Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Daniele Soares da
dc.date.accessioned2025-09-17T23:19:50Z
dc.date.available2025-09-17T23:19:50Z
dc.date.issued2025-08-18
dc.identifier.citationSILVA, Daniele Soares da. A implementação do Novo Ensino Médio Integrado em Pernambuco: percepções a partir da vivência dos estudantes de uma escola técnica estadual. 2025. 260 f. Dissertação (Mestrado Profissional em em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1885
dc.description.abstractThis dissertation analyzes students' perceptions regarding the implementation of the New Secondary Education Reform (Novo Ensino Médio), regulated by Law No. 13,415/2017, in a State Technical School (Escola Técnica Estadual) in Pernambuco, Brazil. The research adopts a qualitative, interpretative approach, grounded in the principles of historical-dialectical materialism. The methodological procedures included document analysis, the application of socioeconomic questionnaires, and focus group discussions with students from the 1st, 2nd, and 3rd years of the Integrated Secondary Education program. Data were analyzed using content analysis techniques (Bardin, 2016). The results indicate that, although students recognize Technical Schools as important spaces for social mobility, the implementation of the reform was marked by the exclusion of youth participation, restrictions on freedom of choice, the weakening of technical training, and the reduction of general education content. Furthermore, the research highlights the deepening of educational duality between public and private systems and the dissemination of a meritocratic and individualistic logic, which attributes educational and social failures to individuals, disregarding the structural inequalities that shape their trajectories. As an educational product derived from the research, a didactic sequence was developed to promote youth engagement and critical reflection on educational policies. The study reaffirms the urgent need for a Secondary Education model that integrates critical and omnilateral formation, committed to social justice and to the effective participation of students in the construction of the policies that directly affect thempt_BR
dc.format.extent260 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Olindapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEducação – Ensino Médiopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas em Educaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes - Percepçõespt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.titleA implementação do Novo Ensino Médio Integrado em Pernambuco: percepções a partir da vivência dos estudantes de uma escola técnica estadualpt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2367065569060397pt_BR
dc.contributor.advisor1Caú, José Nildo Alves
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4432 648278132554pt_BR
dc.contributor.referee1Caú, José Nildo Alves
dc.contributor.referee2Silva, Katharine Ninive Pinto
dc.contributor.referee3Duarte Neto, José Henrique
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4432 648278132554pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6464 562533995452pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4036 514698710002pt_BR
dc.publisher.initialsIFPEpt_BR
dc.publisher.departmentOLINDApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambucopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação analisa as percepções dos estudantes acerca da implementação do Novo Ensino Médio, regulamentado pela Lei n.º 13.415/2017, em uma Escola Técnica Estadual de Pernambuco. A abordagem é qualitativa, de natureza interpretativa, orientada pelos fundamentos do Materialismo Histórico-Dialético. Envolve análise documental, aplicação de questionários socioeconômicos e a estratégia de grupos focais com estudantes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio Integrado. A análise dos dados é realizada por meio da técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2016). Os resultados indicam que, embora os estudantes reconheçam as Escolas Técnicas como espaços potentes de mobilidade social, a implementação da reforma foi marcada pela exclusão da participação juvenil, por limitações à liberdade de escolha, pelo esvaziamento da formação técnica e pela redução de conteúdos da formação geral. Evidenciouse, ainda, a intensificação da dualidade entre redes pública e privada e a disseminação de uma lógica meritocrática e individualizante, que atribui ao indivíduo a responsabilidade por insucessos educacionais e sociais, desconsiderando as desigualdades estruturais que atravessam suas trajetórias. Como produto da investigação, desenvolve-se uma sequência didática voltada à escuta e valorização das juventudes, promovendo espaços de diálogo e reflexão crítica sobre as políticas educacionais. O estudo reafirma a urgência de um Ensino Médio que articule formação crítica e omnilateral, comprometido com a justiça social e com a efetiva participação dos estudantes na construção das políticas que os afetampt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples