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dc.creatorLima, José Ricardo Dias Maciel
dc.date.accessioned2023-06-15T13:54:23Z
dc.date.available2023-06-15T13:54:23Z
dc.date.issued2023-03-16
dc.identifier.citationLIMA, José Ricardo Dias Maciel ; SOUZA, Emersson Rodrigues de. Frequência estatística das unidades temáticas da BNCC para o ensino fundamental anos finais nas provas da OBMEP. 16f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/980
dc.description.abstractThis work aims to map the statistical frequency of the thematic units Numbers, Algebra, Geometry, Quantities and measures and Probability and Statistics, listed in the BNCC (National Common Curricular Base) belonging to the curricular component of mathematics in the final years of elementary school, the from the analysis of the tests applied by OBMEP (Brazilian Mathematics Olympiad of Public Schools). Through a quantitative-qualitative bibliographical research, the tests of the 1st and 2nd phases applied to the final years of fundamental education were analyzed, which corresponds to Level 1 (6th and 7th years) and Level 2 (8th and 9th years), in the period of 2005 until 2022. After the analysis of 832 questions, data collection and respective analysis, it was found that among the five thematic units used in the tests, the most frequent are Numbers and Geometry, respectively with 34.1% and 24.5%, both in the first phase and in the second; with regard to the other three themes Algebra is the one that is least covered. It was evident that the thematic units are complementary to each other, since for the student to solve a problem situation he uses the knowledge acquired in the general context. Despite the differences. In view of these results, it is necessary to reflect on the presence or not of some weakness in the teaching of Mathematics in the final years of Elementary School and to seek more quality in Brazilian education.pt_BR
dc.format.extent16 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALVES, W. J. S. O impacto da olimpíada de matemática em alunos da escola pública. 2010. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo. 2010. BRAGANÇA, B. Olimpíada de matemática para a matemática avançar. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Departamento de Matemática, Universidade Federal de Viçosa. Minas Gerais. 2013. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 03 de nov. 2022. FERREIRA, A. B. de H. Mini Aurélio: o minidicionário da língua portuguesa – século XXI. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 10.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra 2006. GOES, C. R. de. Desenvolvendo e aplicando a Matemática: Um projeto para produzir vencedores na OBMEP e elevar os indicadores sociais do município de Branquinha - AL. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Matemática, Universidade Federal De Alagoas. Alagoas. 2017. MACIEL, M. V. M. GEMaTh - A criação de um grupo de estudos segundo fundamentos da Educação Matemática Crítica: uma proposta de Educação Inclusiva. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul. Rio Grande do Sul. 2008. OBMEP. Apresentação. Disponível em: http://obmep.org.br/apresentacao.htm. Acesso em: 05 de nov. de 2022. PROFMAT. Portal da matemática. Disponível em: https://profmat-sbm.org.br. Acesso em 15 nov. 2022. SILVEIRA, D. T; GERHARDT, T. E. Métodos de Pesquisa. Rio Grande do Sul: UFRS, 2009. SUCUPIRA, G. Será que as meninas e mulheres não gostam de matemática?: Reflexões sobre Gênero, Educação e Ciência a partir de uma etnografia sobre as Olimpíadas de Matemática em Santa Catarina. In: CONGRESSO FAZENDO GÊNERO. 2008. VILLELA, A. H. S. A Olimpíada Brasileira De Matemática Das Escolas Públicas (OBMEP): Um Discurso Das Políticas Públicas De Ensino. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, Universidade Do Vale Do Sapucaí. Minas Gerais. 2017. WIEST, D. D. K. Análise dos impactos da participação na olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas (OBMEP) para a formação dos professores orientadores e alunos medalhistas das regiões oeste e sudoeste do Paraná. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2017.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOlimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicaspt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular - unidades temáticaspt_BR
dc.subjectNúmerospt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectGrandezas e medidaspt_BR
dc.subjectProbabilidade e Estatísticapt_BR
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.titleFrequência estatística das unidades temáticas da bncc para o ensino fundamental anos finais nas provas da obmeppt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3148852977162911pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Emersson Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245215495217591pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee2Barbosa, Josemar Claudino
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9223196703956095pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo mapear a frequência estatística das unidades temáticas Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e Probabilidade e Estatística, elencadas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) pertencentes ao componente curricular de matemática dos anos finais do ensino fundamental, a partir da análise das provas aplicadas pela OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Através de uma pesquisa bibliográfica quantitativa – qualitativa, analisou-se as provas da 1a e 2a fases aplicadas ao ensino fundamental anos finais que corresponde ao Nível 1 (6o e 7o anos) e Nível 2 (8o e 9o anos), no período de 2005 até 2022. Após a análise de 832 questões, coleta de dados e respectiva análise, constatou-se que dentre as cinco unidades temáticas utilizadas nas provas, as mais frequentes são Números e Geometria, respectivamente com 34,1% e 24,5%, tanto na primeira fase quanto na segunda; no que se refere as outras três temáticas Álgebra é a que menos é contemplada. Evidenciou-se que as unidades temáticas são complementares entre si, visto que para o estudante solucionar uma situação problema ele se utiliza do conhecimento adquirido no contexto geral. Apesar das diferenças. Diante desses resultados, é preciso refletir sobre a presença ou não de alguma fragilidade no ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e buscar mais qualidade na educação brasileira.pt_BR


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