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dc.creatorPaiva, Christianne Torres de
dc.date.accessioned2024-08-20T13:46:08Z
dc.date.available2024-08-20T13:46:08Z
dc.date.issued2021-12-17
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1323
dc.description.abstractThe curricular organization guides any training system and its construction process must be based on ethical, political, epistemological and pedagogical references. In professional education, curricula must reflect a dynamic and continuous process triggered by educational demands, from the world of work, social and economic issues, as well as legal and institutional issues. However, the curricular reorganization process is not so simple, but it should be facilitated by the adoption of models that allow this action without institutional or student training losses and that further solidify the quality of teaching that is the hallmark of professional education in the Federal Network. Thus, a bibliographical and documental research was carried out with the objective of proposing a methodology for reformulating the curriculum of technical courses integrated to high school within the scope of the EPCT, considering the innovations, possibilities and challenges of the current context. Thus, a model consisting of Planning, Criteria Definition and Disclosure and Monitoring stages was proposed. Such steps must take place through a democratic and participatory process. For its execution, a checklist of activities and the creation of a schedule are suggested, in addition to the establishment of a previous agenda of actions.pt_BR
dc.format.extent19 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino Técnico Integradopt_BR
dc.subjectReformulação Curricularpt_BR
dc.titleProposição de metodologia para reformulação curricular de cursos técnicos integrados ao médio no âmbito da EPCT: inovações, possibilidades e desafiospt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2765618681887335pt_BR
dc.contributor.advisor1Lira, Magadã Marinho Rocha de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7130809186098813pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Carlos Marques
dc.contributor.referee2Melo, Etelino José Monteiro Vera Cruz Feijó de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8605644517263043pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0070301370900129pt_BR
dc.publisher.departmentEaDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.description.resumoA organização curricular orienta todo e qualquer sistema de formação e seu processo de construção deve fundamentar-se em referenciais éticos, políticos, epistemológicos e pedagógicos. Na educação profissional, os currículos devem ser reflexo de um processo dinâmico e contínuo desencadeado pelas demandas educacionais, do mundo do trabalho, das questões sociais, econômicas e ainda de ordem legal e institucional. Contudo, o processo de reorganização curricular não é tão simples, mas deve ser facilitado pela adoção de modelos que possibilitem essa ação sem prejuízo institucional ou na formação dos estudantes e que ainda solidifiquem a qualidade de ensino que é a marca da educação profissional na Rede Federal. Desta forma, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental com o objetivo de propor uma metodologia para reformulação de currículos de cursos técnicos integrados ao médio no âmbito da EPCT, considerando as inovações, possibilidades e desafios do contexto atual. Assim, foi proposto um modelo constituído por etapas de Planejamento, Definição de critérios e Divulgação e Monitoramento. Tais etapas devem ocorrer através de um processo democrático e participativo. Para sua execução, sugere-se um check list de atividades e a criação de um cronograma, além do estabelecimento de uma agenda prévia de ações.pt_BR
dc.creator.name2Silva, Jardiene Manuela Santos da
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/9629474795925589pt_BR
dc.creator.ID3ORCID 0000-0001-6557-6658pt_BR
dc.creator.Lattes3http://lattes.cnpq.br/7130809186098813pt_BR
dc.creator.name3Lira, Magadã Marinho Rocha de


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