A importância da experimentação no ensino de Química no processo de ensino aprendizagem: uma discussão sobre a temática
Visualizar/ Abrir
Data
2022-12-20Autor
Mendes, Simone Leite
http://lattes.cnpq.br/4268138293234250
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Conforme a sociedade vem evoluindo, todas as áreas precisam evoluir e se adaptar aos novos desafios que sempre vão aparecendo, e na área a educação isso não é diferente. Cada vez mais os alunos têm que estar preparados para os desafios do cotidiano, e, para isso, se faz necessário que o professor utilize diferentes metodologias no processo ensino aprendizagem dos seus alunos, para que assim eles possam ter uma aprendizagem significativa. Mediante aos fatos supracitados, esse trabalho tem como objetivo realizar a análise da importância da experimentação no ensino de química no processo de ensino aprendizagem, e assim compreender os benefícios do experimento em aulas de química. O procedimento metodológico se deu por uma busca de descritores específicos relacionados a experimentação no ensino de química, utilizando a plataforma de busca Google Acadêmico, em uma faixa de publicação entre 2017 a 2022. Mediante aos resultados obtidos, foram escolhidos os dez primeiros artigos da busca, já que eles estavam em ordem de maior relevância, em seguida foi realizada a construção de uma tabela com breves informações dos artigos e, posteriormente foi realizada uma análise mais minuciosa de cada artigo. Ao final, foi possível concluir que a experimentação no ensino de química é bastante importante para dinamizar essas aulas que são tão teóricas, a teoria aliada a prática pode envolver mais os alunos, principalmente quando essa prática vem contextualizada com objetos do próprio cotidiano do aluno
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Aplicações em inteligência artificial na educação, na química e no ensino de química: uma revisão sistemática de literatura
Correia, Virginia Marlene; http://lattes.cnpq.br/9432301366501018 (IpojucaBrasil, 2021-11-04)O objetivo deste trabalho foi verificar como a Inteligência Artificial tem sido utilizada na Educação, na Química e no Ensino de Química, identificando suas aplicações e contribuições, por meio de uma Revisão Sistemática ... -
Processos oxidativos avançados (POA) no ensino de Cinética Química: proposta de ferramenta metodológica envolvendo a Química e a Educação Ambiental
Duque, Carlos Henrique; http://lattes.cnpq.br/4131912115211318; Vasconcelos, José Pedro Silva; http://lattes.cnpq.br/7529339574435901 (IpojucaBrasil, 2023-03-14)A educação ambiental é um ramo da ciência instituído pela Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, que deve ser aplicado como conteúdo transversal. Não é definido como uma disciplina, mas precisa estar presente em todas as ... -
A medicina clínica como tema gerador no ensino de química através da metodologia aprendizagem baseada em problemas (ABP)
Anjos, Carlos Augusto dos; http://lattes.cnpq.br/0741704311024198 (Campus IpojucaBrasil, 2017-05-15)O método da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) tem como princípio tornar o estudante capaz de construir seu próprio aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal a partir de problemas propostos ...