Impacto das atividades de Ensino Remoto em estudantes: Um estudo de caso em cursos do Ensino Médio Integrado do IFPE – Campus Barreiros
Visualizar/ Abrir
Data
2020-12-20Autor
Pires, Denea de Araújo Fernandes
http://lattes.cnpq.br/9450254558963704
Souza, Wagner Luís da Silva
http://lattes.cnpq.br/4011829352462601
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O ano de 2020 foi marcado pelo início da Pandemia da COVID-19 no Brasil, a qual obrigou as
pessoas a manterem o distanciamento social como medida sanitária de combate ao vírus, nesse
tocante às aulas presenciais foram suspensas. As instituições de ensino e seus sujeitos não
estavam preparados para a modalidade de ensino remoto. O Campus Barreiros do IFPE teve que
se readequar em todos os cursos, dentre eles os de Ensino Médio Integrado: Técnico em
Agropecuária (TA) e Técnico em Alimentos (TAl). O presente estudo teve como objetivo analisar os
impactos gerados pelo ensino remoto em estudantes de dois referidos Cursos Técnicos, por meio
de questionário semiestruturado composto por perguntas quanti-qualitativas. Os estudantes
avaliados foram do terceiro ano do TA e do sexto módulo do TAl porque foram os que vivenciaram
as aulas presenciais (2019) e remotas (2020/2021). Constatou-se que a falta de preparo dos
docentes quanto a didática para o ensino remoto e, uso das Tecnologias de Informação e
Comunicação foram os pontos relatados. Quanto as atividades remotas (assíncrona e síncronas) a
falta de infraestrutura doméstica e financeira, como também os efeitos psicológicos advindos da
Pandemia foram os pontos que mais afetaram durante o ensino remoto.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: