Mostrar registro simples

dc.creatorLeite, Charlene Tereza da Silva Dias
dc.date.accessioned2025-05-13T14:07:35Z
dc.date.available2025-05-13T14:07:35Z
dc.date.issued2021-12-16
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1666
dc.description.abstractThis investigation sought to evaluate the contributions of the Mathematics leveling course for the effective success and permanence of students in the Electrical Engineering course at IFPE - Campus Pesqueira. We developed an exploratory and descriptive research and, regarding the approach, it was classified as quantitative and qualitative. The institution that served as the field for the study was the IFPE - Campus Pesqueira and the participating subjects consisted of 3 professors and 25 students. For the construction of the data, we carried out a documental research, structured interviews and application of questionnaires. We show that the leveling course, in general, works as an important learning tool for students of the Bachelor of Electrical Engineering, also implying gains in terms of success and the permanence of these students in the Institution. However, among the leveling participants, a significant number of disapprovals in the Calculus 1 subject still prevails, which requires the implementation of strategies aimed at its improvement and consolidation.pt_BR
dc.format.extent20 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAMARAL, C. A. N.; GONÇALVES JÚNIOR, E. Projeto de nivelamento em Matemática: uma proposta para diminuir o índice de reprovação em Cálculo 1 nas engenharias. Revista de Ensino de Engenharia, v. 37, n. 3, p. 9-17, 2018. BARRETO, L. K. S.; FIGUEIREDO, M. F. A.; MEDEIROS, C. M.; ALVES, M. V. P. C. F. Linguagem, comunicação e inclusão: a importância do curso de nivelamento em língua portuguesa para os cursos superiores de tecnologia da Universidade Potiguar – UnP. Revista Connexio, v. 1, n. 2, p. 99-112, fev./jul. 2012. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução no 2, de 24 de abril de 2019. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Engenharia. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 26 abr. 2019. CAETANO, R.; GONÇALVES, R. D.; CASTRO, D. R. Contribuições do curso de Matemática para o aprendizado dos estudantes de Engenharia do DCHT campus XXIV/UNEB. Revista Sertão Sustentável, v. 2, n. 1, p. 13-22, 2020. CASTRO, L. P. V.; MALACARNE, V. Conceituando a evasão escolar no Brasil. In: Anais Eletrônico VII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica. Centro Universitário de Maringá. Editora CESUMAR, Maringá/PR, 2011. CNI – Confederação Nacional da Indústria. Mais da metade dos estudantes abandona cursos de engenharia. 2013. Disponível em: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/educacao/mais-da-metade-dos- estudantes-abandona-cursos-de-engenharia. Acesso em: 30 jul. 2021. COSTA, L. M. C. L. Proposta de um curso de nivelamento de física básica em tópicos de mecânica e avaliação da aprendizagem em física de alunos ingressantes nos cursos de engenharia. 2015. 261 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2015. CRUZ NETO, O. O trabalho de campo como descoberta e criação. In: MINAYO, M. C. S (Org.); DESLANDES, S. F.; CRUZ NETO, O.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 1994. DORE, R.; LÜSCHER, A. Z. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de Pesquisa, v. 41, n. 144, set./dez. 2011. FONTANA, F. Técnicas de pesquisa. In: MAZUCATO, T. (Org.). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: FUNEPE, 2018. IFPE. IFPE Campus Pesqueira oferta cursos de pré-física e pré-cálculo. 2019. Disponível em: https://portal.ifpe.edu.br/campus/pesqueira/noticias/ifpe-campus- pesqueira-oferta-cursos-de-pre-fisica-e-pre-calculo. Acesso em: 08 mar. 2021. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Notícias SAEB, 2010. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt- br/assuntos/noticias/saeb/no-ensino-medio-67-dos-estudantes-tem-desempenho- critico-em-matematica. Acesso em: 08 mar. 2021. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Informe estatístico do MEC revela melhoria do rendimento escolar. 1998. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo- escolar/informe-estatistico-do-mec-revela-melhoria-do-rendimento-escolar. Acesso em: 08 mar. 2021. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Instrumento de avaliação de cursos de graduação presencial e a distância reconhecimento e renovação de reconhecimento. Brasília: INEP/MEC, 2017. MARCONI, M. A.; E. M. LAKATOS. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. MAZUCATO, T. Métodos. In: MAZUCATO, T. (Org.). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: FUNEPE, 2018. MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. MOREIRA, L. K. R; LAMBERT, A. S.; CASTRO, R. C. A. M. Educação Profissional e Tecnológica: permanência e evasão em foco. Revista Brasileira de Educação e Saúde, v. 8, n. 4, p. 48-53, out-dez. 2018. OLIVEIRA, D. M.; OLIVEIRA, C. A. M. Dificuldades no processo de ensino aprendizagem da disciplina de cálculo diferencial e integral em cursos de engenharia. Anais do VI CONEDU – Congresso Nacional de Educação. Fortaleza, 2019. PINHEIRO, N. A. M.; MORETTI, M. T. Conhecimento matemático reflexivo no ensino de cálculo diferencial e integral: uma contribuição para as discussões sobre ciência, tecnologia e sociedade. Anais do II SIPEM – Simpósio Internacional de Pesquisa e Educação Matemática. Santos, 2003. PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. RAMOS NETO, J. O. evasão escolar nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma análise dos planos estratégicos de permanência e êxito. Educação em Revista, v. 20, n. 2, p. 7-24, jul./dez. 2019. SILVA FILHO, R. L. L.; MOTEJUNAS, P. R.; HIPÓLITO, O.; LOBO, M. B. C. M. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 641-659, set./dez. 2007. VALENTE, P. S.; MORAES, R. L. Fundamentos de Matemática: Uma Análise das Dificuldades Apresentadas pelos Integrantes nos Cursos de Engenharia da Universidade Federal do Pará em 2014. Revista Eletrônica Engenharia Viva, v. 3, n. 1, p. 17-29, jan./jun 2016. VELOSO, C. M. L; COUTO, A. C. S. R.; VALENTIM, M. C. O nivelamento escolar como instrumento de redução da evasão no curso de engenharia civil de uma faculdade privada situada na região de Venda Nova. The Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 4, n. 4, 2018.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEducação Profissional, Científica e Tecnológicapt_BR
dc.subjectAprendizagem matemáticapt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectNivelamentopt_BR
dc.titleAvaliação das contribuições do curso de nivelamento em Matemática para o êxito e a permanência dos estudantes de Engenharia Elétrica do IFPE - Campus Pesqueirapt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4485151591100886pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, José Roberto Tavares de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5529513680269827pt_BR
dc.contributor.referee1Lira, Magadã Marinho Rocha de
dc.contributor.referee2Almeida, Fernando Emilio Leite
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7130809186098813pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6861562346345184pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoEsta investigação buscou avaliar as contribuições do curso de nivelamento em Matemática para o efetivo êxito e permanência dos estudantes no curso de Engenharia Elétrica do IFPE - Campus Pesqueira. Desenvolvemos uma pesquisa exploratória e descritiva e, quanto à abordagem, foi classificada como quantitativa e qualitativa. A instituição que serviu de campo para a realização do estudo foi o IFPE - Campus Pesqueira e os sujeitos participantes foi composto por 3 docentes e 25 estudantes. Para a construção dos dados, realizamos uma pesquisa documental, entrevistas estruturadas e aplicação de questionários. Evidenciamos que o curso de nivelamento, em geral, funciona como um instrumento importante de aprendizado para os estudantes do Bacharelado em Engenharia Elétrica, implicando, ainda, em ganhos do ponto de vista do êxito e da permanência destes estudantes na Instituição. Contudo, entre os participantes do nivelamento, ainda prevalece um número significativo de reprovações na disciplina de Cálculo 1, o que requer a implementação de estratégias voltadas ao seu aprimoramento e consolidação.pt_BR
dc.creator.name2Almeida, Jailson de Arruda
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/9210457908444449pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples