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dc.creatorSiqueira, Thatianny Galindo
dc.date.accessioned2022-01-24T14:32:09Z
dc.date.available2022-01-24T14:32:09Z
dc.date.issued2021-06-06
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/403
dc.description.abstractThis article, with a bibliographic focus, aims to provide a reflection on the role of error in mathematics learning from the point of view of problem solving. For this, we used part of the results of two research projects, the first, entitled “evaluating with your feet on the ground... of the math class”. This research was developed by Araújo et.al (2002), points to a strong correlation between children's difficulties in learning mathematical concepts, pointed out by teachers, and those presented by them, teachers. Furthermore, there is a need to assign resolution models by the teacher. The second research developed by Quintino et al (2008), “learning from mistakes: analysis of reasoning and calculation errors in written productions” understands error as something to be overcome by creating strategies to overcome the difficulties encountered by students. We conclude, then, that error analysis can be used as a teaching strategy and ensure satisfactory resultspt_BR
dc.format.extent16 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBURIASCO, C. L. R. Avaliação e Educação Matemática.Recife: SBEM,2008. BARBOSA, P. M. R. O Construtivismo e Jean Piaget.Revista Educação Pública, 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/15/12/o-construtivismo-e-jean- piaget#:~:text=Construtivismo%20%C3%A9%20uma%20teoria%20sobre,escrita%20(Nunes%2C%201990). BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. CURY, H. N. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte: Editora Autêntica. 2007. D ́AMBROSIO, B. S. Conteúdo e metodologia na formação de professores. In: FIORENTINI, D.; NACARATO, A. M. (Orgs.) Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática: investigando e teorizando a partir da prática. (pp. 20- 32). São Paulo: Musa.(2005). DOUADY, R.Jeux de cadres et dialectiqueoutil- objetdansl’énseignementdesmathématiques.Uneréalisationdans tout lecursusprimaire.. Histoireet perspectives surlesmathématiques [math.HO]. Tese de doutorado. França: Universidade de Paris – VII.1984. LOPES, C. E. ; MUNIZ, M. I.O processo de avaliação nas aulas de matemática. Campinas. 2010. PINTO, N. Bertoni. O erro como estratégia didática: estudo do erro no ensino da matemática elementar. Campinas, SP: Papirus, 2009 (Séries Práticas Pedagógicas). PCNs - Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução. Brasília: MEC/SEF, 1998. TEIXEIRA, L. R. M. Dificuldades e Erros na Aprendizagem da Matemática. In: Encontro Paulista de Educação Matemática – EPEM, 7, 2004. USP/SP. Anais do VII EPEM, São Paulo: SBEM. (2004).pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Atividadespt_BR
dc.subjectEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.subjectMatemática - Errospt_BR
dc.titleA importância do erro nas atividades de matemática: uma reflexão a partir de pesquisaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0853100131195263pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Fernando Emilio Leite de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6861562346345184pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Franciane Alves de
dc.contributor.referee2Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8816078323400462pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.description.resumoO presente artigo com enfoque bibliográfico tem por objetivo proporcionar uma reflexão sobre o papel do erro para aprendizagem de matemática sob o ponto de vista da resolução de problemas. Para isso utilizamos parte dos resultados de dois projetos de pesquisa, o primeiro, intitulado “avaliar com os pés no chão... da classe de matemática”. Essa pesquisa foi desenvolvida por Araújo et.al (2002), aponta para uma forte correlação entre as dificuldades das crianças na aprendizagem de conceitos matemáticos, apontadas pelas professoras, e aquelas apresentadas por elas, professoras. Além disso, existe uma necessidade de atribuir modelos de resolução por parte do professor. A segunda pesquisa desenvolvida por Quintino et al (2008), “aprendendo com os erros: análise do erro de raciocínio e de cálculo nas produções escritas” entende o erro como algo a ser superado criando estratégias para transpor as dificuldades encontradas pelos alunos. Concluímos então, que a análise de erros pode ser empregada como uma estratégia de ensino e garantir resultados satisfatórios.pt_BR


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