dc.creator | Lima, José Ricardo Dias Maciel | |
dc.date.accessioned | 2023-06-15T13:54:23Z | |
dc.date.available | 2023-06-15T13:54:23Z | |
dc.date.issued | 2023-03-16 | |
dc.identifier.citation | LIMA, José Ricardo Dias Maciel ; SOUZA, Emersson Rodrigues de. Frequência estatística das unidades temáticas da BNCC para o ensino fundamental anos finais nas provas da OBMEP. 16f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/980 | |
dc.description.abstract | This work aims to map the statistical frequency of the thematic units Numbers, Algebra,
Geometry, Quantities and measures and Probability and Statistics, listed in the BNCC
(National Common Curricular Base) belonging to the curricular component of mathematics in the final years of elementary school, the from the analysis of the tests
applied by OBMEP (Brazilian Mathematics Olympiad of Public Schools). Through a
quantitative-qualitative bibliographical research, the tests of the 1st and 2nd phases
applied to the final years of fundamental education were analyzed, which corresponds
to Level 1 (6th and 7th years) and Level 2 (8th and 9th years), in the period of 2005
until 2022. After the analysis of 832 questions, data collection and respective analysis,
it was found that among the five thematic units used in the tests, the most frequent are
Numbers and Geometry, respectively with 34.1% and 24.5%, both in the first phase
and in the second; with regard to the other three themes Algebra is the one that is least
covered. It was evident that the thematic units are complementary to each other, since
for the student to solve a problem situation he uses the knowledge acquired in the
general context. Despite the differences. In view of these results, it is necessary to
reflect on the presence or not of some weakness in the teaching of Mathematics in the
final years of Elementary School and to seek more quality in Brazilian education. | pt_BR |
dc.format.extent | 16 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ALVES, W. J. S. O impacto da olimpíada de matemática em alunos da escola
pública. 2010. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) -
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo. 2010.
BRAGANÇA, B. Olimpíada de matemática para a matemática avançar. 2013.
Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) –
Departamento de Matemática, Universidade Federal de Viçosa. Minas Gerais. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília,
2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 03 de nov.
2022.
FERREIRA, A. B. de H. Mini Aurélio: o minidicionário da língua portuguesa – século
XXI.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 10.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra 2006.
GOES, C. R. de. Desenvolvendo e aplicando a Matemática: Um projeto para
produzir vencedores na OBMEP e elevar os indicadores sociais do município de
Branquinha - AL. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede
Nacional) - Instituto de Matemática, Universidade Federal De Alagoas. Alagoas.
2017.
MACIEL, M. V. M. GEMaTh - A criação de um grupo de estudos segundo
fundamentos da Educação Matemática Crítica: uma proposta de Educação
Inclusiva. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Instituto de
Matemática, Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul. Rio Grande do Sul. 2008.
OBMEP. Apresentação. Disponível em: http://obmep.org.br/apresentacao.htm.
Acesso em: 05 de nov. de 2022.
PROFMAT. Portal da matemática. Disponível em: https://profmat-sbm.org.br.
Acesso em 15 nov. 2022.
SILVEIRA, D. T; GERHARDT, T. E. Métodos de Pesquisa. Rio Grande do Sul:
UFRS, 2009.
SUCUPIRA, G. Será que as meninas e mulheres não gostam de matemática?:
Reflexões sobre Gênero, Educação e Ciência a partir de uma etnografia sobre as
Olimpíadas de Matemática em Santa Catarina. In: CONGRESSO FAZENDO
GÊNERO. 2008.
VILLELA, A. H. S. A Olimpíada Brasileira De Matemática Das Escolas Públicas
(OBMEP): Um Discurso Das Políticas Públicas De Ensino. 2017. Dissertação
(Mestrado em Ciências da Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Ciências
da Linguagem, Universidade Do Vale Do Sapucaí. Minas Gerais. 2017.
WIEST, D. D. K. Análise dos impactos da participação na olimpíada brasileira
de matemática das escolas públicas (OBMEP) para a formação dos
professores orientadores e alunos medalhistas das regiões oeste e sudoeste
do Paraná. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) -
Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2017. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular - unidades temáticas | pt_BR |
dc.subject | Números | pt_BR |
dc.subject | Álgebra | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Grandezas e medidas | pt_BR |
dc.subject | Probabilidade e Estatística | pt_BR |
dc.subject | Matemática - ensino | pt_BR |
dc.title | Frequência estatística das unidades temáticas da bncc para o ensino fundamental anos finais nas provas da obmep | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3148852977162911 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Emersson Rodrigues de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4245215495217591 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.referee2 | Barbosa, Josemar Claudino | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9223196703956095 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo mapear a frequência estatística das unidades
temáticas Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e Probabilidade e
Estatística, elencadas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) pertencentes ao
componente curricular de matemática dos anos finais do ensino fundamental, a partir
da análise das provas aplicadas pela OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática
das Escolas Públicas). Através de uma pesquisa bibliográfica quantitativa –
qualitativa, analisou-se as provas da 1a e 2a fases aplicadas ao ensino fundamental
anos finais que corresponde ao Nível 1 (6o e 7o anos) e Nível 2 (8o e 9o anos), no
período de 2005 até 2022. Após a análise de 832 questões, coleta de dados e
respectiva análise, constatou-se que dentre as cinco unidades temáticas utilizadas
nas provas, as mais frequentes são Números e Geometria, respectivamente com
34,1% e 24,5%, tanto na primeira fase quanto na segunda; no que se refere as outras
três temáticas Álgebra é a que menos é contemplada. Evidenciou-se que as unidades
temáticas são complementares entre si, visto que para o estudante solucionar uma
situação problema ele se utiliza do conhecimento adquirido no contexto geral. Apesar
das diferenças. Diante desses resultados, é preciso refletir sobre a presença ou não
de alguma fragilidade no ensino de Matemática nos anos finais do Ensino
Fundamental e buscar mais qualidade na educação brasileira. | pt_BR |