A divulgação da sustentabilidade ambiental no poder judiciário brasileiro: um estudo de caso no âmbito do Tribunal de Justiça de Pernambuco
Data
2021-12-15Autor
Souza, Vilma Alves de
http://lattes.cnpq.br/2261165824343658
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Planos de comunicação são importantes ferramentas de gerenciamento para atingir objetivos e
metas estabelecidas. A comunicação é condição básica e primordial para o sucesso de projetos,
principalmente os de grande abrangência como é o caso da Agenda 2030 (ONU,2015). Com a
institucionalização desta Agenda no Poder Judiciário em 2018, a difusão dos atos e ações
relativos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dentro de todos os órgãos
vinculados a este Poder, torna-se fundamental para o cumprimento de metas institucionais,
nacionais e globais relacionadas aos ODS. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo
investigar a divulgação da Agenda 2030 e da sustentabilidade ambiental como instrumento de
sensibilização dos stakeholders do Poder Judiciário por meio da análise do cenário de
sensibilização dos mesmos em relação a esses temas. Neste sentido, foi realizada a enquete
eletrônica com servidores do Judiciário estadual (Recife), averiguação de postagens sobre a
referida Agenda e seus objetivos em algumas redes sociais oficiais dos tribunais mais bem
classificados no Índice de Desempenho de Sustentabilidade do Poder Judiciário (âmbito
nacional), bem como a verificação de premissas de planejamento, gerenciamento e
monitoramento da comunicação indicadas pelo Guia PMBOK (PMI,2017) para a elaboração de
um plano piloto de comunicação para a difusão dos ODS no Poder Judiciário Brasileiro. Por
meio dos resultados obtidos, foi identificado, entre outros, que no cenário local (Recife), mais
de 70% dos respondentes não conhecem a Agenda 2030 nem os seus objetivos. A respeito da
verificação de postagens nas redes sociais, pôde-se notar um baixo número de publicações por
parte dos órgãos analisados, contribuindo para uma baixa difusão e conscientização entre os
seus seguidores. Diante do cenário encontrado, foi elaborado como produto técnico desta
dissertação, o referido plano piloto de comunicação com a finalidade de divulgar as informações
sobre o tema de forma mais assertiva através do conhecimento do público-alvo, objetivos,
canais, ações, mapa e métodos de avaliação das comunicações, a fim de difundir e conscientizar
de maneira mais eficiente os vários usuários e serventuários deste Poder. O plano em questão
também abre um caminho a ser trilhado e explorado em cenários futuros visto que o mesmo
tem caráter dinâmico e colaborativo
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: