dc.creator | Pires, Denea de Araújo Fernandes | |
dc.date.accessioned | 16/05/2024 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-16T21:28:46Z | |
dc.date.available | 2024-05-16T21:28:46Z | |
dc.date.issued | 2020-12-20 | |
dc.identifier.citation | PIRES, D. A. F. P.; SOUZA, W. L. S. Impacto das atividades de Ensino Remoto em estudantes: um estudo de caso em cursos do Ensino Médio Integrado do IFPE – Campus Barreiros. Especialização (Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica) Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Pernambuco - Recife, EaD, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1289 | |
dc.description.abstract | Brazil was affected by the COVID-19 Pandemic in 2020, which forced people to maintain social
distance as a sanitary measure to combat the virus. Educational institutions and their subjects were
not prepared for a modality of remote learning. The IFPE Campus Barreiros had to readjust in all the
courses, among them those of Integrated High School: Agricultural Technician (TA) and Food
Technician (TAl). The present study aimed to analyze the impacts generated by remote teaching on
students from two mentioned Technical Courses, through a semi-structured questionnaire composed
of quanti-qualitative questions. The evaluated students were from the third year of the TA and the
sixth module of the TAl because they were the ones who experienced the in-person (2019) and
remote (2020/2021) classes. It was found that the lack of preparation of teachers regarding didactics
for remote teaching and the use of Information and Communication Technologies were the points
reported. As for remote activities (asynchronous and synchronous), the lack of domestic and financial
infrastructure, as well as the psychological effects arising from the Pandemic were the points that
most affected during remote education. | pt_BR |
dc.format.extent | 18 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ALVES, L. Educação Remota: Entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas. v.8, n.3,
p. 348-365, 2020.
ARAÚJO, D. L. Entrevista. Os desafios do ensino remoto na educação básica. Entrevistado:
Patrícia Silva Rosas de Araújo & Paulo Ricardo Ferreira Pereira. Revista Leia Escola,
Campina Grande, v. 20, n. 1, p.231-239. 2020.
ARAÚJO, P. S. R.; PEREIRA, P. R. F. Entrevista. Os desafios do ensino remoto na educação
básica com Denise Lino de Araújo. Revista do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Campina Grande, v. 20, n. 1, p. 231-239, 2020. Disponível em:
http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/view/1834. Acesso em: 27 fev. 2021.
BRASIL. Constituição (2017). Decreto no 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art.
80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da
educação nacional. Decreto. 100. ed. Brasília, GO: Diário Oficial da União, 26 maio 2017.
n. 100, Seção 1, p. 3-4. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=65251-
decreto9057-pdf&category_slug=maio-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 28 fev. 2021.
BRASIL. IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: acesso a
internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2017. Brasília:
IBGE, 2018. 6 p. Disponível em:
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101631_informativo.pdf. Acesso em:
27 fev. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Proposta de parecer
sobre reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas
não presenciais durante o período de pandemia da COVID-19.28 de abril de 2020.
Brasília, DF, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria no 343, de 17 de março de 2020. [Dispõe sobre
a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de
pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19]. Diário Oficial da União. Edição 53: Seção
1; Pág.39. Brasília – DF.1 pág. 2020.
BRASIL. Resolução No 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas
regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Acesso em 08.07.2016.
Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/ res0466
_12_12_2012.html
CETIC. TIC Kids Online Brasil. Disponível em: <https://cetic.br/pesquisa/kids-online/>
.Acesso em fev. 2020.
COSTA, A. E. R.; NASCIMENTO, A. W. R. Os desafios do ensino remoto em tempos de
pandemia no Brasil. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, VII. (VII
CONEDU), 2020. Macéio – AL. p.1-6. Disponível em:
https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD4_SA19
_ID6370_3009202000580. Acesso em: 28 fev. 2021.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6a Edição. São Paulo: Atlas S.A,
2008.
KNECHTEL, M. R. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-
prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.
LEAL, P. C. S. A educação diante de um novo paradigma: ensino a distância (ead) veio para
ficar!. Gestão & Tecnologia Faculdade Delta, v. 1, n.30, p. 41-43, 2020.
LEITE, F. R. S; LEITE, E. S. M. O ensino remoto e educação a distância: teorias e práticas
pedagógicas durante a pandêmica da COVID-19. In: Ensino remoto em debate. Francisco
Pessoa de Paiva Júnior, org. 1. ed. Belém: RFB Editora, 2020. Disponível em:
<https://portal.ifma.edu.br/wp-content/uploads/2020/12/ENSINO-REMOTO-EM-
DEBATE-digital-2-1.pdf> Acesso em: 04 dez. 2021.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 8a Edição. São Paulo: Atlas, 2020.
NOGUEIRA FILHO, Olavo et al. Nota Técnica: Ensino a distância na educação básica
frente à Pandemia da COVID-19: análise e visão do todos pela educação sobre a adoção de
estratégias de ensino remoto frente ao cenário de suspensão provisória das aulas
presenciais. Todos Pela Educação, [s. l], p. 2-18, abr. 2020. Disponível em:
https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/425.pdf. Acesso em: 10 abr. 2020.
PAIVA JUNIOR, F. P. O ensino remoto na perspectiva do aluno. In: Ensino remoto em
debate. Francisco Pessoa de Paiva Júnior, org. 1. ed. Belém: RFB Editora, 2020. Disponível
em: <https://portal.ifma.edu.br/wp-content/uploads/2020/12/ENSINO-REMOTO-EM-
DEBATE-digital-2-1.pdf> Acesso em: 04 dez. 2021.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e
Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2a Edição. Novo Hamburgo: Feevale,
2013.
RUSCHEL, G. E. S.; TREVISAN, M. B.; PEREIRA, J.F. Ensino remoto no contexto de
uma instituição privada. FAPERGS.14 p. 2020.
SILVA, M. J. S.; SILVA, R. M. Educação e ensino remoto em tempos de Pandemia:
desafios e desencontros. Ebook CONEDU. 2020. Disponível em: <
https://editorarealize.com.br/editora/ebooks/conedu/2020/ebook3/TRABALHO_EV140_M
D7_SA100_ID1564_06092020174025.pdf> Acesso em: 11 dez. 2021.
SHIMAZAKI, E. M.; MENEGASSI, R. J.; FELLINI, D. G. N. Ensino remoto para alunos
surdos em tempos de pandemia. Práxis educativa, v. 15, e2015476, p. 1-17, 2020.
SOUZA, E. P. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cadernos de
Ciências Sociais Aplicadas. V.17, n.30, p.110-118. 2020.
UNESCO – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. Publicado
em 26 mar. 2020. Disponível em: < https://pt.unesco.org/news/unesco-reune-organizacoes-
internacionais-sociedade-civil-e-parceiros-do-setor-privado-em-uma >. Acesso em: 25 fevereiro 2021. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas tecnológicas | pt_BR |
dc.subject | TIC’s | pt_BR |
dc.title | Impacto das atividades de Ensino Remoto em estudantes: Um estudo de caso em cursos do Ensino Médio Integrado do IFPE – Campus Barreiros | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9450254558963704 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Cristiane Lucia da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2451685693288979 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Cristiane Lucia da | |
dc.contributor.referee2 | Lima, José Roberto Tavares de | |
dc.contributor.referee3 | Padilha, Maria Auxiliadora Soares | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2451685693288979 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5529513680269827 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1120580802653357 | pt_BR |
dc.publisher.department | EaD | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.description.resumo | O ano de 2020 foi marcado pelo início da Pandemia da COVID-19 no Brasil, a qual obrigou as
pessoas a manterem o distanciamento social como medida sanitária de combate ao vírus, nesse
tocante às aulas presenciais foram suspensas. As instituições de ensino e seus sujeitos não
estavam preparados para a modalidade de ensino remoto. O Campus Barreiros do IFPE teve que
se readequar em todos os cursos, dentre eles os de Ensino Médio Integrado: Técnico em
Agropecuária (TA) e Técnico em Alimentos (TAl). O presente estudo teve como objetivo analisar os
impactos gerados pelo ensino remoto em estudantes de dois referidos Cursos Técnicos, por meio
de questionário semiestruturado composto por perguntas quanti-qualitativas. Os estudantes
avaliados foram do terceiro ano do TA e do sexto módulo do TAl porque foram os que vivenciaram
as aulas presenciais (2019) e remotas (2020/2021). Constatou-se que a falta de preparo dos
docentes quanto a didática para o ensino remoto e, uso das Tecnologias de Informação e
Comunicação foram os pontos relatados. Quanto as atividades remotas (assíncrona e síncronas) a
falta de infraestrutura doméstica e financeira, como também os efeitos psicológicos advindos da
Pandemia foram os pontos que mais afetaram durante o ensino remoto. | pt_BR |
dc.creator.name2 | Souza, Wagner Luís da Silva | |
dc.creator.Lattes2 | http://lattes.cnpq.br/4011829352462601 | pt_BR |