Repositório Institucional do IFPE: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 141-160 of 1406
-
Uso de polímero como auxiliar de sedimentação ETA Castelo Branco
(RecifeBrasil, 2025-09-17)Atualmente, o serviço de abastecimento de água para a população encontra diversos desafios, entre eles está a piora da qualidade da água bruta com despejos industriais e domésticos nos corpos hídricos, sem o controle ... -
A importância dos jogos pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem sobre solos: estudo de caso em uma escola de ensino fundamental anos finais em Recife - PE
(RecifeBrasil, 2024-01-10)O solo é um componente natural essencial para a manutenção da vida na Terra. Sendo ele um recurso dinâmico, está sujeito a ser degradado em função de possíveis práticas inadequadas realizadas pelo ser humano, causando ... -
Agroecologia, sucessão familiar e políticas públicas: percepção dos jovens residentes em assentamentos de reforma agrária no município de Tamandaré, PE
(BarreirosBrasil, 2025-01-15)A agricultura familiar estabelece vínculos entre a família agricultora e a produção de alimentos com sustentabilidade. Neste cenário, é importante considerar a inserção do jovem no campo nas suas mais diferentes dimensões, ... -
A Química por trás dos produtos eróticos: relação entre o conhecimento e os efeitos dos produtos utilizados
(BarreirosBrasil, 2024-09-18)A crescente popularidade dos produtos eróticos, como lubrificantes e cosméticos sensuais, traz à tona a complexidade de sua composição e os efeitos potenciais na saúde dos consumidores. Este estudo investiga a intersecção ... -
Avaliação de proteção passiva para projetos de combate à incêndio em estabelecimentos penais em Pernambuco
(RecifeBrasil, 2023-11-23)Na elaboração de um Projeto de Combate a Incêndio, deve-se levar em consideração diversos elementos técnicos de acordo com a arquitetura e a logística de funcionamento da edificação, quando se trata de edificações de uso ... -
Declaração ambiental do produto e suas interfaces com outras normas de adesão voluntária
(RecifeBrasil, 2023-09-15)As pautas ambientais tendem a mudar as dinâmicas sociais. Essas mudanças passam por questões de mercado, uma vez que os processos mercadológicos dependem de recursos naturais limitados além de fatores como a distribuição ... -
Alfabetização científica: guia de orientação para o desenvolvimento da formação do estudante pesquisador no ensino da biologia
(Os autoresBrasil, 2022-08-29) -
A GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS NAS BARBEARIAS: estudo de casos múltiplos no município de Paulista/PE
(IgarassuBrasil, 2024-09-19)No atual cenário econômico nacional, é perceptível que o setor de cosméticos e serviços de beleza têm mantido uma notável tendência de crescimento. Diante de pesquisas realizadas foi apresentado que nos últimos cincos ... -
O empoderamento feminino em discussão
(Os autores, 2024-11-04) -
Mulheres integrantes de Núcleos de Gênero e Diversidade na Educação Profissional e Tecnológica: narrativas sobre empoderamento feminino
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-11-04)Esta dissertação advem de uma pesquisa oriunda do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFPE, campus Olinda. Tomou como eixo estruturante a dimensão humana integral, resultante da visão omnilateral ... -
Ebook: Trabalho como princípio educativo
(O autorBrasil, 2024-10-31) -
Trabalho como princípio educativo no Ensino Médio Integrado: a Educação Profissional na visão dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-10-31)Este projeto de pesquisa teve como objetivo geral investigar a compreensão dos docentes dos Cursos Técnicos Integrados do IFPE sobre o trabalho como princípio educativo na formação profissional dos estudantes. O estudo ... -
Introdução ao Ensino Médio Integrado: curso autoinstrucional para servidores Técnico - Administrativos em Educação(TAEs) dos Institutos Federais
(Os autores, 2024-11-11)O curso "Introdução ao Ensino Médio Integrado (EMI)" tem como objetivo geral favorecer a construção de conhecimentos sobre o EMI, visando contribuir para a atuação desses servidores no Instituto Federal de Educação, ... -
Ensino Médio Integrado: representações sociais de servidores(as) Técnico-administrativos em Educação (TAES) do IFPE
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-11-01)O Ensino Médio Integrado (EMI) dos Institutos Federais (IFs) é uma proposição pedagógica que se compromete com a formação dos(as) estudantes em suas amplas faculdades físicas e intelectuais. Desse modo, os(as) servidores(as) ... -
Ferramenta de Avaliação de Curso: como instrumento de gestão curricular no contexto do processo de verticalização do ensino
(O autor, 2024-10-30)De acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Produto Educacional (PE), na área de Ensino, é o resultado de um processo criativo originado por meio da atividade pesquisa, tencionando ... -
Educação Profissional e Tecnológica: avaliação de curso como instrumento de gestão curricular no contexto do processo de verticalização do ensino
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-10-10)O presente estudo objetiva analisar os limites e possibilidades da modalidade de avaliação de curso no contexto do processo de verticalização do ensino, com a finalidade de permitir o aprimoramento da efetividade acadêmica ... -
A Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise sobre o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE do IFPE
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-12-20)O objetivo deste estudo é analisar o papel dos NAPNE do IFPE para a inclusão educacional de discentes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas, visando a produção de subsídios para a implementação e/ou ... -
Visita Jardim: implementação de atividades recreativas para a comunidade do entorno do Jardim Botânico do Recife – PE
(RecifeBrasil, 2024-09-26)Este projeto de intervenção foi proposto como um meio de ampliação da visitação turística, principalmente doméstica, da comunidade do entorno do Jardim Botânico do Recife - JBR, cidade do Recife - PE, que possui grande ... -
Projeto de acessibilidade comunicacional em libras para pessoas surdas brasileiras no site do aeroporto internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre
(RecifeBrasil, 2024-09-23)COSTA, Hiago Richard da Silva. SANTOS, Sarah Eunisia dos. Projeto de acessibilidade comunicacional em libras para pessoas surdas brasileiras no site do aeroporto internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre. 2024.103f. ... -
Guia Orientador para estruturação do NAPNE
(Os autores, 2024-12-20)Este guia orientador resulta da pesquisa intitulada "INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ETECNOLÓGICA: uma análise sobre o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE do IFPE” desenvolvida ...