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dc.creatorAlmeida Júnior, Agenor Bezerra de
dc.date.accessioned21/05/2024pt_BR
dc.date.accessioned2024-05-21T22:12:29Z
dc.date.available2024-05-21T22:12:29Z
dc.date.issued2021-12-15
dc.identifier.citationALMEIDA JÚNIOR, A. B de; MOURA NETO, L. G. | Uso de Tecnologias Digitais de Informação e por docentes do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Barreiros: da formação à atuação docente. Especialização (Especialização em Docência para Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1290
dc.description.abstractThe aim of this study was to verify whether initial or continuing teacher education prepares teachers for the proper use of TDIC in the classroom. The study used the field research technique, of an exploratory nature. The data collection procedures included the application of a semi-structured questionnaire and documental analysis of the lattes curriculum to 29 teachers from the IFPE-Campus Barreiros. In this investigation, it was found that universities still do not prepare (initial training) teachers for the use of TDIC. It was found that most teachers have limitations regarding the use of TDIC, in particular, the use of podcasts, educational software and social networks. Additionally, the professors recognize the importance of using TDIC, and claim to be available to carry out ongoing training courses.pt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectAtuação profissionalpt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.titleUso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação por Docentes do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Barreiros: Da formação à atuação docentept_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1461960230261197pt_BR
dc.contributor.advisor1Moura Neto, Luís Gomes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9465376737535167pt_BR
dc.contributor.referee1Moura Neto, Luís Gomes de
dc.contributor.referee2Lima, José Roberto Tavares de
dc.contributor.referee3Rosário, Meiriane Rebouças da Silva do
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9465376737535167pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5529513680269827pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6512231661263509pt_BR
dc.publisher.departmentEaDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi verificar se a formação docente, inicial ou continuada, prepara os professores para utilização adequada das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) em sala de aula. O estudo utilizou a técnica da pesquisa de campo, de natureza exploratória. Os procedimentos de coleta de dados incluíram a aplicação de questionário semiestruturado e análise documental do currículo lattes de 29 professores do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Barreiros. Nessa investigação foi possível constatar que as universidades, ainda não preparam (formação inicial) os professores para uso das TDIC, seja o lócus da pesquisa, ou nos demais. Verificou-se que a maioria dos professores possuem limitações quanto ao uso das TDIC, em especial, ao uso de podcasts, softwares educativos e redes sociais. Adicionalmente, os professores reconhecem a importância do uso das TDIC, e afirmam estarem disponíveis a realizarem cursos de capacitação continuada.pt_BR


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