dc.creator | Lima, Miriele Mendes da Silva | |
dc.date.accessioned | 2024-03-09T02:04:19Z | |
dc.date.available | 2024-03-09T02:04:19Z | |
dc.date.issued | 2022-07-06 | |
dc.identifier.citation | LIMA, Miriele Mendes da Silva. Uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem de Químíca: uma breve revisão da literatura. 2022. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Barreiros, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1214 | |
dc.description.abstract | The present aims to study the use of playful teaching games in the teaching-learning process of students, and these games are applied in different school models that have training in the training and learning of students. A brief bibliographic review of the use of playful games in the teaching-learning process of chemistry was used as a methodology. The research was based on the reading of articles, monographs and dissertations in the literature. The results studied indicate that the application of playful games helped in the teaching of chemical concepts. During the execution of the games, students learn and are motivated, stimulating the investigative character, decision making and collaborative learning. Therefore, the use of games in the educational process proved to be an instrument that facilitates integration, sociability, awakening playfulness and especially learning | pt_BR |
dc.format.extent | 14 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos - Química | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem - Química | pt_BR |
dc.subject | Jogos lúdicos - Química | pt_BR |
dc.title | Uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem de Químíca: uma breve revisão da literatura | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3668444734699359 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Kamylla Alexandre Leite dos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3636212117125556 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Kamylla Alexandre Leite dos | |
dc.contributor.referee2 | Santos, Jonh Anderson Macêdo | |
dc.contributor.referee3 | Silva, Wilson Paulo da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3636212117125556 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4352755253464410 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1232345713915345 | pt_BR |
dc.publisher.department | Barreiros | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo analisar o uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem de química, sendo esses jogos aplicados em diferentes ambientes escolares que tem apresentado eficácia no rendimento e aprendizado dos alunos. Utilizou-se como metodologia uma breve revisão bibliográfica do uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem de química. A realização da pesquisa foi baseada na leitura de artigos, monografias e dissertações presentes na literatura. Os resultados analisados apontaram que a aplicação de jogos lúdicos auxiliou no ensino e aprendizagem dos conceitos químicos. Durante a execução dos jogos os alunos mostraram-se motivados, estimulando o caráter investigativo, a tomada de decisão e a aprendizagem colaborativa. Diante disso, a utilização dos jogos no processo educativo, mostrou-se como um instrumento facilitador da integração, da sociabilidade, do despertar lúdico e principalmente do aprendizado | pt_BR |