Proposição de metodologia para reformulação curricular de cursos técnicos integrados ao médio no âmbito da EPCT: inovações, possibilidades e desafios
Visualizar/ Abrir
Data
2021-12-17Autor
Paiva, Christianne Torres de
http://lattes.cnpq.br/2765618681887335
Silva, Jardiene Manuela Santos da
http://lattes.cnpq.br/9629474795925589
ORCID 0000-0001-6557-6658
http://lattes.cnpq.br/7130809186098813
Lira, Magadã Marinho Rocha de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A organização curricular orienta todo e qualquer sistema de formação e seu processo de construção deve
fundamentar-se em referenciais éticos, políticos, epistemológicos e pedagógicos. Na educação profissional, os
currículos devem ser reflexo de um processo dinâmico e contínuo desencadeado pelas demandas educacionais,
do mundo do trabalho, das questões sociais, econômicas e ainda de ordem legal e institucional. Contudo, o
processo de reorganização curricular não é tão simples, mas deve ser facilitado pela adoção de modelos que
possibilitem essa ação sem prejuízo institucional ou na formação dos estudantes e que ainda solidifiquem a
qualidade de ensino que é a marca da educação profissional na Rede Federal. Desta forma, foi realizada uma
pesquisa bibliográfica e documental com o objetivo de propor uma metodologia para reformulação de currículos
de cursos técnicos integrados ao médio no âmbito da EPCT, considerando as inovações, possibilidades e desafios
do contexto atual. Assim, foi proposto um modelo constituído por etapas de Planejamento, Definição de critérios
e Divulgação e Monitoramento. Tais etapas devem ocorrer através de um processo democrático e participativo.
Para sua execução, sugere-se um check list de atividades e a criação de um cronograma, além do estabelecimento
de uma agenda prévia de ações.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: