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dc.creatorGomes, Deyvisson Dayllon Pereira
dc.date.accessioned2024-03-07T17:36:46Z
dc.date.available2024-03-07T17:36:46Z
dc.date.issued2023-12-27
dc.identifier.citationGOMES, Deyvisson Dayllon Pereira. Modelagem como estratégia pedagógica para o ensino de Química. 2023. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Barreiros, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1208
dc.description.abstractThe creation of models that seek to more reliably represent what happens in a given system is a mechanism used by science since the beginnings of scientific knowledge. They enable an interpretation of reality without, however, being a faithful copy of it, allowing changes and making knowledge more flexible. This same tool can be used in teaching practices, and in this context, its application to secondary level chemical content is located. Modeling in the teaching of Chemistry is still a strategy little explored in the pedagogical context. Using it provides the student with a cognitive framework that they can use to make sense of concepts that have greater complexity, helping to understand certain subjects. Given the above, seeking to answer the following problem: How do Chemistry teaching practices developed using modeling contribute to the construction of knowledge? This research's main objective was to analyze the practices developed using modeling as a didactic strategy applied to teaching and its contributions to the construction of chemical knowledge. To this end, an exploratory qualitative bibliographical survey was carried out, observing the articles that deal with the topic in a time frame from 2015 to 2023. From the descriptive analysis of the three studies found, which deal with the topic, it was possible to realize that the use of modeling in teaching Chemistry is a possibility that can contribute very significantly to the construction and learning of knowledge that involves this sciencept_BR
dc.format.extent16 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstratégias de ensino - Químicapt_BR
dc.subjectAbordagem didáticapt_BR
dc.subjectQuímica - Abordagem didáticapt_BR
dc.subjectQuímica - Modelagempt_BR
dc.titleModelagem como estratégia pedagógica para o ensino de Químicapt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3945200152371620pt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Jardiene Manuela Santos da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshtttp//lattes.cnpq.br/9629474795925589pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Jardiene Manuela Santos da Silva
dc.contributor.referee2Mélo, Hélida Maria Gomes de
dc.contributor.referee3Sousa, Marcondes Barreto de
dc.contributor.referee1Latteshtttp//lattes.cnpq.br/9629474795925589pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshtttp//lattes.cnpq.br/0533917462543804pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshtttp//lattes.cnpq.br/8189634323341629pt_BR
dc.publisher.departmentBarreirospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.description.resumoA criação de modelos que buscam representar de forma mais fidedigna o que acontece em um determinado sistema é um mecanismo usado pela ciência desde os primórdios do saber científico. Um modelo pode ser definido como uma representação parcial de um objeto, evento, processo ou ideia, que é produzida com propósitos específicos (Maia; Justi, 2008, p. 33). Eles possibilitam uma interpretação da realidade sem, contudo, ser uma fiel cópia da mesma, para Morrisson e Morgan (1999) eles possuem caráter limitado, permitindo mudanças e tornando o conhecimento mais flexível. Essa mesma ferramenta pode ser utilizada nas práticas de ensino e, nesse contexto, situa-se sua aplicação aos conteúdos químicos de nível médio. A modelagem no ensino de Química ainda é uma estratégia pouco explorada no âmbito pedagógico. A sua utilização fornece ao estudante um arcabouço cognitivo que ele poderá usar para dar sentido a conceitos que detêm maior complexidade, auxiliando na compreensão de determinados assuntos. Diante do exposto, buscamos responder ao seguinte problema: como as práticas de ensino de Química, desenvolvidas com o uso da modelagem, contribuem para construção do conhecimento? Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar as práticas desenvolvidas com o uso da modelagem enquanto estratégia didática aplicada ao ensino e suas contribuições para a construção do conhecimento químico. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico do tipo qualitativo exploratório, observando os artigos que tratam sobre a temática, num recorte temporal de 2015 a 2023. A partir da análise descritiva dos três estudos encontrados, que tratam sobre a temática, foi possível perceber que o uso da modelagem no ensino de Química é uma possibilidade que pode contribuir muito significativamente com a construção e aprendizagem dos saberes que envolvem essa ciênciapt_BR


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