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dc.creatorMaia, Maria da Conceição Reis
dc.date.accessioned2019-12-10T20:41:07Z
dc.date.available2019-12-10T20:41:07Z
dc.date.issued2015-09-30
dc.identifier.citationMAIA, Maria da Conceição Reis. Contribuições do curso superior de tecnologia em gestão ambiental do IFPE para a formação do sujeito ecológico. 2015. 107 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental, Dpp, Ifpe, Recife, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/84
dc.description.abstractThe present paper portrays a study on the contributions of the Graduation Course of Technology in Environmental Management of the Federal Institute of Pernambuco, Campus Recife, to the formation of the ecological subject. The theoretical referential has as the main conceptual anchor the studies of Isabel C. Carvalho (2004 and 2005) about the ecological subject. We have also taken as a support some tittles of Leff (2012), Tristão (2004), Guimarães (2005, 2007) and BOFF (1999). To contextualize the theme, we have studied the trajectory of the environmental education in Brazil, as mediating and transforming the trajectory of the professionals in the environmental area. By recognizing the multifaceted character of the environment, we timely propose a theoretical interface of the ecological subject with the planetary subject. Thus, our theoretical perspective is supported on the writings of Isabel C. Carvalho and Leonardo Boff. From the theoretical and methodological point of view, the narrative paradigm (Ricoeur, 1994) showed the ways of the data construction and analysis. The themes around the main theme, the formation of the ecological subject, include the environmental good practices and the ecological environmental knowledge, which have also been supported by the hermeneutics, phenomenology and the narrative and they span both the analysis and discussion of the results. The data construction includes questionnaires and interviews carried out with students from the last three semesters of the graduation course. Considering the collected data, the Graduation Course of Technology in Environmental Management has contributed potentially to the development and formation of the ecological subject, by the structure of its curriculum, which through the addressed themes, the pedagogical dynamics developed by the professors, which offers the students experiences, make them appropriate the knowledge on the environmental themes, what makes it possible the promotion of the development of the interdisciplinary and multidisciplinary perspective of the environmental knowledge.pt_BR
dc.format.extent107 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambucopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSujeito ecológicopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectSaberes ambientaispt_BR
dc.subjectBoas práticas ambientaispt_BR
dc.titleContribuições do curso superior de tecnologia em gestão ambiental do IFPE para a formação do sujeito ecológicopt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8258521761994946pt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Anália Keila Rodrigues
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5856916331294239pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Frutuoso, Maria Núbia Medeiros de Araújo
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0599974853654811pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Sofia Suely Ferreira Brandão
dc.contributor.referee2Sousa, Bernardina Santos Araújo de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0334362738495768pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4929110097621126pt_BR
dc.publisher.initialsIFPEpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Recifept_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Gestão Ambientalpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta um estudo sobre as contribuições do Curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Recife, para formação do sujeito ecológico. O referencial teórico tem como principal âncora conceitual os estudos de Isabel C. Carvalho, acerca do sujeito ecológico. No que concerne à questão ambiental, também tomamos como aporte as obras de Leff, Tristão, Guimarães e Boff (1999), entre outros. A perspectiva hermenêutica suporta os apontamentos teóricos do estudo narrativo do processo de formação do sujeito. Para contextualizar o tema, estudamos a trajetória da educação ambiental no Brasil, como mediadora e transformadora na trajetória dos profissionais da área ambiental. Do ponto de vista teórico-metodológico, o paradigma narrativo (Ricoeur, 1994) apontou os caminhos da construção, análise dos dados e discussão. Os temas em torno da temática principal, a formação do sujeito ecológico, incluem os saberes e as boas práticas ambientais cuja investigação também foi amparada pela hermenêutica. A construção dos dados incluiu questionários e entrevistas realizados com os estudantes dos três últimos períodos do curso. Considerando os resultados dos dados coletados, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental contribui com grande potencial para o desenvolvimento e formação do sujeito ecológico, através da estrutura de sua grade curricular que permite através de suas temáticas promover o desenvolvimento da perspectiva interdisciplinar e multidisciplinar dos saberes ambientais, da dinâmica pedagógica desenvolvida pelos professores proporcionando aos estudantes vivências e experiências na apropriação do conhecimento acerca dos temas ambientais.pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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