dc.creator | Siqueira, Thatianny Galindo | |
dc.date.accessioned | 2022-01-24T14:32:09Z | |
dc.date.available | 2022-01-24T14:32:09Z | |
dc.date.issued | 2021-06-06 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/403 | |
dc.description.abstract | This article, with a bibliographic focus, aims to provide a reflection on the role of error in mathematics learning from the point of view of problem solving. For this, we used part of the results of two research projects, the first, entitled “evaluating with your feet on the ground... of the math class”. This research was developed by Araújo et.al (2002), points to a strong correlation between children's difficulties in learning mathematical concepts, pointed out by teachers, and those presented by them, teachers. Furthermore, there is a need to assign resolution models by the teacher. The second research developed by Quintino et al (2008), “learning from mistakes: analysis of reasoning and calculation errors in written productions” understands error as something to be overcome by creating strategies to overcome the difficulties encountered by students. We conclude, then, that error analysis can be used as a teaching strategy and ensure satisfactory results | pt_BR |
dc.format.extent | 16 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BURIASCO, C. L. R. Avaliação e Educação Matemática.Recife: SBEM,2008.
BARBOSA, P. M. R. O Construtivismo e Jean Piaget.Revista Educação Pública, 2021.
Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/15/12/o-construtivismo-e-jean-
piaget#:~:text=Construtivismo%20%C3%A9%20uma%20teoria%20sobre,escrita%20(Nunes%2C%201990).
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do
conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
CURY, H. N. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo
Horizonte: Editora Autêntica. 2007.
D ́AMBROSIO, B. S. Conteúdo e metodologia na formação de professores. In: FIORENTINI,
D.; NACARATO, A. M. (Orgs.) Cultura, formação e desenvolvimento profissional de
professores que ensinam matemática: investigando e teorizando a partir da prática. (pp. 20-
32). São Paulo: Musa.(2005).
DOUADY, R.Jeux de cadres et dialectiqueoutil-
objetdansl’énseignementdesmathématiques.Uneréalisationdans tout lecursusprimaire..
Histoireet perspectives surlesmathématiques [math.HO]. Tese de doutorado. França:
Universidade de Paris – VII.1984.
LOPES, C. E. ; MUNIZ, M. I.O processo de avaliação nas aulas de matemática. Campinas.
2010.
PINTO, N. Bertoni. O erro como estratégia didática: estudo do erro no ensino da matemática
elementar. Campinas, SP: Papirus, 2009 (Séries Práticas Pedagógicas).
PCNs - Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.
Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução. Brasília: MEC/SEF, 1998.
TEIXEIRA, L. R. M. Dificuldades e Erros na Aprendizagem da Matemática. In: Encontro
Paulista de Educação Matemática – EPEM, 7, 2004. USP/SP. Anais do VII EPEM, São
Paulo: SBEM. (2004). | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Atividades | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Erros | pt_BR |
dc.title | A importância do erro nas atividades de matemática: uma reflexão a partir de pesquisas | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0853100131195263 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Fernando Emilio Leite de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6861562346345184 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Franciane Alves de | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8816078323400462 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo com enfoque bibliográfico tem por objetivo proporcionar uma reflexão sobre o papel do erro para aprendizagem de matemática sob o ponto de vista da resolução de problemas. Para isso utilizamos parte dos resultados de dois projetos de pesquisa, o primeiro, intitulado “avaliar com os pés no chão... da classe de matemática”. Essa pesquisa foi desenvolvida por Araújo et.al (2002), aponta para uma forte correlação entre as dificuldades das crianças na aprendizagem de conceitos matemáticos, apontadas pelas professoras, e aquelas apresentadas por elas, professoras. Além disso, existe uma necessidade de atribuir modelos de resolução por parte do professor. A segunda pesquisa desenvolvida por Quintino et al (2008), “aprendendo com os erros: análise do erro de raciocínio e de cálculo nas produções escritas” entende o erro como algo a ser superado criando estratégias para transpor as dificuldades encontradas pelos alunos. Concluímos então, que a análise de erros pode ser empregada como uma estratégia de ensino e garantir resultados satisfatórios. | pt_BR |