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dc.creatorFreitas, Antônio dos Santos
dc.date.accessioned2021-09-21T16:59:01Z
dc.date.available2021-09-21T16:59:01Z
dc.date.issued2021-04-07
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/368
dc.description.abstractThis work aims to investigate the approximations and distances, between what is recommended by the Common National Curricular Base and the Textbook. To raise questions about the objective, we chose to use the notion of didactic transposition as a theoretical source. The research is divided into four parts, the first of which concerns the choice of textbook and selection of chapters; in the second, we seek to deepen on the central theme, the transition from arithmetic to algebra in the 7th year of elementary school, as well as the common national curriculum base; the fourth step, we analyze the approximations and distances. The main results indicate that the BNCC indicators are not clear in the textbook. The book shows itself with caution in the introduction of algebra.pt_BR
dc.format.extent12 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALMEIDA, F. E. L.. O Contrato Didático na Passagem da Linguagem Natural para Linguagem Algébrica e na Resolução da Equação na 7a Série do ensino Fundamental. Dissertação Mestrado, UFRPE, Recife, 2009. BESSA DE MENESES, M.. Praxeologia do Professor e do Aluno: uma Análise das Diferenças no Ensino de Equações do Segundo Grau. Tese (Doutorado em Educação Matemática), UFRPE, Recife, 2009. BOYER, C.B.. Historia da Matemática. 2o Edição- tradução: Elza F. Gomide, Editora: Edgar Blucher,1996. BOGDAN, R. ; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução a teoria e aos métodos. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto:Porto Editora, 1994. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: matemática. Brasília-DF. MEC/SEF. 1998. BRITO MENESES, A.P.A. Contrato Didático Na Sala De Aula De Matemática: Interpelações Entre Os Fenômenos Didáticos Na Iniciação Da Álgebra Na 6a Serie Do Ensino Fundamental. Tese de doutorado,UFPE,2006. DANTE, Luiz Roberto. Projeto Teláris: Matemática : Ensino Fundamental 2. 2 Ed. São Paulo: Atica,2015. FIORENTINI, D.; LORENZATO. S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. GUELLI,O. EQUAÇÃO: o idioma da álgebra. Contando Historia da Matemática. Ed. 11.São Paulo: Editora ática, 2005. LINS, R.C. E GIMENEZ, J.. Perspectiva em Aritmética e Álgebra para o século XXI. Campinas, SP: Parpirus,1997.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransposição Didáticapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectAritméticapt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.titleA transição da aritmética para álgebra no livro didático: o caso da transposição didáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7463279576808912pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Fernando Emílio Leite de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6861562346345184pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee2Souza, Carlos Bino de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6435058258977326pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem por objetivo investigar as aproximações e distanciamentos, entre o que é recomendando pela Base Nacional Curricular Comum e o Livro Didático. Para levantar questões sobre o objetivo, optamos em utilizar como fonte teórica a noção de transposição didática. A pesquisa foi centrada em alguns autores com trabalhos renomados na área em questão, autores como Almeida, Fiorentini, Dante alimentaram a pesquisa através de suas obras, as quais serviram como base para pesquisa. O trabalho está dividida em quatro partes, a primeira diz respeito a escolha do livro didático e seleção dos capítulos; na segunda procuramos aprofundar sobre o tema central, a passagem da aritmética para álgebra no 7o ano do ensino fundamental, bem como a base nacional curricular comum; a quarta etapa, analisamos as aproximações e distanciamentos. Os principais resultados apontam que os indicadores da BNCC não estão claros no livro didático. O livro mostra uma passagem da aritmética para álgebra de forma cautela, mas um pouco rápida.pt_BR


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