A cozinha como lugar do saber-sabor: a interdisciplinaridade no curso de gastronomia e o texto literário servindo, na mesa, memória e tradição
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Data
2023-12-20Autor
Correia, Danielly Souza
https://lattes.cnpq.br/5894511581426012
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Os obstáculos e desafios enfrentados pelo campo em formação da gastronomia
resultaram no desenvolvimento desta pesquisa. O tema da investigação foi, em um
nível geral, compreendido a partir de uma análise atenciosa dos documentos
reunidos para compor uma revisão bibliográfica acerca do assunto em questão.
Esse referencial teórico guiou e norteou as análises empreendidas. O exame
consistiu, portanto, em realizar uma observação acerca das fronteiras e problemas
do método científico na construção de conhecimento, em particular, no ensino de
gastronomia. E, a partir disso, investigar possíveis caminhos e horizontes
metodológicos que contribuam para a construção de um ensino mais dinâmico,
comunicativo e sem excluir os muitos saberes que compõem os estudos sobre
alimentação. Para tanto, a concepção de interdisciplinaridade aplicada aos cursos
de gastronomia foi amplamente trabalhada levando em conta o diálogo entre a
gastronomia e a literatura. No que concerne ao referencial é importante destacar os
principais conceitos utilizados nesta análise. Para tal finalidade, as escolhas
metodológicas baseiam-se nas perspectivas exploradas na antropologia, na
sociologia, filosofia, educação, história da alimentação e, também, nas lentes
teóricas abordadas pela literatura que serviram de base para a análise do corpus
literário composto pela obra O Não Me Deixes, de Rachel de Queiroz e alguns
poemas e crônicas dispersas de Cora Coralina.
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