Modelagem como estratégia pedagógica para o ensino de Química

Visualizar/ Abrir
Data
2023-12-27Autor
Gomes, Deyvisson Dayllon Pereira
http://lattes.cnpq.br/3945200152371620
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A criação de modelos que buscam representar de forma mais fidedigna o que acontece em um determinado sistema é um mecanismo usado pela ciência desde os primórdios do saber científico. Um modelo pode ser definido como uma representação parcial de um objeto, evento, processo ou ideia, que é produzida com propósitos específicos (Maia; Justi, 2008, p. 33). Eles possibilitam uma interpretação da realidade sem, contudo, ser uma fiel cópia da mesma, para Morrisson e Morgan (1999) eles possuem caráter limitado, permitindo mudanças e tornando o conhecimento mais flexível. Essa mesma ferramenta pode ser utilizada nas práticas de ensino e, nesse contexto, situa-se sua aplicação aos conteúdos químicos de nível médio. A modelagem no ensino de Química ainda é uma estratégia pouco explorada no âmbito pedagógico. A sua utilização fornece ao estudante um arcabouço cognitivo que ele poderá usar para dar sentido a conceitos que detêm maior complexidade, auxiliando na compreensão de determinados assuntos. Diante do exposto, buscamos responder ao seguinte problema: como as práticas de ensino de Química, desenvolvidas com o uso da modelagem, contribuem para construção do conhecimento? Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar as práticas desenvolvidas com o uso da modelagem enquanto estratégia didática aplicada ao ensino e suas contribuições para a construção do conhecimento químico. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico do tipo qualitativo exploratório, observando os artigos que tratam sobre a temática, num recorte temporal de 2015 a 2023. A partir da análise descritiva dos três estudos encontrados, que tratam sobre a temática, foi possível perceber que o uso da modelagem no ensino de Química é uma possibilidade que pode contribuir muito significativamente com a construção e aprendizagem dos saberes que envolvem essa ciência
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Aplicações em inteligência artificial na educação, na química e no ensino de química: uma revisão sistemática de literatura
Correia, Virginia Marlene; http://lattes.cnpq.br/9432301366501018 (IpojucaBrasil, 2021-11-04)O objetivo deste trabalho foi verificar como a Inteligência Artificial tem sido utilizada na Educação, na Química e no Ensino de Química, identificando suas aplicações e contribuições, por meio de uma Revisão Sistemática ... -
Processos oxidativos avançados (POA) no ensino de Cinética Química: proposta de ferramenta metodológica envolvendo a Química e a Educação Ambiental
Duque, Carlos Henrique; http://lattes.cnpq.br/4131912115211318; Vasconcelos, José Pedro Silva; http://lattes.cnpq.br/7529339574435901 (IpojucaBrasil, 2023-03-14)A educação ambiental é um ramo da ciência instituído pela Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, que deve ser aplicado como conteúdo transversal. Não é definido como uma disciplina, mas precisa estar presente em todas as ... -
Introdução à Química no ensino fundamental II - análise das aulas de Química nos 9º anos da Escola Almirante Tamandaré
Nascimento, José Carlos do; http://lattes.cnpq.br/6683572082406692 (BarreirosBrasil, 2023-12-19)As disciplinas da área de exatas sempre são vistas como difíceis para os alunos, já que nessas aulas são apresentados bastante cálculos e teorias complexos, e que muitas vezes o aluno não consegue ver diretamente a sua ...