Mostrar registro simples

dc.creatorBatista, João Paulo Monteiro
dc.date.accessioned2020-05-23T00:55:24Z
dc.date.available2020-05-23T00:55:24Z
dc.date.issued2019-08-29
dc.identifier.citationBATISTA, João Paulo Monteiro. Educação financeira: contribuições de uma proposta de prática pedagógica integradora para o fortalecimento do ensino médio integrado. 2019. 140 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/133
dc.description.abstractThis research aims to understand the contributions of an integrative proposal in financial education to the strengthening of integrative practices in Integrated High School. From this perspective, it was proposed the development of an interdisciplinary didactic sequence and the analysis of its development, seeking to understand the understanding of the students and teachers of the second grade of the IFPB Hope Campus Integrated Informatics Technical School involved in the research process. This is a qualitative approach research, developed through participant research, which used Thematic Content Analysis, as Minayo et al. (2009) for data processing and interpretation. As a result of the research, it was possible to articulate the principles and foundations of the Integrated High School proposal, such as the search for a broad, critical and emancipatory worker training, the interrelationship between work, science and culture and research as a pedagogical principle. In addition, the use of the didactic sequence was highlighted as a means that enabled the collective planning, organization and cohesion of activities, emphasizing the role of interdisciplinarity, contextualization, cooperation between teachers and the need for interaction between theoretical and social activities. practices. Another aspect revealed was that the teachers and students stressed the domination imposed by the consumer society, which influences individuals to fit their dictates, which represent hegemonic interests of capital; as well as highlighted the performance of the media as an instrument widely used to encourage excessive consumption, leading to consumerism and may lead to excessive indebtedness. Finally, the research enabled the elaboration of an educational product that aims to contribute to integrated high school teachers who seek integrative practices using financial education.pt_BR
dc.format.extent140 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Olindapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.subjectCurrículo Integradopt_BR
dc.subjectEducação - Práticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.titleEducação financeira: contribuições de uma proposta de prática pedagógica integradora para o fortalecimento do ensino médio integradopt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9736600441856481pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Edlamar Oliveira dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5903937331034288pt_BR
dc.contributor.referee1Duarte Neto, José Henrique
dc.contributor.referee2Sousa, Bernardina Santos Araújo de
dc.contributor.referee3Pontes, Ana Paula Furtado Soares
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4036514698710002pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4929110097621126pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5604144898950278pt_BR
dc.publisher.initialsIFPEpt_BR
dc.publisher.departmentOlindapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambucopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva compreender as contribuições de uma proposta integradora em educação financeira para o fortalecimento de práticas integra doras no Ensino Médio Integ rado Nessa perspectiva, propôs se o desenvolvimento de uma sequência didática interdisciplinar e a análise d o seu desenvolvimento, buscando compreender o entendimento dos estudantes e docentes da segunda série do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Esperança do IFPB envolvidos no processo de pesquisa . Trata se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de pesquisa participante, que utilizou a Análise de Conteúdo Temática, conforme Minayo et al. (2009) par a tratamento e interpretação dos dados . Como resultado da pesquisa foi possível articular princípios e fundamentos da proposta do Ensino Médio Integrado, tais como a busca de uma formação ampla, crítica e emancipadora do trabalhador a inter relação entr e trabalho, ciência e cultura e a pesquisa como princípio pedagógico. Além disso, destacou se o uso da sequência didática como meio que possibilitou o planejamento coletivo, a organização e a coesão das atividades, ressaltando o papel da interdisciplinarid ade, da contextualização, da cooperação entre os docentes e da necessidade de interação entre ati vidades teóricas e práticas Outro aspecto revelado foi que o s professores e estudantes ressaltaram a dominação imposta pela sociedade de consumo, a qual influencia os indivíduos para que se adequem aos seus ditames, que representam interesses hegemônicos do capital bem como destacara m a atuação da mídia como instrumento utilizado largamente para incentivar o consumo exagerado, levando ao consumismo e podendo a carretar o endividamento excessivo. Por fim a pesquisa possibilitou a elaboração de um produto educacional que visa contribuir com professores do ensino médio integrado que buscam práticas integradoras utilizando a educação financeira.pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples