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dc.creatorPires, Denea de Araújo Fernandes
dc.date.accessioned16/05/2024pt_BR
dc.date.accessioned2024-05-16T21:28:46Z
dc.date.available2024-05-16T21:28:46Z
dc.date.issued2020-12-20
dc.identifier.citationPIRES, D. A. F. P.; SOUZA, W. L. S. Impacto das atividades de Ensino Remoto em estudantes: um estudo de caso em cursos do Ensino Médio Integrado do IFPE – Campus Barreiros. Especialização (Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica) Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Pernambuco - Recife, EaD, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1289
dc.description.abstractBrazil was affected by the COVID-19 Pandemic in 2020, which forced people to maintain social distance as a sanitary measure to combat the virus. Educational institutions and their subjects were not prepared for a modality of remote learning. The IFPE Campus Barreiros had to readjust in all the courses, among them those of Integrated High School: Agricultural Technician (TA) and Food Technician (TAl). The present study aimed to analyze the impacts generated by remote teaching on students from two mentioned Technical Courses, through a semi-structured questionnaire composed of quanti-qualitative questions. The evaluated students were from the third year of the TA and the sixth module of the TAl because they were the ones who experienced the in-person (2019) and remote (2020/2021) classes. It was found that the lack of preparation of teachers regarding didactics for remote teaching and the use of Information and Communication Technologies were the points reported. As for remote activities (asynchronous and synchronous), the lack of domestic and financial infrastructure, as well as the psychological effects arising from the Pandemic were the points that most affected during remote education.pt_BR
dc.format.extent18 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
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dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectFerramentas tecnológicaspt_BR
dc.subjectTIC’spt_BR
dc.titleImpacto das atividades de Ensino Remoto em estudantes: Um estudo de caso em cursos do Ensino Médio Integrado do IFPE – Campus Barreirospt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9450254558963704pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Cristiane Lucia da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2451685693288979pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Cristiane Lucia da
dc.contributor.referee2Lima, José Roberto Tavares de
dc.contributor.referee3Padilha, Maria Auxiliadora Soares
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2451685693288979pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5529513680269827pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1120580802653357pt_BR
dc.publisher.departmentEaDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoO ano de 2020 foi marcado pelo início da Pandemia da COVID-19 no Brasil, a qual obrigou as pessoas a manterem o distanciamento social como medida sanitária de combate ao vírus, nesse tocante às aulas presenciais foram suspensas. As instituições de ensino e seus sujeitos não estavam preparados para a modalidade de ensino remoto. O Campus Barreiros do IFPE teve que se readequar em todos os cursos, dentre eles os de Ensino Médio Integrado: Técnico em Agropecuária (TA) e Técnico em Alimentos (TAl). O presente estudo teve como objetivo analisar os impactos gerados pelo ensino remoto em estudantes de dois referidos Cursos Técnicos, por meio de questionário semiestruturado composto por perguntas quanti-qualitativas. Os estudantes avaliados foram do terceiro ano do TA e do sexto módulo do TAl porque foram os que vivenciaram as aulas presenciais (2019) e remotas (2020/2021). Constatou-se que a falta de preparo dos docentes quanto a didática para o ensino remoto e, uso das Tecnologias de Informação e Comunicação foram os pontos relatados. Quanto as atividades remotas (assíncrona e síncronas) a falta de infraestrutura doméstica e financeira, como também os efeitos psicológicos advindos da Pandemia foram os pontos que mais afetaram durante o ensino remoto.pt_BR
dc.creator.name2Souza, Wagner Luís da Silva
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/4011829352462601pt_BR


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