Avaliação das contribuições do curso de nivelamento em Matemática para o êxito e a permanência dos estudantes de Engenharia Elétrica do IFPE - Campus Pesqueira

Visualizar/ Abrir
Data
2021-12-16Autor
Leite, Charlene Tereza da Silva Dias
http://lattes.cnpq.br/4485151591100886
Almeida, Jailson de Arruda
http://lattes.cnpq.br/9210457908444449
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta investigação buscou avaliar as contribuições do curso de nivelamento em Matemática para o
efetivo êxito e permanência dos estudantes no curso de Engenharia Elétrica do IFPE - Campus
Pesqueira. Desenvolvemos uma pesquisa exploratória e descritiva e, quanto à abordagem, foi
classificada como quantitativa e qualitativa. A instituição que serviu de campo para a realização do
estudo foi o IFPE - Campus Pesqueira e os sujeitos participantes foi composto por 3 docentes e 25
estudantes. Para a construção dos dados, realizamos uma pesquisa documental, entrevistas
estruturadas e aplicação de questionários. Evidenciamos que o curso de nivelamento, em geral,
funciona como um instrumento importante de aprendizado para os estudantes do Bacharelado em
Engenharia Elétrica, implicando, ainda, em ganhos do ponto de vista do êxito e da permanência
destes estudantes na Instituição. Contudo, entre os participantes do nivelamento, ainda prevalece
um número significativo de reprovações na disciplina de Cálculo 1, o que requer a implementação
de estratégias voltadas ao seu aprimoramento e consolidação.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: