dc.creator | Silva, Daniele Soares da | |
dc.date.accessioned | 2025-09-17T23:19:50Z | |
dc.date.available | 2025-09-17T23:19:50Z | |
dc.date.issued | 2025-08-18 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Daniele Soares da. A implementação do Novo Ensino Médio Integrado em Pernambuco: percepções a partir da vivência dos estudantes de uma escola técnica estadual. 2025. 260 f. Dissertação (Mestrado Profissional em em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1885 | |
dc.description.abstract | This dissertation analyzes students' perceptions regarding the implementation of the New
Secondary Education Reform (Novo Ensino Médio), regulated by Law No. 13,415/2017, in a
State Technical School (Escola Técnica Estadual) in Pernambuco, Brazil. The research adopts
a qualitative, interpretative approach, grounded in the principles of historical-dialectical
materialism. The methodological procedures included document analysis, the application of
socioeconomic questionnaires, and focus group discussions with students from the 1st, 2nd, and
3rd years of the Integrated Secondary Education program. Data were analyzed using content
analysis techniques (Bardin, 2016). The results indicate that, although students recognize
Technical Schools as important spaces for social mobility, the implementation of the reform
was marked by the exclusion of youth participation, restrictions on freedom of choice, the
weakening of technical training, and the reduction of general education content. Furthermore,
the research highlights the deepening of educational duality between public and private systems
and the dissemination of a meritocratic and individualistic logic, which attributes educational
and social failures to individuals, disregarding the structural inequalities that shape their
trajectories. As an educational product derived from the research, a didactic sequence was
developed to promote youth engagement and critical reflection on educational policies. The
study reaffirms the urgent need for a Secondary Education model that integrates critical and
omnilateral formation, committed to social justice and to the effective participation of students
in the construction of the policies that directly affect them | pt_BR |
dc.format.extent | 260 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Olinda | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Educação – Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas em Educação | pt_BR |
dc.subject | Estudantes - Percepções | pt_BR |
dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.title | A implementação do Novo Ensino Médio Integrado em Pernambuco: percepções a partir da vivência dos estudantes de uma escola técnica estadual | pt_BR |
dc.type | dissertacao | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2367065569060397 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Caú, José Nildo Alves | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4432 648278132554 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Caú, José Nildo Alves | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Katharine Ninive Pinto | |
dc.contributor.referee3 | Duarte Neto, José Henrique | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4432 648278132554 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6464 562533995452 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4036 514698710002 | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFPE | pt_BR |
dc.publisher.department | OLINDA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação analisa as percepções dos estudantes acerca da implementação do Novo Ensino
Médio, regulamentado pela Lei n.º 13.415/2017, em uma Escola Técnica Estadual de
Pernambuco. A abordagem é qualitativa, de natureza interpretativa, orientada pelos
fundamentos do Materialismo Histórico-Dialético. Envolve análise documental, aplicação de
questionários socioeconômicos e a estratégia de grupos focais com estudantes do 1º, 2º e 3º
anos do Ensino Médio Integrado. A análise dos dados é realizada por meio da técnica de análise
de conteúdo (Bardin, 2016). Os resultados indicam que, embora os estudantes reconheçam as
Escolas Técnicas como espaços potentes de mobilidade social, a implementação da reforma foi
marcada pela exclusão da participação juvenil, por limitações à liberdade de escolha, pelo
esvaziamento da formação técnica e pela redução de conteúdos da formação geral. Evidenciouse, ainda, a intensificação da dualidade entre redes pública e privada e a disseminação de uma
lógica meritocrática e individualizante, que atribui ao indivíduo a responsabilidade por
insucessos educacionais e sociais, desconsiderando as desigualdades estruturais que atravessam
suas trajetórias. Como produto da investigação, desenvolve-se uma sequência didática voltada
à escuta e valorização das juventudes, promovendo espaços de diálogo e reflexão crítica sobre
as políticas educacionais. O estudo reafirma a urgência de um Ensino Médio que articule
formação crítica e omnilateral, comprometido com a justiça social e com a efetiva participação
dos estudantes na construção das políticas que os afetam | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |