Mostrar registro simples

dc.creatorPereira, Flavia Simone Jerônimo
dc.date.accessioned2025-03-27T14:55:58Z
dc.date.available2025-03-27T14:55:58Z
dc.date.issued2021-12-18
dc.identifier.citationSOUSA, Andréa Gonçalves de; Pereira, Flávia Simone Jerônimo. Estratégias de ensinagem na EPCT: Limites e possibilidades face ao processo de ensino e aprendizagem. 2021. TCC (Especialização em Educação Profissional, Científica e Tecnológica) – Diretoria de Educação a Distância, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1564
dc.description.abstractThis article had as its theme the study of teaching strategies applied to EPCT, aiming to analyze the limits and possibilities facing the teaching and learning process, researching the teaching strategies applied to the components of Computer Aided Design and Electrical Installations Projects. In this way, it is a qualitative research, with a deductive approach method and a monographic procedure method, where from a questionnaire made available to the students of the technical course in electrical engineering at the Federal Institute of Pernambuco - Campus Recife, the main difficulties of learning reported by these students, the ones that stood out were the use of some AutoCAD commands and the need to review the contents of Electrical Installations, being enrolled in many subjects in the same semester, time to carry out the proposed activities. From this, teaching strategies were proposed, applied to EPCT, to help the teaching practice in order to minimize these difficulties. Thus, the Directed Study and Concept Map were proposed as teaching strategies. And also the maintenance of Case Studies and technical visits to the works that are already being carried out in the Project classes It was suggested the use of new software in the courses of these disciplines and, consequently, updating their menus.pt_BR
dc.format.extent20ppt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAlmeida, I. N. S.; Queiroz, M. C. C.; Carvalho, V. D. R. As estratégias de ensinagem em tempo de modernidade líquida: Concepções e vivências no ensino superior. Revista Multidebates, Palmas, v. 1, n. 2, p. 113-125, 22 nov. 2017. Disponível em: http://revista.faculdadeitop.edu.br/. Acesso em: 12 dez. 2021. Anastasiou, L. G. C. & Alves, L. P. (Org.) (2015). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 9. ed. Joinville: Univille. Barbosa, H. B.; Machado, L. R. S.; Afonso, M. L. M.. Reflexões sobre a docência na educação profissional e tecnológica. Revista Labor, Fortaleza/Ceará, v. 1, n. 24, p. 62-81, 1 set. 2020. DOI https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.44352. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/index. Acesso em: 25 nov. 2021. Brasil, 2008. Lei no 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 145, n. 253, p-1-3, 30 dez. 2008. Brasil, 2021. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Disponível em: < http://cnct.mec.gov.br/> Acesso em: 11 dez. 2021. Cadian Brasil. Programa CAD CADIAN® – O melhor clone funcional do programa CAD AutoCAD®. Belo Horizonte, 2021. Disponível em: < https://cadian.com.br/cad- cadian/> . Acesso em: 09 dez. 2021. Campestrini, T. F., Garrido, M. C., MENDES JUNIOR, R., Scheer, S., & Freitas, M. D. C. D. Entendendo BIM. Curitiba, PR, 2015. Castaman, A. S.; Rodrigues, R. A. Práticas pedagógicas: experiências inovadoras na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 21, ed. 68, p. 393-408, jan./mar. 2021. DOI 10.7213/1981-416X.21.068.AO05. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/. Acesso em: 14 dez. 2021. Ficanha, A. M. M. et al. Uso de mapa conceitual para aprendizagem de conceitos de química na educação profissional. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ). Anais. Florianópolis, SC, Brasil, 2016. Filho, G. C. D. 10 Estratégias didáticas para a educação profissional. Instituto Federal de Santa Catarina, 2019. 92p. Dissertação de mestrado. Garcia, A. C.; Dorsa, A. C. & Oliveira, E. M. Educação Profissional no Brasil: Origem e Trajetória. Revista Vozes dos Vales, Ano VII, n.13, p.1-18, mai. 2018. Gil, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. a Edição. São Paulo: Atlas S.A, 2008. Guerra, C.; Carvalho, A. S. Mapas Conceituais como recurso didático-pedagógico para o ensino de literatura na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Cocar, Belém, v. 15, n. 33, p. 1-18, 1 dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar. Acesso em: 9 dez. 2021. Marconi, M. A. & Lakatos, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 5a Edição. São Paulo: Atlas, 2003. Nogueira, M. C. S. Estratégias de Ensinagem aplicadas nas instituições de ensino superior - IES. Revista Científica da Faculdade de Balsas, Balsas, v. 6, n. 1, p. 1-7, 22 ago. 2019. Disponível em: http://revista.unibalsas.edu.br/. Acesso em: 12 dez. 2021. Oliveira, G.A.F.; Bispo, L.F; C. Santos, M.G; Oliveira, P. S.; Moura, R.S.; Paganotti, L. A. Desenvolvimento de uma bancada didática de Instalações Elétricas prediais, de baixo custo, para utilização em laboratórios de engenharia elétrica e cursos afins. RCT, Revista de Ciência e Tecnologia, ISSN 2447-7028, V.6, p. 1-13, 2020. Disponível em: https:// www.revistaufrr.br/rct. Acesso em: 03/01/2022. Prodanov, C. C. & Feitas, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2a Edição. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Severo, C. E. P. Uma abordagem interdisciplinar na prática educativa em educação profissional e tecnológica. In: Novas Tecnologias na Educação. V. 14 n. 2, dezembro, 2016. Simas, T. B, Silva, J. L. A.; Carvalho, C. M. Uma análise dos softwares CAD e BIM nos projetos pedagógicos dos cursos de Arquitetura em instituições públicas brasileiras. The Journal of Engineering and Exact Sciences, Viçosa, v. 07, n. 01, p. 1-12, 16 ago. 2021. DOI 10.18540/jcecvl7iss1pp12304-01-12e. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/ojs/jcec. Acesso em: 9 dez. 2021. Sketchup. SketchUp for Schools. Disponível em: <https://www.sketchup.com/> Acesso em: 11 dez. 2021. Vieira, J. A.; Vieira, M. M. M.; Pasqualli, R.; Vieira, M. L. O estudo dirigido como estratégia de ensino da educação profissional e tecnológica: singularidades e perspectivas. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 12, p. e151101220242, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i12.20242. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/20242. Acesso em: 9 dec. 2021. Vieira, J. A.; Vieira, M. M. M.; Pasqualli, R. Estudo de caso como estratégia de ensino para a Educação Profissional e Tecnológica. Série-Estudos, Campo Grande, MS, v. 22, n. 44, p. 143-159, jan./abr. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.20435/serie- estudos.v22i44.1012 Zambelo, A. V., Soares, A. G., Tauil, C. E., Donzelli, C. A., Fontana, F., Chotolli, W. P. Metodologia do Trabalho Científico. 1a Edição. Penápolis: FUNEPE, 2018.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEstratégias de ensinopt_BR
dc.subjectEducação, Profissional, Científica e Tecnológicapt_BR
dc.subjectInstalações elétricaspt_BR
dc.titleEstratégias de ensinagem na EPCT: Limites e possibilidades face ao processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5007202546991721pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva Neta, Maria de Lourdes da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5301006494209944pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Jardiene Manuela Santos da Silva
dc.contributor.referee2Monteiro, Rachel Rachelley Matos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9629474795925589pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3450744141624276pt_BR
dc.publisher.departmentEaDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoEste artigo teve como tema o estudo das estratégias de ensinagem aplicadas a EPCT, objetivando analisar os limites e as possibilidades face ao processo de ensino e aprendizagem, pesquisando as estratégias de ensinagem aplicadas aos componentes de Desenho Auxiliado por Computador e Projetos de Instalações Elétricas. Desta forma, é uma pesquisa qualitativa, com método de abordagem dedutivo e método de procedimento monográfico, onde a partir de um questionário disponibilizado para os discentes do curso técnico em eletrotécnica do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Recife, identificou-se as principais dificuldades de aprendizagem relatadas por estes estudantes, as que se destacaram foram no uso de alguns comandos do AutoCAD e necessidade de revisão de conteúdos de Instalações Elétricas, estar matriculado em muitas disciplinas no mesmo semestre, tempo em realizar as atividades propostas. A partir disso foram propostas estratégias de ensinagem, aplicadas a EPCT, para auxiliar a prática de ensino com o intuito de minimizar estas dificuldades. Assim, teve-se como proposta de estratégias de ensinagem o Estudo Dirigido e Mapa conceitual. E também a manutenção de Estudo de Caso e visitas técnicas às obras que já vem sendo realizadas nas aulas de Projetos Foi sugerido o uso de novos softwares nos cursos destas disciplinas e, consequentemente, atualização de suas ementas.pt_BR
dc.creator.name2Sousa, Andréa Gonçalves de
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/4763039729139586pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples