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    Avaliação do nível de aceitabilidade em relação à merenda servida aos alunos de instituições públicas: uma revisão bibliográfica

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    TCC - Gastronomia (2.048Mb)
    Date
    2023-12-15
    Author
    Silva, Ediane Maria de Lima
    https://lattes.cnpq.br/4540818572537074
    Lima, Julyenne Franklin Silva de
    https://lattes.cnpq.br/9055390808109221
    0009-0004-7113-0862
    0009-0005-9494-1518
    http://lattes.cnpq.br/6920094268214436
    https://lattes.cnpq.br/9694226818501584
    Santana, Maristela Alves de
    Silva, Wiliane Nayara da
    Metadata
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    Abstract
    Alimentação em quantidade e qualidade nutricional é direito do cidadão e dever do estado. uma alimentação adequada e saudável de crianças e adolescentes em idade escolar é de fundamental importância, pois contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar, além de ajudar na formação de hábitos alimentares saudáveis. É necessário obter na alimentação nutrientes suficientes a fim de propiciar seu pleno desenvolvimento. Objetivo: revisão bibliográfica sobre a aceitação da alimentação em instituições públicas de ensino. Método: revisão realizada nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo e Lilacs. As descrições utilizadas foram: “aceitabilidade de merenda escolar” e “aceitabilidade da alimentação escolar”. Os critérios da inclusão das escolhas foram artigos brasileiros publicados nos últimos 5 anos. Resultados: foram analisados 14 trabalhos sobre a alimentação escolar. Os artigos escolhidos para compor o estudo, em sua maioria, foram compostos pelo método de escala hedônica, de diferentes cidades no Brasil, com alunos de idades variadas, desde alunos de uma creche, até alunos do ensino médio de um Instituto Federal. O principal resultado mostra que 64,3% das instituições não alcançaram o índice de 85% de aceitabilidade proposto pelo PNAE. Conclusão: é importante destacar a necessidade de mais pesquisas sobre aceitabilidade da alimentação escolar com o objetivo de melhorar a aceitação, sendo necessário identificar os elementos que contribuem para um baixo índice de aceitabilidade.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1335
    Collections
    • Tecnólogo em Gastronomia
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