dc.creator | Mendes, Simone Leite | |
dc.date.accessioned | 2024-03-04T14:00:54Z | |
dc.date.available | 2024-03-04T14:00:54Z | |
dc.date.issued | 2022-12-20 | |
dc.identifier.citation | MENDES, Simone Leite. A importância da experimentação no ensino de Química no processo de ensino aprendizagem: uma discussão sobre a temática. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Barreiros, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1202 | |
dc.description.abstract | As society evolves, all areas need to evolve and adapt to new challenges that are always appearing, and in education this is no different. More and more students have to be prepared for the challenges of everyday life, and for that, it is necessary for the teacher to use different methodologies in the teaching-learning process of their students, so that they can have a meaningful learning experience. Based on the facts mentioned above, this work aims to analyze the importance of experimentation in teaching chemistry in the teaching-learning process, and thus understand the benefits of experiment in chemistry classes. The methodological procedure was based on a search for specific descriptors related to experimentation in chemistry teaching, using the Google Scholar search platform, in a publication range between 2017 and 2022. Based on the results obtained, the first ten articles of the search were chosen, since they were in order of greater relevance, then a table was constructed with brief information on the articles and, later, a more detailed analysis of each article was carried out. In the end, it was possible to conclude that experimentation in teaching chemistry is very important to streamline these classes that are so theoretical, theory combined with practice can involve students more, especially when this practice is contextualized with objects from the student's own daily life | pt_BR |
dc.format.extent | 17 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Contextualização | pt_BR |
dc.subject | Química - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Química - Teoria | pt_BR |
dc.subject | Química - Prática | pt_BR |
dc.title | A importância da experimentação no ensino de Química no processo de ensino aprendizagem: uma discussão sobre a temática | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4268138293234250 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Kamylla Alexandre Leite dos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3636212117125556 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Morais, Bruno Anderson de | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0799588947200945 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Kamylla Alexandre Leite dos | |
dc.contributor.referee2 | Morais, Bruno Anderson de | |
dc.contributor.referee3 | Monteiro, Rubens Teles | |
dc.contributor.referee4 | Ramos, Sérgio Murilo Sousa | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3636212117125556 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0799588947200945 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8279982919278883 | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/1391025786760593 | pt_BR |
dc.publisher.department | Barreiros | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.description.resumo | Conforme a sociedade vem evoluindo, todas as áreas precisam evoluir e se adaptar aos novos desafios que sempre vão aparecendo, e na área a educação isso não é diferente. Cada vez mais os alunos têm que estar preparados para os desafios do cotidiano, e, para isso, se faz necessário que o professor utilize diferentes metodologias no processo ensino aprendizagem dos seus alunos, para que assim eles possam ter uma aprendizagem significativa. Mediante aos fatos supracitados, esse trabalho tem como objetivo realizar a análise da importância da experimentação no ensino de química no processo de ensino aprendizagem, e assim compreender os benefícios do experimento em aulas de química. O procedimento metodológico se deu por uma busca de descritores específicos relacionados a experimentação no ensino de química, utilizando a plataforma de busca Google Acadêmico, em uma faixa de publicação entre 2017 a 2022. Mediante aos resultados obtidos, foram escolhidos os dez primeiros artigos da busca, já que eles estavam em ordem de maior relevância, em seguida foi realizada a construção de uma tabela com breves informações dos artigos e, posteriormente foi realizada uma análise mais minuciosa de cada artigo. Ao final, foi possível concluir que a experimentação no ensino de química é bastante importante para dinamizar essas aulas que são tão teóricas, a teoria aliada a prática pode envolver mais os alunos, principalmente quando essa prática vem contextualizada com objetos do próprio cotidiano do aluno | pt_BR |