dc.creator | Cavalcanti, Nathaliane Janyele Vilela Cavalcanti | |
dc.date.accessioned | 2023-06-29T13:07:18Z | |
dc.date.available | 2023-06-29T13:07:18Z | |
dc.date.issued | 2021-08-25 | |
dc.identifier.citation | CAVALCANTI, Nathaliane Janyele Vilela ; BARBOSA, Josemar Claudino. Análise de dissertações produzidas por egressos do PROFMAT: possíveis contribuições para o ensino de proporcionalidade na educação básica. 20f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/994 | |
dc.description.abstract | The following work is a study that aimed to research some dissertations produced by
PROFMAT graduates on the subject of proportionality. The analysis was made from
five topics related to the proportionality theme: theme justification, objective, means to
reach the objectives, obtained results and personal analysis. However, the chosen
dissertation should also contain an effort to enable a better understanding of the
concept of proportionality by the students. Analyzing the dissertations produced by
PROFMAT graduates allowed a different view of the proportionality theme, so that we
could verify the confluence of the creation of a didactic sequence in the three works, in
view of three different perspectives, for the same theme and also verify the interest de
Silva (2015), Castro (2015) and Nascimento (2017) in improving the teaching and
learning of such an important topic, such as proportionality. | pt_BR |
dc.format.extent | 20 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ARDIN, L. Análise de conteúdo. Edição 70. Lisboa, 2016.
ÁVILA, G. Razões, proporções e regra de três. Revista do Professor de Matemática,
São Paulo, n. 8, p.1-8, 1986.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasil, 2018. 2009.
BRASIL. Ministério da Educação, PCN+ ensino médio: orientações educacionais
complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza,
Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC . MEC-Brasil, 2002. Disponível:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf
CASTRO, Fabrício. A relação da proporcionalidade com outros temas matemáticos.
2015. 147. Dissertação – PROFMAT, Minas Gerais, 2015. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=13318&Itemid=310
LIMA, Elon L., CARVALHO, Paulo C. P., WAGNER, Eduardo e MORGADO, Augusto
C., Temas e Problemas Elementares. Rio de Janeiro: Coleção do Professor de
Matemática, SBM, 2006.
MEC/SEF Brasil, Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Ministério da
Educação-Secretaria de Educação Fundamental, 1998.
NASCIMENTO, Raul Francisco da Silva Nascimento. Análise de erros no processo de
resoluções de proporcionalidade. 2017. 58. Dissertação – Santarém, 2017.
POLYA, G. A arte de resolver problemas. Tradução Heitor Lisboa de Araújo.
Interciência, Rio de Janeiro, 2006.
RABELO, M. Avaliação educacional: fundamentos, metodologia e aplicações no
contexto brasileiro. Rio de Janeiro: SBM, 2013.
SILVA, M. C. N.; BURIASCO, R. L. C. Análise da produção escrita em matemática:
Algumas considerações. In: Ciência e Educação. [S.l.: s.n.], 2005. v. 11, n. 3, p. 499 –
512.
SILVA. Davidson. Uma análise do ensino de proporcionalidade no ensino fundamental:
realidade e perspectiva. 2015. 109. Dissertação - ,São Carlos, 2015. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | pt_BR |
dc.subject | Proporcionalidade | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
dc.title | Análise de dissertações produzidas por egressos do PROFMAT: possíveis contribuições para o ensino de proporcionalidade na educação básica | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2425815807309862 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Josemar Claudino | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9223196703956095 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Emersson Rodrigues de | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4245215495217591 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho a seguir é um estudo que teve como objetivo pesquisar algumas
dissertações produzidas por egressos do PROFMAT a respeito do tema
proporcionalidade. A análise foi feita a partir de cinco tópicos relacionado ao tema
proporcionalidade: justificativa do tema, objetivo, meios para atingir os objetivos,
resultados obtidos e análise pessoal. No entanto, a dissertação escolhida também
deveria conter um esforço de para possibilitar uma melhor compreensão do conceito
de proporcionalidade por parte dos estudantes. Analisar as disseretações produzidas
por egressos do PROFMAT, possibilitou uma visão diferenciada do tema
proporcionalidade, de modo que, pudemos verficar a confluência da criação de uma
sequência didática nos três trabalhos, diante de três perspectivas diferentes, para o
mesmo tema e ainda verificar o interesse de Silva (2015), Castro (2015) e Nascimento
(2017) em melhorar o ensino e a aprendizagem de um tema tão importante, como é o
caso da proporcionalidade. | pt_BR |