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dc.creatorSilva, Maria Thaywana Valença
dc.date.accessioned2021-06-01T13:14:52Z
dc.date.available2021-06-01T13:14:52Z
dc.date.issued2021-02-19
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/292
dc.format.extent19pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBAUMKART, Thomaz Arzivenko ; ATKINSON, Luis Gustavo De Melo ; NEIS, Kenedi. A Influência da Matemática na História da Arquitetura. 2019. 5 p. Disponível em: <file:///C:/Users/Usuario/Downloads/11951-Texto%20do%20artigo-43886-1-10- 20191008.pdf.> Acesso em: 16 jan. 2021. BOYER, Carl B. História da matemática - trad. de Elza Gomide, Ed. Edgard Blücher Ltda, São Paulo, 1974. COSTA, Nielce M. Lobo. A História da Trigonometria. 1997. Dissertação de Mestrado - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. EVES, Howard. Introdução à História da Matemática – trad de Hygino H Domingues, Editora da UNICAMP, 1995. HAUS, Thiago. A matemática e as pirâmides do Egito. [S. l.], [1999 ou 2020] Disponível em: <http://www.educacional.com.br/especiais/Niemeyer/includes/arqCalculos/piramides_imprimi r.asp?strTitulo=A%20matem%E1tica%20e%20as%20pir%E2mides%20do%20Egito#:~:text= Os%20eg%C3%ADpcios%20tamb%C3%A9m%20conseguiram%20aplicar,tri%C3%A2ngulo %20pitag%C3%B3rico%20em%20suas%20constru%C3%A7%C3%B5es.&text=Veja%20co mo%20eles%20o%20empregaram,entre%20lados%20de%20tri%C3%A2ngulos%20semelh antes>. Acesso em: 18 set. 2020 OLIVEIRA, Jaqueline de. Tópicos selecionados de trigonometria e sua história. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal de São Carlos Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, São Paulo. PCNs - Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução. Brasília: MEC/SEF, 1998. SILVEIRA, Fernando Lang da. Determinação da distância Terra-Sol na antiga Grécia. CREF, 2014. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/novocref/?contact- pergunta=determinacao-da-distancia-terra-sol-na-antiga- grecia#:~:text=A%20partir%20das%20demais%20hip%C3%B3teses,vezes%20o%20di%C3%A2metro%20da%20Terra.Acesso em: 19 de jan. de 2021. SMITH, David E. History of Mathematics, vol. I, Dover Publications, INC. New York, 1958.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrigonometria - Históriapt_BR
dc.subjectTrigonometria - Aplicaçõespt_BR
dc.subjectMatemática - Ensinopt_BR
dc.titleTrigonometria: uma discussão históricapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3849632904124388pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Airlan Arnaldo Nascimento de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2368819461212823pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Maciel, Núbia de Oliveira
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9113179028337606pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApt_BR
dc.description.resumoA motivação para realização do presente estudo surgiu a partir do ponto de vista de que a matemática poderia ser mais contextualizada e compreendida, inclusive na sala de aula, através de um olhar histórico. Muitos alunos chegam aos seus professores questionando sobre a origem da matemática. Surgem perguntas do tipo: “quem inventou (ou descobriu) a matemática? ”, “ quem foi o primeiro matemático? ”. Uma reflexão mais aprofundada nos leva a perceber que buscar repostas para tais questões exige trilhar um longo percurso de construção histórica. Portanto, este trabalho é caracterizado por uma metodologia de pesquisa qualitativa que tem como base de argumentação histórica algumas referências e nomes de grandes autores, como por exemplo Boyer e Eves. Cientes da complexidade desta jornada, optamos por delimitar nosso estudo ao caso do desenvolvimento da trigonometria. A justificativa para nossa escolha está ancorada em inquietações que surgiram e foram fomentadas durante nossa formação inicial, desde a educação básica até o curso de licenciatura em matemática. Mais especificamente, nossos estudos e vivências em disciplinas específicas de matemática, estágio supervisionado e prática de ensino, consolidaram a perspectiva de que a compreensão de elementos da historia da trigonometria pode dar sentido a diversos conceitos estudados nos diferentes níveis de ensino. Dessa forma, o objetivo deste artigo é discutir aspectos históricos do desenvolvimento da trigonometria, desde suas origens até tempos recentes. Como principal achado do estudo, evidenciamos que diferentes povos colaboraram na construção e difusão da trigonometria, ao longo de vários séculos.pt_BR


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