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dc.creatorCavalcanti, Nathaliane Janyele Vilela Cavalcanti
dc.date.accessioned2023-06-29T13:07:18Z
dc.date.available2023-06-29T13:07:18Z
dc.date.issued2021-08-25
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Nathaliane Janyele Vilela ; BARBOSA, Josemar Claudino. Análise de dissertações produzidas por egressos do PROFMAT: possíveis contribuições para o ensino de proporcionalidade na educação básica. 20f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/994
dc.description.abstractThe following work is a study that aimed to research some dissertations produced by PROFMAT graduates on the subject of proportionality. The analysis was made from five topics related to the proportionality theme: theme justification, objective, means to reach the objectives, obtained results and personal analysis. However, the chosen dissertation should also contain an effort to enable a better understanding of the concept of proportionality by the students. Analyzing the dissertations produced by PROFMAT graduates allowed a different view of the proportionality theme, so that we could verify the confluence of the creation of a didactic sequence in the three works, in view of three different perspectives, for the same theme and also verify the interest de Silva (2015), Castro (2015) and Nascimento (2017) in improving the teaching and learning of such an important topic, such as proportionality.pt_BR
dc.format.extent20 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationARDIN, L. Análise de conteúdo. Edição 70. Lisboa, 2016. ÁVILA, G. Razões, proporções e regra de três. Revista do Professor de Matemática, São Paulo, n. 8, p.1-8, 1986. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio. BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasil, 2018. 2009. BRASIL. Ministério da Educação, PCN+ ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC . MEC-Brasil, 2002. Disponível: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf CASTRO, Fabrício. A relação da proporcionalidade com outros temas matemáticos. 2015. 147. Dissertação – PROFMAT, Minas Gerais, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=13318&Itemid=310 LIMA, Elon L., CARVALHO, Paulo C. P., WAGNER, Eduardo e MORGADO, Augusto C., Temas e Problemas Elementares. Rio de Janeiro: Coleção do Professor de Matemática, SBM, 2006. MEC/SEF Brasil, Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Ministério da Educação-Secretaria de Educação Fundamental, 1998. NASCIMENTO, Raul Francisco da Silva Nascimento. Análise de erros no processo de resoluções de proporcionalidade. 2017. 58. Dissertação – Santarém, 2017. POLYA, G. A arte de resolver problemas. Tradução Heitor Lisboa de Araújo. Interciência, Rio de Janeiro, 2006. RABELO, M. Avaliação educacional: fundamentos, metodologia e aplicações no contexto brasileiro. Rio de Janeiro: SBM, 2013. SILVA, M. C. N.; BURIASCO, R. L. C. Análise da produção escrita em matemática: Algumas considerações. In: Ciência e Educação. [S.l.: s.n.], 2005. v. 11, n. 3, p. 499 – 512. SILVA. Davidson. Uma análise do ensino de proporcionalidade no ensino fundamental: realidade e perspectiva. 2015. 109. Dissertação - ,São Carlos, 2015.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.subjectProporcionalidadept_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.titleAnálise de dissertações produzidas por egressos do PROFMAT: possíveis contribuições para o ensino de proporcionalidade na educação básicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2425815807309862pt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Josemar Claudino
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9223196703956095pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Emersson Rodrigues de
dc.contributor.referee2Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245215495217591pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoO trabalho a seguir é um estudo que teve como objetivo pesquisar algumas dissertações produzidas por egressos do PROFMAT a respeito do tema proporcionalidade. A análise foi feita a partir de cinco tópicos relacionado ao tema proporcionalidade: justificativa do tema, objetivo, meios para atingir os objetivos, resultados obtidos e análise pessoal. No entanto, a dissertação escolhida também deveria conter um esforço de para possibilitar uma melhor compreensão do conceito de proporcionalidade por parte dos estudantes. Analisar as disseretações produzidas por egressos do PROFMAT, possibilitou uma visão diferenciada do tema proporcionalidade, de modo que, pudemos verficar a confluência da criação de uma sequência didática nos três trabalhos, diante de três perspectivas diferentes, para o mesmo tema e ainda verificar o interesse de Silva (2015), Castro (2015) e Nascimento (2017) em melhorar o ensino e a aprendizagem de um tema tão importante, como é o caso da proporcionalidade.pt_BR


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