dc.relation | ALVES, M. M. S et al. Reflexões acerca do uso das Tecnologias Digitais da Informação e
Comunicação na formação inicial docente de uma turma de licenciatura em EaD. Scientia
Plena, v. 17, n. 1, 2021.
ANDRADE. G. do C. A formação dos professores para o uso das TICs na Rede
Municipal de Ensino de Juiz de Fora/MG. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de
Fora, 2013. Dissertação de Mestrado.
ARAÚJO, A. C. R. M. et al. Políticas públicas de inclusão educacional: desafios e
perspectivas. Educar, n. 23, p. 185-202, 2011.
ARAÚJO, R. M. L. Formação de professores para a Educação Profissional e tecnológica e
a necessária atitude docente integradora. In: DALBEN, A. et al (Org.). Coleção Didática e
Prática de Ensino: Convergências e Tensões no Campo da Formação e do Trabalho
Docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 479-496.
BARROQUEIRO, C. H. et al. O uso de tecnologias de informação e da comunicação no
ensino de ciências e de matemática. Revista Tecnologia & Cultura, v. 13, n. 19, p. 45-58,
2011
BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. Recomendações para Produção de
Podcasts e Vantagens na Utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
PRISMA.COM n.o 6. 2008.
BRASIL. Decreto n. 3276/99, de 06 de dezembro de 1999. Dispõe sobre a formação em
nível superior de professores para atuar na educação básica, e dá outras providências.
Disponível em: <http://goo.gl/lGyI6F>. Acesso em: 13 nov. 2021
BRASIL. MEC/ Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Proposta em Discussão
- Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: MEC, 2004.
BRITO, C. de A. et al. Desafios na formação de professores na/para a educação profissional
e tecnológica. Revista principia, n. 56, p.1-30, 2021.
BRUNO, A. R.; MATTOS, L. N. As tecnologias da informação e comunicação nas escolas
mineiras: recursos incorporados às práticas docentes? Tecnologias da informação e
comunicação nas escolas mineiras: recursos incorporados às práticas docentes? In:
ASSUNÇÃO, Maria da; PEREIRA, Margareth Conceição; MARQUES, Glaucia Fabri
Carneiros. Campos e vertentes: formação, trabalho docente e avaliação sistêmica. Juiz
de Fora: UFJF, 2010. p. 292.
CAMPEIZ, A. F. et al. A escola na perspectiva dos adolescentes da geração Z. Revista
Eletrônica de Enfermagem, v.19, p. 2-9, 2017.
CARMO, J. R. do et al. Impacto do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação
(TIC ́s) por docentes dos Institutos Federais localizados em Minas Gerais em um contexto
de pandemia. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, 2020.
CASTAMAN, A. S.; RODRIGUES, R. A. Educação a Distância na crise COVID - 19: um
relato de experiência. Research, Society And Development, [S.L.], v. 9, n. 6, p. 1-26, 2020.
CERNY, R. Z.; RAMOS, E. F. Formação de professores para o uso das tecnologias digitais
de comunicação e informação no contexto educacional brasileiro. In: Challenges 2013:
Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anityme anywhere - ATAS DA VIII
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO. Centro de Competência
TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Instituto de Educação. Campus de
Gualtar, Braga: Portgual. Julho de 2013.
CIAVATTA, M. A formação integrada e a escola e o trabalho como lugares de memória e
de identidade. Trabalho necessário, v.3, n.3, 2005.
COSCARELLI, C. V. Perspectivas culturais de uso de tecnologias digitais e a educação.
Revista Brasileira de Alfabetização, v.1, n.8, p.33-56, 2018.
COSTA, L. C. Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) – Expansão,
democratização e inserção das tecnologias na rede pública. Quanta Comunicação e
Cultura, v. 1, n. 1, 2015.
DALFOVO, M. S. et al. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista
Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.2, n.4, p.01-13, 2008.
DIAS, E.; PINTO, F. C. F. A Educação e a COVID-19. Ensaio: Avaliação e Políticas
Públicas em Educação, v.28, n.108, p.545–554, 2020.
FAHD, W. C. B et al. Uso das TIC na educação: Da formação à atuação docente. In: II
CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E
HUMANIDADES. 2013, Belo Horizonte. Anais [...] Congresso Internacional
Interdisciplinar em Sociais e Humanidades,2013.
FONSECA, J. J. S (2002). Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC.
FRANCO, M. A. do R. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FRIGOTTO, G. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências
sociais. Revista do Centro de Educação e Letras, [s. l], v. 10, n. 1, p. 41-62, 2008.
GARIGLIO, J. Â.; BURNIER, S. L. Os professores da educação
profissional: saberes e práticas. Cadernos de Pesquisa, v. 44, n. 154, p. 934-959,
2014.
GATTI, B. A et al. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO,
2011.
GERHARDT, T. E; SILVEIRA, D. T. [Org.] Métodos de pesquisa. Gestão para o
Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GREGIO, B. M. A. O uso das TICs e a formação inicial e continuada de professores do
Ensino Fundamental da escola pública estadual de Campo Grande/MS: Uma realidade
a ser construída. Campo Grande: Universidade Católica Dom Bosco, 2005, 339p.
Dissertação de Mestrado
IFPE. O Campus. Disponível em < https://www.ifpe.edu.br/campus/barreiros/o-campus>.
Acesso em: 10 jul.2021.
KUENZER, A. Z. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica. In:
DALBEN, A. L.; DINIZ, J.; LEAL, L.; SANTOS, L. (Org.). Convergências e tensões no
campo de formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica (Didática e prática
de ensino), 2010, p. 497-518.
LEITE, W. S. S; RIBEIRO, C. A. do N. A inclusão das TICs na educação brasileira. Revista
Internacional de Investigación En Educación, [s. l], v. 5, n. 10, p. 173-187, set. 2012.
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? novas exigências educacionais e
profissão docente. São Paulo: Cortez, 1996.
MACHADO, L. R. S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação
profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Ministério da
Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 1, p. 8-22, 2008.
MARIN, A. J. Educação Continuada: Reflexões, alternativas. Campinas, SP: Papirus,
2000.
MARTINS, J. C. M. et al. Formação de docentes para a educação profissional: problemas e
desafios. Crítica Educativa, v. 3, n. 2 - Especial, p. 94-108, 2017.
MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo:
Summus, 2003.
MATTAR, J. Web 2.0 e redes sociais na educação. São Paulo: Artesanato Educacional,
2013.
MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar l. 2. ed.
Campinas: Papirus Editora, 2007.
MOURA, D. H. A formação docente para uma educação profissional e tecnológica
socialmente produtiva. In: Formação de professores para educação profissional e
tecnológica. Brasília: INEP, 2008. p. 193-223.
OLIVEIRA, J. L. C, de; NUNES, C. P. A carreira docente nos Institutos Federais em
comparação com outras escolas públicas. Revista Educação e Emancipação, v.10, n.2,
p.185-204, 2017.
OLIVEIRA, D. T. de et al. Ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior
presencial: o processo de adoção da tecnologia na perspectiva do docente. RBAAD, v. 14,
p. 37-54, 2015.
OLIVEIRA, C et al. TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e
comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em ação, v.7, n.1, p.75–95, 2015.
OLIVEIRA, M. R. N. S. A Pesquisa sobre a Formação Inicial e Continuada de Professores
para a Educação Profissional. In: Simpósio Internacional sobre Trabalho e Educação, VI.
Anais...UFMG. Belo Horizonte, 2011.
OLIVEIRA, M. R. N. S. A formação de professores para a educação profissional técnica
de nível médio. Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 10. Águas
de Lindóia, 2009.
PALFREY, Jonh; GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira
geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011. 352 p.
PINTO, J. C; LIMA, D. de J. Uso do podcast para a formação continuada dos professores:
um estudo de caso na rede municipal de Ilhéus-BA. Revista Encantar- Educação, Cultura
e Sociedade, v. 2, p.1-12, 2020.
PONTE, J. P. (2002). As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação
inicial de professores. In J. P. Ponte (Org.), A formação para a integração das TIC na
educação pré-escolar e no 1o ciclo do ensino básico (Cadernos de Formação de Professores,
No 4, pp. 19-26). Porto: Porto Editora.
PORLÁN, I. G. La formación del profesorado universitario en españa para el desarrollo de
la competencia tic. In: Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar,
learning anityme anywhere - ATAS DA VIII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC
NA EDUCAÇÃO. Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade
do Minho. Instituto de Educação. Campus de Gualtar, Braga: Portgual. Julho de 2013.
Pretto, N. L. O desafio de educar na era digital: educações. Revista Portuguesa de
Educação, v.24, n.1, p.95–118, 2011.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico [recurso
eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo
Hamburgo: Feevale, 2013.
REIS, A. R. S et al. Uso das tecnologias da informação e comunicação na educação
profissional e tecnológica. Educação & Tecnologia, v.23, n.3, 2018.
ROCHA, J. D. T; Nogueira, C. da R. M. FORMAÇÃO DOCENTE: uso das tecnologias
como ferramentas de interatividade no processo de ensino. Revista Observatório, v.5, n. 6.
Out/Dez, 2019.
ROCHA, W. A. F. Uso das tecnologias da informação e comunicação a serviço da
aprendizagem: Uma análise da gestão da escola Acácia, Catuti (MG). Juiz de Fora:
Universidade Federal de Juiz de Fora, 2017. Dissertação de mestrado.
ROSA, G. S. da; BACKES, L. Tecnologia digitais na formação docente: Reconstrução de
sentidos. Impulso, v.28, n.71, p.79-93, 2018.
Santos W. L et al. A produção do conhecimento sobre Facebook e educação no portal de
periódicos da CAPES: relatos de experiências docentes. Revista Exitus, v.10, n.1, p.1-28,
2020.
SANTOS, J. N.; BRANCHER, V. R. Formação de professores da educaçãoprofissional e
tecnológica – EPT e narrativas de formação: uma revisão de literatura. Acta Tecnológica,
v. 12, n. 1, 2017.
SCHUHMACHER, V. R. N. et al. As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de
informação e comunicação. E. Ciênc. Educ., v. 23, n. 3, p. 563-576, 2017.
SILVA, J. V. de Turismo. Fundamentos e dimensões. São Paulo: Editora Ática, 2016.
SOUZA, A. A. N.; SCHNEIDER, H. N. Tecnologias Digitais na formação inicial docente:
articulações e reflexões com o uso de rede socias. Educação Temática Digital, v.18,
n.2.p.418-436, 2016. | pt_BR |