Estratégias de ensinagem na EPCT: Limites e possibilidades face ao processo de ensino e aprendizagem

Visualizar/ Abrir
Data
2021-12-18Autor
Pereira, Flavia Simone Jerônimo
http://lattes.cnpq.br/5007202546991721
Sousa, Andréa Gonçalves de
http://lattes.cnpq.br/4763039729139586
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo teve como tema o estudo das estratégias de ensinagem aplicadas a EPCT, objetivando analisar os
limites e as possibilidades face ao processo de ensino e aprendizagem, pesquisando as estratégias de ensinagem
aplicadas aos componentes de Desenho Auxiliado por Computador e Projetos de Instalações Elétricas. Desta
forma, é uma pesquisa qualitativa, com método de abordagem dedutivo e método de procedimento monográfico,
onde a partir de um questionário disponibilizado para os discentes do curso técnico em eletrotécnica do
Instituto Federal de Pernambuco - Campus Recife, identificou-se as principais dificuldades de aprendizagem
relatadas por estes estudantes, as que se destacaram foram no uso de alguns comandos do AutoCAD e
necessidade de revisão de conteúdos de Instalações Elétricas, estar matriculado em muitas disciplinas no
mesmo semestre, tempo em realizar as atividades propostas. A partir disso foram propostas estratégias de
ensinagem, aplicadas a EPCT, para auxiliar a prática de ensino com o intuito de minimizar estas dificuldades.
Assim, teve-se como proposta de estratégias de ensinagem o Estudo Dirigido e Mapa conceitual. E também a
manutenção de Estudo de Caso e visitas técnicas às obras que já vem sendo realizadas nas aulas de Projetos
Foi sugerido o uso de novos softwares nos cursos destas disciplinas e, consequentemente, atualização de suas
ementas.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: