dc.creator | Silva, Maria Thaywana Valença | |
dc.date.accessioned | 2021-06-01T13:14:52Z | |
dc.date.available | 2021-06-01T13:14:52Z | |
dc.date.issued | 2021-02-19 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/292 | |
dc.format.extent | 19 | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BAUMKART, Thomaz Arzivenko ; ATKINSON, Luis Gustavo De Melo ; NEIS, Kenedi. A
Influência da Matemática na História da Arquitetura. 2019. 5 p. Disponível
em: <file:///C:/Users/Usuario/Downloads/11951-Texto%20do%20artigo-43886-1-10-
20191008.pdf.> Acesso em: 16 jan. 2021.
BOYER, Carl B. História da matemática - trad. de Elza Gomide, Ed. Edgard Blücher
Ltda, São Paulo, 1974.
COSTA, Nielce M. Lobo. A História da Trigonometria. 1997. Dissertação de Mestrado -
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
EVES, Howard. Introdução à História da Matemática – trad de Hygino H Domingues,
Editora da UNICAMP, 1995.
HAUS, Thiago. A matemática e as pirâmides do Egito. [S. l.], [1999 ou 2020] Disponível
em:
<http://www.educacional.com.br/especiais/Niemeyer/includes/arqCalculos/piramides_imprimi
r.asp?strTitulo=A%20matem%E1tica%20e%20as%20pir%E2mides%20do%20Egito#:~:text=
Os%20eg%C3%ADpcios%20tamb%C3%A9m%20conseguiram%20aplicar,tri%C3%A2ngulo
%20pitag%C3%B3rico%20em%20suas%20constru%C3%A7%C3%B5es.&text=Veja%20co
mo%20eles%20o%20empregaram,entre%20lados%20de%20tri%C3%A2ngulos%20semelh
antes>. Acesso em: 18 set. 2020
OLIVEIRA, Jaqueline de. Tópicos selecionados de trigonometria e sua história. 2010.
Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal de São Carlos Centro de Ciências
Exatas e Tecnologia, São Paulo.
PCNs - Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.
Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução. Brasília: MEC/SEF, 1998.
SILVEIRA, Fernando Lang da. Determinação da distância Terra-Sol na antiga
Grécia. CREF, 2014. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/novocref/?contact-
pergunta=determinacao-da-distancia-terra-sol-na-antiga-
grecia#:~:text=A%20partir%20das%20demais%20hip%C3%B3teses,vezes%20o%20di%C3%A2metro%20da%20Terra.Acesso em: 19 de jan. de 2021.
SMITH, David E. History of Mathematics, vol. I, Dover Publications, INC. New York, 1958. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Trigonometria - História | pt_BR |
dc.subject | Trigonometria - Aplicações | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Ensino | pt_BR |
dc.title | Trigonometria: uma discussão histórica | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3849632904124388 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Airlan Arnaldo Nascimento de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2368819461212823 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Maciel, Núbia de Oliveira | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9113179028337606 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA | pt_BR |
dc.description.resumo | A motivação para realização do presente estudo surgiu a partir do ponto de vista de
que a matemática poderia ser mais contextualizada e compreendida, inclusive na
sala de aula, através de um olhar histórico. Muitos alunos chegam aos seus
professores questionando sobre a origem da matemática. Surgem perguntas do tipo:
“quem inventou (ou descobriu) a matemática? ”, “ quem foi o primeiro matemático? ”.
Uma reflexão mais aprofundada nos leva a perceber que buscar repostas para tais
questões exige trilhar um longo percurso de construção histórica. Portanto, este
trabalho é caracterizado por uma metodologia de pesquisa qualitativa que tem como
base de argumentação histórica algumas referências e nomes de grandes autores,
como por exemplo Boyer e Eves. Cientes da complexidade desta jornada, optamos
por delimitar nosso estudo ao caso do desenvolvimento da trigonometria. A
justificativa para nossa escolha está ancorada em inquietações que surgiram e
foram fomentadas durante nossa formação inicial, desde a educação básica até o
curso de licenciatura em matemática. Mais especificamente, nossos estudos e
vivências em disciplinas específicas de matemática, estágio supervisionado e prática
de ensino, consolidaram a perspectiva de que a compreensão de elementos da
historia da trigonometria pode dar sentido a diversos conceitos estudados nos
diferentes níveis de ensino. Dessa forma, o objetivo deste artigo é discutir aspectos
históricos do desenvolvimento da trigonometria, desde suas origens até tempos
recentes. Como principal achado do estudo, evidenciamos que diferentes povos
colaboraram na construção e difusão da trigonometria, ao longo de vários séculos. | pt_BR |