Mostrar registro simples

dc.creatorBarros, Daphne De La Torre
dc.date.accessioned2025-03-27T14:31:54Z
dc.date.available2025-03-27T14:31:54Z
dc.date.issued2021-12-21
dc.identifier.citationBARROS, Daphne De La Torre. Proposição de uma metodologia de ensino voltada para o processo de aprendizagem em circuitos elétricos para alunos do curso técnico em eletrotécnica. 2021. TCC (Especialização em Educação Profissional, Científica e Tecnológica) – Diretoria de Educação a Distância, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1563
dc.format.extent21 ppt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationARAUJO, A. V. R. et al. Uma associação do método Peer Instruction com circuitos elétricos em contextos de aprendizagem ativa. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 2, 2017. BENDER, Willian N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Penso Editora, 2015. BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2019. BRASIL. LEI Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm >. Acesso em: 07 mar. 2021. GONZALES, Eliéverson Guerchi; ROSA, Paulo Ricardo da Silva. Aprendizagem significativa de conceitos de circuitos elétricos utilizando um ambiente virtual de ensino por alunos da Educação de Jovens e Adultos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 19, n. 2, p. 477-504, 2014. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos: Técnico em Eletrotécnica. Disponível: < http://cnct.mec.gov.br/cursos/curso?id=33>. Acesso em: 05 mar. 2021. HIGHET, Gilbert. A arte de ensinar. CEDET – 1ª edição, 2018. MIRA Y LÓPEZ, Emilio. Como estudar e como aprender. CEDET – 1ª edição, 2020. PEREIRA NETO, José Augusto. Uma proposta experimental e lúdica para o ensino de conceitos de eletrodinâmica em circuitos elétricos. Tese de Doutorado. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande, 2018. PINTO, Juliana da Silva. Promovendo a alfabetização científica no estudo de circuitos elétricos resistivos por meio de atividades em grupos colaborativos. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Lavras, 2017. WIGGINS, Grant; MCTIGHE, Jay. Planejamento para a Compreensão: Alinhando Currículo, Avaliação e Ensino por Meio da Prática do Planejamento Reverso. Penso Editora, 2019.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCircuitos elétricospt_BR
dc.subjectPlanejamento reversopt_BR
dc.titleProposição de uma metodologia de ensino voltada para o processo de aprendizagem em circuitos elétricos para alunos do curso técnico em eletrotécnicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6215976795747395pt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Évio da Rocha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2289331300425613pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Danielle de Farias Tavares
dc.contributor.referee2Barros, Renato Wagner da Silva
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0822460673888970pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4297351799169518pt_BR
dc.publisher.departmentEaDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho de conclusão de curso, uma metodologia de ensino é apresentada para uma das disciplinas de base do curso técnico em eletrotécnica do IFPE – campus Recife: Fundamentos da Eletrotécnica III. Ao verificar as dificuldades existentes no processo de aprendizagem por parte dos alunos quanto aos fundamentos de circuitos elétricos, avaliou-se o emprego de alterações de metodologia, desde o planejamento da aula, aplicando o planejamento reverso, até a forma de acompanhar o desenvolvimento dos alunos com avaliações contínuas. Além disso, verificou-se a importância de estabelecer um ambiente em sala de aula de cooperação mútua, de modo a aumentar a predisposição dos estudantes para aprender.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples