Uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem de Químíca: uma breve revisão da literatura
Visualizar/ Abrir
Data
2022-07-06Autor
Lima, Miriele Mendes da Silva
http://lattes.cnpq.br/3668444734699359
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar o uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem de química, sendo esses jogos aplicados em diferentes ambientes escolares que tem apresentado eficácia no rendimento e aprendizado dos alunos. Utilizou-se como metodologia uma breve revisão bibliográfica do uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem de química. A realização da pesquisa foi baseada na leitura de artigos, monografias e dissertações presentes na literatura. Os resultados analisados apontaram que a aplicação de jogos lúdicos auxiliou no ensino e aprendizagem dos conceitos químicos. Durante a execução dos jogos os alunos mostraram-se motivados, estimulando o caráter investigativo, a tomada de decisão e a aprendizagem colaborativa. Diante disso, a utilização dos jogos no processo educativo, mostrou-se como um instrumento facilitador da integração, da sociabilidade, do despertar lúdico e principalmente do aprendizado
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Aplicações em inteligência artificial na educação, na química e no ensino de química: uma revisão sistemática de literatura
Correia, Virginia Marlene; http://lattes.cnpq.br/9432301366501018 (IpojucaBrasil, 2021-11-04)O objetivo deste trabalho foi verificar como a Inteligência Artificial tem sido utilizada na Educação, na Química e no Ensino de Química, identificando suas aplicações e contribuições, por meio de uma Revisão Sistemática ... -
Processos oxidativos avançados (POA) no ensino de Cinética Química: proposta de ferramenta metodológica envolvendo a Química e a Educação Ambiental
Duque, Carlos Henrique; http://lattes.cnpq.br/4131912115211318; Vasconcelos, José Pedro Silva; http://lattes.cnpq.br/7529339574435901 (IpojucaBrasil, 2023-03-14)A educação ambiental é um ramo da ciência instituído pela Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, que deve ser aplicado como conteúdo transversal. Não é definido como uma disciplina, mas precisa estar presente em todas as ... -
A medicina clínica como tema gerador no ensino de química através da metodologia aprendizagem baseada em problemas (ABP)
Anjos, Carlos Augusto dos; http://lattes.cnpq.br/0741704311024198 (Campus IpojucaBrasil, 2017-05-15)O método da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) tem como princípio tornar o estudante capaz de construir seu próprio aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal a partir de problemas propostos ...