dc.creator | Cunha, Paulo José de Albuquerque Marques | |
dc.date.accessioned | 2025-03-27T15:42:33Z | |
dc.date.available | 2025-03-27T15:42:33Z | |
dc.date.issued | 2021-12-20 | |
dc.identifier.citation | CUNHA, Paulo José de Albuquerque Marques da. O ensino do desenho técnico no Campus Garanhuns: análise e proposta de revisão das ementas dos componentes curriculares. 2021. TCC (Especialização em Educação Profissional, Científica e Tecnológica) – Diretoria de Educação a Distância, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1565 | |
dc.description.abstract | The debate on the relationship between education and work has always supported the formatting of educational policy in the country. From the slavery period, where education was restricted to the elites, to the current period, it does not qualify as universalization initiatives, it took education to the less favored classes, and government policies have been guided by competent local and international societies. Even though there is talk of a search for holistic training, integrating technical and propaedeutic knowledge, the IFs support their pedagogical proposals in the demands of regional and local markets, justifying the creation of courses through these realities. At the IFPE Campus Garanhuns, the political pedagogical projects of the courses offered are based on meeting the demands of the Southern Agreste, forming modern professionals capable of using new technologies. In this context, realizing a standardization of contents practiced in the classroom during the teaching of technical design for several courses on the Campus, this research analyzed the teaching of curricular components, offered in this disciplinary field, seeking to identify its coherence with the PPC's and proposing reformulations. For this purpose, technical courses in electro-electronics (subsequent and integrated) and the course in electrical engineering were analyzed, as well as the syllabus of the aforementioned curricular components. At the end of the analysis, it can be seen that, more than standardizations, the components are improved in different ways, in addition to being outdated in relation to the use of new technologies and the training expected by the labor market. In this context, a survey suggested modifications in the component menus, hoping to contribute to the students' training process. | pt_BR |
dc.format.extent | 57p | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 2004, p. 18. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm.
Acesso em: 14 nov. 2020.
BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em wwwp.fc.unesp.br/~lizanata/LDB%204024-61
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12 dez 2021.
BRASIL. Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008.
BRASIL. Resolução nº 04/99. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/resol0499.pdf. Acesso em: 2 nov 2021.
BRASIL. Secretaria de Desenvolvimento Regional. Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Agreste Meridional de Pernambuco. Brasília, 2011. Disponível em: www.ifpe.edu.br/o-ifpe/institucional. Consultado em: 02 dez 2021.
FONTANA, F. Técnicas de pesquisa. In: ZAMBELLO et all. Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Organizador por Thiago Mazucato. Penápolis: FUNEPE, 2018.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educação e sociedade, Campinas, v. 24, n. 82, p. 93-130, Abr 2003. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000100005 &lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 Nov. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/S0101- 73302003000100005.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio: avanços e entraves nas suas modalidades. Educação e sociedade, Campinas , v. 32, n. 116, p. 619-638, jul-set. 2011 . Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v32n116/a02v32n116.pdf. Acesso em: 15 Nov. 2020.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
IFPE. Projeto pedagógico do curso de engenharia elétrica. Garanhuns: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, 2019.
IFPE. Projeto pedagógico do curso técnico em eletroeletrônica integrado ao ensino médio. Garanhuns: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, 2012.
IFPE. Projeto pedagógico do curso técnico subsequente em eletroeletrônica Garanhuns: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, 2013.
KUENZER, A.Z. Educação e Trabalho do Brasil: O estado da questão. Brasília: INEP, 1991. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/ texto/me002671.pdf. Acesso em: 08 set 2021.
MAZUCATO, T. Método. In: ZAMBELLO et all. Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Organizador por Thiago Mazucato. Penápolis: FUNEPE, 2018.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
PE-AZ. Site Pernambuco de A-Z. Agreste Meridional. (on-line). Olinda, PE. Disponível em: https://pe-az.com.br/o-estado-2/regioes/288-agreste-meridional. Consultado em: 02 dez 2021.
PERNAMBUCO. Lei complementar n. 388, de 27 de abril de 2018. Regulamenta o disposto no § 3º do art. 25 da Constituição Federal. Recife: Assembléia Legislativa de Pernambuco, 2018. Disponível em: https://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?tiponorma=2&numero=388&complemento=0 &ano=2018&tipo=&url=. Acesso em: 04 out 2021.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Rev. Bras. Educ. 12, 152–165, 2007.
SEGNINI, L.R.P. Educação e trabalho: uma relação tão necessária quanto insuficiente. São Paulo em Perspect. 14, 72–81, 2000. https://doi.org/10.1590/s0102-
88392000000200011
TOMÉ, A.C.A. Trabalho e/ou educação: história da educação profissional no Brasil. Tear Rev. Educ. Ciência e Tecnol. Canoas, 1, 1–13, 2012.
ZAMBELLO, A. V. et all. Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Organizador: Thiago Mazucatto. Penápolis: FUNEPE, 2018.
ZITZKE, Viviane et al. A presença da dualidade estrutural no ensino médio integrado à educação profissional técnica: um estudo de caso no IFSUL/CAVG. in: IV Colóquio Nacional, I Colóquio Internacional: A Produção do conhecimento em educação profissional, 2017, Natal/RN. Disponível em: https://ead.ifrn.edu.br/coloquio/anais/2017/trabalhos/eixo1/E1A11.pdf. Acesso em: 15 nov. 2020. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Educação, Profissional, Científica e Tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Desenho técnico | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.title | O ensino do desenho técnico no Campus Garanhuns: análise e proposta de revisão das ementas dos componentes curriculares | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0711675055167429 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Leite, Marcos Antônio Pessôa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3866953587132741 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima, José Roberto Tavares de | |
dc.contributor.referee2 | Azevedo, Wilker Victor da Silva | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5529513680269827 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9569952046882120 | pt_BR |
dc.publisher.department | EaD | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.description.resumo | O debate sobre a relação entre educação e trabalho sempre subsidiou a formatação da política educacional no país. Do período escravocrata, onde a educação era restrita às elites, ao período atual, no qual as iniciativas de universalização levaram a educação às classes menos favorecidas, as políticas governamentais têm sido pautadas por circunstâncias econômicas locais e internacionais. Ainda que se fale em uma busca por uma formação holística, integrando os conhecimentos técnico e propedêutico, os IF’s sustentam suas propostas pedagógicas em demandas de mercados regionais e locais, justificando a criação de cursos por meio dessas realidades. No IFPE Campus Garanhuns, os projetos pedagógicos dos cursos ofertados fundamentam-se no atendimento de demandas do Agreste Meridional, formando profissionais modernos e aptos ao uso de novas tecnologias. Nesse contexto, percebendo-se uma padronização de conteúdos praticados em sala de aula durante o ensino de desenho técnico para diversos cursos do Campus, essa pesquisa analisou o ensino dos componentes curriculares, ofertados desse campo disciplinar, buscando identificar sua coerência com os PPC’s e propondo reformulações. Para isso, teve como objeto de análise os dos cursos técnicos em eletroeletrônica (subsequente e integrado) e o curso de engenharia elétrica e as ementas dos citados componentes curriculares. Ao fim da análise, percebeu-se que mais do que padronizações, os componentes são descritos de maneira diferentes, além de revelarem-se defasados em relação ao uso de novas tecnologias e à formação esperada pelo mercado de trabalho. Nesse contexto, a pesquisa sugeriu modificações nas ementas desses componentes, esperando contribuir para o processo formativo dos discentes. | pt_BR |