Ferramenta de apoio didático-pedagógico para inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Metodologias Ativas no ensino profissional, técnico e tecnológico
Visualizar/ Abrir
Data
2021-12-15Autor
Lima Neta, Regina Maria de
http://lattes.cnpq.br/7297714086641790
Interaminense, Iris Nayara da Conceição Souza
http://lattes.cnpq.br/6541096363579554
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A imposição do ensino remoto ocasionado pela pandemia da Covid-19, mostrou que o processo
de ensino necessita da utilização de novas técnicas digitais que possibilitem ao estudante ser um
sujeito ativo de sua aprendizagem. Nesse contexto, nossa pesquisa elaborou uma ferramenta
didático-pedagógica, voltada aos docentes, fazendo uso das Tecnologias Digitais da Informação e
Comunicação e metodologias ativas no Ensino Profissional, Técnico e Tecnológico. A ferramenta
foi avaliada, de acordo com o modelo Likert, por especialistas quanto à aparência e ao seu
conteúdo, obtendo bons valores para os itens examinados. Em seguida, foi aplicada através de
um minicurso de extensão com estudantes do curso de Enfermagem oferecido no IFPE Campus
Pesqueira. Os estudantes manifestaram percepções de que as aulas foram dinâmicas e as
estratégias didáticas facilitaram a apreensão do conhecimento, além de permitir descobertas e a
ampliação da interação entre os estudantes. Destacaram o incentivo à autonomia na
aprendizagem e externaram uma impressão positiva sobre o uso de exemplos práticos, tais como:
a navegação na plataforma de Telessaúde e os recursos didáticos aplicados (estudos de caso,
quiz e infográficos). Evidenciamos que o guia proposto foi um material acessível que servirá como
suporte para novas situações de ensino híbrido (remoto e presencial).
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: