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dc.creatorLima Neta, Regina Maria de
dc.date.accessioned14/05/2024pt_BR
dc.date.accessioned2024-05-14T19:07:33Z
dc.date.available2024-05-14T19:07:33Z
dc.date.issued2021-12-15
dc.identifier.citationINTERAMINENSE, I. N. C. S.; LIMA NETA, R. M. | Ferramenta de apoio didático-pedagógico para inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e metodologias ativas no ensino profissional, técnico e tecnológicopt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1288
dc.description.abstractThe imposition of remote learning caused by the Covid-19 pandemic, revealed that the teaching process required the use of new digital techniques that enable the student to be an active subject of their learning. In this context, this work developed a didactic-pedagogical tool, aimed at teachers, making use of Digital Technologies of Information and Communication and active methodologies in Professional, Technical and Technological Education. The tool was evaluated, according to the Likert model, by specialists regarding appearance and content, obtaining good values for the items examined, then applied through a mini-extension course with students from the 7th module of the Nursing course (IFPE Campus Pesqueira). According to the mini-extension course students, through the responses in the focus group, the classes were dynamic, the didactic strategies facilitated the apprehension of knowledge, added discoveries and expanded the interaction between students. There was also an emphasis on autonomy in learning and a good impression on the use of practical examples (navigation in a Telehealth platform) and the relative didactic resources (case studies, quiz and infographic). Therefore, the guide is an accessible material that will serve as support for the probable hybrid teaching (remote and presential) that should remain in today's society.pt_BR
dc.format.extent20 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALMEIDA, W. S.; SILVA, D. R. P. Mudanças nas condições socioeconômicas e de saúde dos brasileiros durante a pandemia de COVID-19. Rev. Bras. Epidemiol., v. 26, e200105, 2021. ALVES, K. B. Tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de sociologia. 2020. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional) - Fundação Joaquim Nabuco, Recife. ARRUDA, J. S.; SIQUEIRA, L. M. R. C. Metodologias ativas, ensino híbrido e os artefatos digitais: sala de aula em tempos de pandemia. Rev. Pemo, v. 3., n. 1, e314292, 2021. BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre. Ed. Penso, 2018. BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso Editora, 2015. BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011. BRASIL. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEnsino Híbridopt_BR
dc.subjectMetodologia Ativapt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectTelessaúdept_BR
dc.titleFerramenta de apoio didático-pedagógico para inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Metodologias Ativas no ensino profissional, técnico e tecnológicopt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7297714086641790pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, José Roberto Tavares de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5529513680269827pt_BR
dc.contributor.referee1Couto, Rosilângela Maria de Lucena Scanoni
dc.contributor.referee2Leite, Marcos Antônio Pessoa
dc.contributor.referee3Lima, José Roberto Tavares de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0764814253640170pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3866953587132741pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5529513680269827pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Igarassupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.description.resumoA imposição do ensino remoto ocasionado pela pandemia da Covid-19, mostrou que o processo de ensino necessita da utilização de novas técnicas digitais que possibilitem ao estudante ser um sujeito ativo de sua aprendizagem. Nesse contexto, nossa pesquisa elaborou uma ferramenta didático-pedagógica, voltada aos docentes, fazendo uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e metodologias ativas no Ensino Profissional, Técnico e Tecnológico. A ferramenta foi avaliada, de acordo com o modelo Likert, por especialistas quanto à aparência e ao seu conteúdo, obtendo bons valores para os itens examinados. Em seguida, foi aplicada através de um minicurso de extensão com estudantes do curso de Enfermagem oferecido no IFPE Campus Pesqueira. Os estudantes manifestaram percepções de que as aulas foram dinâmicas e as estratégias didáticas facilitaram a apreensão do conhecimento, além de permitir descobertas e a ampliação da interação entre os estudantes. Destacaram o incentivo à autonomia na aprendizagem e externaram uma impressão positiva sobre o uso de exemplos práticos, tais como: a navegação na plataforma de Telessaúde e os recursos didáticos aplicados (estudos de caso, quiz e infográficos). Evidenciamos que o guia proposto foi um material acessível que servirá como suporte para novas situações de ensino híbrido (remoto e presencial).pt_BR
dc.creator.name2Interaminense, Iris Nayara da Conceição Souza
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/6541096363579554pt_BR


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