar registro simples

dc.creatorRodrigues, Heloisa de Melo
dc.date.accessioned2025-05-13T21:18:13Z
dc.date.available2025-05-13T21:18:13Z
dc.date.issued2021-12-21
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1669
dc.description.abstractAmong the principles that underlie the design of the integrated curriculum are the relationship between theory and practice and interdisciplinarity. The ideal for each course is that its Projeto Pedagógico de Curso (PPC) includes the principles of the integrated curriculum aimed at training students for the world of work. Given this context, the objective of this study is to understand the curricular integration promoted by the PPC of the subsequent technical course in Computer Maintenance and Support at IFPE Campus Paulista, based on the principles of interdisciplinarity and the relationship between theory and practice. For this, documental analysis was performed and a questionnaire was applied via Google Forms and subsequent descriptive analysis of the collected data. It was possible to perceive that the pedagogical project of the course under study covers the principles of the relationship between theory and practice and of interdisciplinarity and that the responding graduates were able to perceive a relationship between theory and practice, as well as between the subjects studied. Based on the response of 42 graduates, it was possible to conclude that the practical classes need more attention and in this way this study helps to identify where the course needs to improve.pt_BR
dc.format.extent22 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8aed. São Paulo: Cortez, 2011. BOLFARINE, H.; BUSSAB, W. Elementos de amostragem. Editora Blucher, 2005. BRASIL. Decreto No 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o par.1 do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei 9.394, de 20/12/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 7.760, 18 de abril de 1997. BRASIL. Decreto No 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2o do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 de julho de 2004. BRASIL. Lei No 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 1, 30 de dezembro de 2008. BRASIL. Resolução CNE/CEB No 06/2012, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, com fundamento no Parecer CNE/CEB no 11/2012. CIAVATTA, M. Trabalho como princípio educativo. Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, p. 408-415, 2009. DE OLIVEIRA, R. A teoria do capital humano e a educação profissional brasileira. Boletim técnico do SENAC, v. 27, n. 1, p. 26-37, 2001. FAVARÃO, N. R. L.; ARAÚJO, C. S. A. Importância da Interdisciplinaridade no Ensino Superior. EDUCERE. Umuarama, v.4, n.2, p.103-115, 2004. FERNANDES, N. L. R. Currículos e Programas da EPCT – Licenciatura em Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Fortaleza: UAB/IFCE, 118p, 2014. FONTES, L. S.; GONTIJO, C. H.; MOREIRA, G. E. Currículo e interdisciplinaridade na formação de professores de matemática: o caso de uma Universidade Goiana. RPEM, Campo Mourão, Pr, v.8, n.17, p.61-78, 2019. FRIGOTTO, G. A. Interdisciplinaridade como Necessidade e como Problema Nas Ciências Sociais. Revista do Centro de Educação e Letras da Unioeste - Campus de Foz do Iguaçu, v. 10, no 1, p. 42-62, 2008. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008. GUIMARÃES, E. R. Política de ensino médio e educação profissional: discursos pedagógicos e práticas curriculares. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco. Centro Educação. Recife, 2008. IFSC. Organizadores: SILVA, A. L. da; GREGGIO, R. P. S.; AGNE, S. A. A. O Currículo integrado no cotidiano da sala de aula. Florianópolis - SC, 2016. KUENZER, A. Z. Educação e trabalho no Brasil: o estado da questão. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Santiago: REDUC, 1991. MANFREDI, S. M. Educação profissional no Brasil: atores e cenários ao longo da história. São Paulo: Paco Editorial, 2017. MAZUCATO, T. Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: FUNEPE, 2018. MINAYO, M. C. de S. et al. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. Projeto Pedagógico do Curso (PPC) técnico subsequente em Manutenção e Suporte em Informática do IFPE Campus Paulista. IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Paulista/PE, 2019. Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI). IFPE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Recife/PE, 2012. PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. RAMOS, M. N. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, v.5, 2014. VASCONCELOS, R. M. O. T. Prática Docente no Ensino Médio Integrado: revisitando seus princípios. 1. ed. Jundiaí [SP]: Paco Editorial, 2020.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEducação, Profissional, Científica e Tecnológicapt_BR
dc.subjectIntegração curricularpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectTeoria e práticapt_BR
dc.titleIntegração curricular no curso técnico Subsequente em Manutenção e Suporte em Informática do IFPE Campus Paulistapt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4856660040980107pt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Rosa Maria Oliveira Teixeira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4342890421232187pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Edilene Rocha
dc.contributor.referee2Ferreira, Danielle de Farias Tavares
dc.contributor.referee3Vasconcelos, Rosa Maria Oliveira Teixeira de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4669859112084836pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0822460673888970pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4342890421232187pt_BR
dc.publisher.departmentPaulista e Recifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.description.resumoDentre os princípios que fundamentam a concepção do currículo integrado estão a relação teoria e prática e a interdisciplinaridade. O ideal para cada curso é que seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC) contemple os princípios do currículo integrado visando a formação dos estudantes para o mundo do trabalho. Diante deste contexto, o objetivo deste estudo é compreender a integração curricular promovida pelo PPC do curso técnico subsequente em Manutenção e Suporte em Informática do IFPE Campus Paulista, tendo como fundamento os princípios da interdisciplinaridade e da relação entre teoria e prática. Para isto, foi realizada análise documental e aplicação de questionário via Google Forms e posterior análise descritiva dos dados coletados. Foi possível perceber que o projeto pedagógico do curso em estudo abrange os princípios da relação teoria e prática e da interdisciplinaridade e que os egressos respondentes conseguiram perceber relação entre a teoria e a prática, bem como entre as disciplinas cursadas. Com base na resposta de 42 egressos foi possível concluir que as aulas práticas precisam de maior atenção e desta maneira este estudo contribui para identificar onde o curso precisa melhorar.pt_BR
dc.creator.name2Santos, Jéssica Priscila Rivas dos
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/2143636426317910pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples