dc.relation | ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Nota de repúdio
às Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional e Tecnológica.
2021. Disponível em: https://www.anped.org.br/news/nota-de-repudio-novas-diretrizes-
curriculares-nacionais-para-educacao-profissional-e Acesso em 30 jul 2021.
BRASIL, R. F; NORTE, R. G. O currículo e a educação profissional no Brasil como
desenvolvimento humano. In: IV COLÓQUIO NACIONAL E I COLÓQUIO
INTERNACIONAL – A produção do conhecimento em educação profissional. IFRN,
Anais...Natal – RN, 2017. Disponível em: https://ead.ifrn.edu.br/coloquio/wp-
content/uploads/2019/10/O-CURR%C3%8DCULO-E-A-EDUCA%C3%87%C3%83O-
PROFISSIONAL-NO-BRASIL-COMO-DESENVOLVIMENTO-HUMANO.pdf. Acesso em:
15 nov 2021.
BRASIL. Lei no 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera a Lei n o 9.394, de 20 de dezembro
de 1996. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-
2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 29 jun 2021.
BRASIL; MEC; CNE. Resolução no 3, de 21 de novembro de 2018a. Atualiza as Diretrizes
Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=102481-
rceb003-18&category_slug=novembro-2018-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 30 jun 2021
BRASIL; MEC; CNE. Resolução no 4, de 17 de dezembro de 2018b. Institui a Base Nacional
Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM). Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/104101-rcp004-18/file. Acesso em 29 jul
2021.
BRASIL; MEC; CNE. Resolução no 2, de 15 de dezembro de 2020. Aprova a quarta edição
do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2020-pdf/167211-rceb002-20/file Acesso em 31
jul 2021.
BRASIL; MEC; CNE. Resolução no 1, de 05 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes
Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Disponível
em:https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-
297767578. Acesso em: 30 jul 2021.
BUENO, Eliane de Souza Silva. A reformulação do projeto pedagógico do curso técnico em
agropecuária do Instituto Federal do Triângulo Mineiro –Campus Uberlândia: possibilidades e
desafios de articulação. In: Colóquio Nacional - A Produção do Conhecimento Em Educação
Profissional. II, 2013, Natal - RN. Anais...Natal: IFRN, 2013. Disponível
em:https://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle/1044/1312/A%20REFORMULA%C3%87%
C3%83O%20DO%20PROJETO%20PEDAG%C3%93GICO%20DO%20CURSO%20T%C3
%89CNICO%20M%20AGROPECU%C3%81RIA%20DO%20NSTITUTO%20FEDERAL%
20DO%20TRI%C3%82NGULO%20MINEIRO%20C%C3%82MPUS%20UBERL%C3%82
NDIA%20POSSIBILIDADES%20E%20DESAFIOS%20DE%20ARTICULA%C3%87%C3
%83O.pdf?sequence=1. Acesso em: 29 set.2021
CATAPAN, Araci Hack; KASSICK, Clóvis Nicanor; OTERO, Walter Ruben Iriondo.
Metodologia para elaboração de matriz curricular: integração e transversalidade. Poiésis -
Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, [S.l.], v. 10, p. 27-45, nov. 2016. ISSN
2179-2534. Disponível em:
http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/4229/2861. Acesso
em: 22 jul. 2021.
ESCOTT, C. M. Educação Profissional e Tecnológica: avanços, retrocessos e resistência na
busca por uma educação humana integral. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 29, n.
jan/dez, p. 1-16, 2020. Disponível em:
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11145.
Acesso em: 5 dez. 2021.
FÓRUM DE DIRIGENTES DE ENSINO/CONIF. Diretrizes indutoras para a oferta de
cursos técnicos integrados ao ensino médio na Rede Federal de Educação Profissional,
Científica e Tecnológica, 2018. Disponível em:
https://portal.conif.org.br/images/Diretrizes_EMI_-_Reditec2018.pdf Acesso em 30 jul 2021.
GARCIA, Adilso de Campos; DORSA, Arlinda Cantero ; OLIVEIRA, Edilene Maria de; CASTILHO,
Maria Augusta de. Educação profissional no Brasil: origem e trajetória. Revista Vozes dos Vales,
UFVJM – MG – Brasil – No 13 – Ano VII – 05/2018. Disponível em: www.ufvjm.edu.br/vozes Acesso
em: 10 dez 2021.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
220 p. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-
tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf Acesso em 11 jul. 2021.
KUENZER, Acacia Zeneida. Trabalho e escola: a flexibilização do ensino médio no contexto
do regime de acumulação flexível. Educação & Sociedade.2017, vol.38, n.139, pp.331-354.
Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-
73302017000200331&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 02 dez. 2021.
LOPES, Marcelo Wilton Vieira. Educação Profissional entre os anos 30 e 90: uma história de
subordinação aos processos produtivos no contexto brasileiro. Research, Society, and
Devolepment. V. 8(10), 2019.
MANFREDI, Silvia. Educação profissional no Brasil: atores e cenários ao longo da
história. São Paulo: Paco Editorial, 2016.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia
científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 310p. Disponível em:
http://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-
india/view. Acesso em 11 jul. 2021.
MAZUCATO, Thiago (Org.). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis:
FUNEPE, 2018 (p. 51-59).
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em
saúde. 5. ed. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 1998. Disponível em:
https://doi.org/10.1590/S0102-311X1992000300013. Acesso em 26 jul. 2021.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E
TECNOLÓGICA. Um novo modelo em educação profissional e tecnológica: concepção e
diretrizes, 2010. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6691-if-
concepcaoediretrizes&Itemid=30192 Acesso em 10 dez. 2021.
OLIVEIRA, Salvador Rodrigues de; BATISTA, Sueli Soares dos Santos; ALMEIDA, Ivanete
Bellucci Pires de. Teorias e práticas curriculares na educação profissional e tecnológica.Research, Society and Development, v. 9, n.1, e16711807, 2020. Disponível em:
https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7342137. Acesso em 05 dez. 2021.
PACHECO, E. Institutos federais: uma revolução na educação tecnológica. São Paulo:
Moderna, 2011.
PACHECO, Eliezer. Fundamentos político-pedagógicos dos Institutos Federais : diretrizes
para uma educação profissional e tecnológica transformadora. Natal: IFRN, 2015.
PIOLLI, Evaldo; SALA, Mauro. A reforma do ensino médio e a educação profissional: da Lei
de Diretrizes e Bases (LDB) às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a
Educação Profissional. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 11, p. 01-25, e020138,2021
RAMOS, Ivone Marchi Lainetti. Currículos da Educação Profissional. sd. Disponível
em:http://www.moodle.cpscetec.com.br/capacitacaopos/mstech/pdf/d3/aula03/FOP_d03_a03
_t07.pdf. Acesso em 28 nov. 2021.
SALLES, Nísia Maria Teresa; BUENO, Eliane de Souza Silva. A reformulação do Projeto
Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Triângulo Mineiro–
Campus Uberlândia: Possibilidades e Desafios de Articulação.Simpósio Temático 5–Ensino
Fundamental e Médio: currículos e práticas escolares, p. 2190, 2016. Disponível em:
https://eventos.ufu.br/sites/eventos.ufu.br/files/documentos/simpo_5.pdf#page=178. Acesso
em: 28 nov. 2021.
SANT’ANA , Wallace Pereira; SILVA, Hugo Barros da; LEMOS, Glen Cézar. Ensino médio
integrado à educação profissional: algumas concepções, Tecnia, v.3, n.1, 2018. Disponível em:
http://revistas.ifg.edu.br/tecnia/article/view/124/71 Acesso em 28 nov. 2021.
SANTOS, Dinelise Sousa et al. O lugar da Educação Profissional e Tecnológica na reforma do
ensino médio em contexto brasileiro: da Lei No 13.145/2017 À BNCC.Revista Brasileira da
Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 19, p. e9488, abr. 2020. ISSN 2447-1801.
Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9488. Acesso em:
05 dez. 2021. doi:https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9488.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista
Brasileira de Educação v. 12 n. 34 jan./abr. 2007. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?format=pdf&lang=pt
Acesso em: 10 dez 2021.
SILVA, Antonio Fernando Gouvêa. A construção do currículo na perspectiva popular crítica:
das falas significativas às práticas contextualizadas. Tese de Doutorado. Programa de Pós-
Graduação em Educação: Currículo, PUC-SP, 2004. Disponível
em:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/Ciencias/Teses/
tese_gouvea.pdf Acesso em 29 jul 2021
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo.
2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. Disponível em:
http://www.nuredam.com.br/files/livros/documentosdeid_SILVA.pdf Acesso em 30 jul 2021.
TEIXEIRA, Dayany Vieieira Braga. Proposta de organização curricular para os cursos do
ensino médio integrado (EMI) do IF Sertão-PE – Campus Petrolina. Programa de Pós-
graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas (PPGCLIP-MPED).
Dissertação de Mestrado Profissional em Educação. Universidade Federal da Bahia,
Salvador, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28670. Acesso em 02 dez.
2021. | pt_BR |