dc.creator | Freitas, Antônio dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2021-09-21T16:59:01Z | |
dc.date.available | 2021-09-21T16:59:01Z | |
dc.date.issued | 2021-04-07 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/368 | |
dc.description.abstract | This work aims to investigate the approximations and distances, between what is
recommended by the Common National Curricular Base and the Textbook. To raise questions
about the objective, we chose to use the notion of didactic transposition as a theoretical
source. The research is divided into four parts, the first of which concerns the choice of
textbook and selection of chapters; in the second, we seek to deepen on the central theme, the
transition from arithmetic to algebra in the 7th year of elementary school, as well as the
common national curriculum base; the fourth step, we analyze the approximations and
distances. The main results indicate that the BNCC indicators are not clear in the textbook.
The book shows itself with caution in the introduction of algebra. | pt_BR |
dc.format.extent | 12 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ALMEIDA, F. E. L.. O Contrato Didático na Passagem da Linguagem Natural para
Linguagem Algébrica e na Resolução da Equação na 7a Série do ensino Fundamental.
Dissertação Mestrado, UFRPE, Recife, 2009.
BESSA DE MENESES, M.. Praxeologia do Professor e do Aluno: uma Análise das
Diferenças no Ensino de Equações do Segundo Grau. Tese (Doutorado em Educação
Matemática), UFRPE, Recife, 2009.
BOYER, C.B.. Historia da Matemática. 2o Edição- tradução: Elza F. Gomide, Editora: Edgar
Blucher,1996.
BOGDAN, R. ; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução a teoria e
aos métodos. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho
Baptista. Porto:Porto Editora, 1994.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental:
matemática. Brasília-DF. MEC/SEF. 1998.
BRITO MENESES, A.P.A. Contrato Didático Na Sala De Aula De Matemática: Interpelações
Entre Os Fenômenos Didáticos Na Iniciação Da Álgebra Na 6a Serie Do Ensino Fundamental.
Tese de doutorado,UFPE,2006.
DANTE, Luiz Roberto. Projeto Teláris: Matemática : Ensino Fundamental 2. 2 Ed. São
Paulo: Atica,2015.
FIORENTINI, D.; LORENZATO. S. Investigação em Educação Matemática: percursos
teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
GUELLI,O. EQUAÇÃO: o idioma da álgebra. Contando Historia da Matemática. Ed. 11.São
Paulo: Editora ática, 2005.
LINS, R.C. E GIMENEZ, J.. Perspectiva em Aritmética e Álgebra para o século XXI.
Campinas, SP: Parpirus,1997. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transposição Didática | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Aritmética | pt_BR |
dc.subject | Álgebra | pt_BR |
dc.title | A transição da aritmética para álgebra no livro didático: o caso da transposição didática | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7463279576808912 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Fernando Emílio Leite de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6861562346345184 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.referee2 | Souza, Carlos Bino de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6435058258977326 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho tem por objetivo investigar as aproximações e distanciamentos, entre o que é
recomendando pela Base Nacional Curricular Comum e o Livro Didático. Para levantar
questões sobre o objetivo, optamos em utilizar como fonte teórica a noção de transposição
didática. A pesquisa foi centrada em alguns autores com trabalhos renomados na área em
questão, autores como Almeida, Fiorentini, Dante alimentaram a pesquisa através de suas
obras, as quais serviram como base para pesquisa. O trabalho está dividida em quatro partes,
a primeira diz respeito a escolha do livro didático e seleção dos capítulos; na segunda
procuramos aprofundar sobre o tema central, a passagem da aritmética para álgebra no 7o ano
do ensino fundamental, bem como a base nacional curricular comum; a quarta etapa,
analisamos as aproximações e distanciamentos. Os principais resultados apontam que os
indicadores da BNCC não estão claros no livro didático. O livro mostra uma passagem da
aritmética para álgebra de forma cautela, mas um pouco rápida. | pt_BR |